WhatsApp ou WhatsApp Business: entenda qual é a melhor opção para o seu negócio?

Gestão 10 de Fev de 2020

O WhatsApp se tornou a principal ferramenta de comunicação entre pessoas e isso fez com que empresas do mundo todo também se interessam em usar esse meio de comunicação para se relacionar com seus clientes. Mas o que usar para isso: WhatsApp ou WhatsApp Business? 

Todo mundo conhece o WhatsApp, mas e o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma solução criada para as empresas tornarem sua comunicação mais simples e eficiente. 

Existem dois modelos de WhatsApp Business: o WhatsApp App e o WhatsApp Business API, além do modelo tradicional, o WhatsApp.

O que é WhatsApp Business?

Antes de falarmos sobre escolher Whatsapp ou Whatsapp Business e sobre qual a diferença do Whatsapp Business para o formato que usamos para conversar com nossos amigos e familiares, vamos entender o que é Whatsapp Business App e Whatsapp Business API.

Whatsapp Business App 

O  Whatsapp Business App é um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente no celular de qualquer pessoa. 

É ideal para pequenas empresas se relacionarem com seus clientes. 

O app funciona e tem os mesmos recursos do aplicativo usado comumente por pessoas comuns, entretanto algumas funcionalidades oferecem muitos benefícios para empresas de pequeno porte. 

Um dos principais atributos dessa ferramenta é a capacidade de criar mensagens automatizadas que respondam seus clientes de maneira rápida e eficiente. 

Em geral são mensagens padrões que informam sobre horários de funcionamento, endereço ou mensagens de boas vindas. 

Você pode enviar mensagens, fotos e vídeos para seus clientes, entretanto, além disso é possível cadastrar suas informações profissionais para dar segurança aos clientes que se relacionam com o seu canal. 

É possível compartilhar informações do negócio, como site e endereço, entre outros dados que são relevantes para seus contatos.

A ferramenta também oferece acesso a estatísticas sobre respostas e visualizações do conteúdo enviado.

Leia também: Marketing digital para ecommerce: o que há além do Ads

Whatsapp ou whatsapp business

Whatsapp Business API

O WhatsApp Business API tem como público alvo gestores de médias e grandes empresas que possuem em amplo fluxo de atendimento e precisam atender seus clientes com rapidez e eficácia.

O WhatsApp Business API permite a criação de chatbots, que são softwares usados dentro de aplicativos de comunicação e permitem a automação completa da comunicação. Resumindo, são como robôs que interagem com clientes e funcionam dentro de aplicativos como o Facebook Messenger e, mais recentemente, o WhatsApp. 

Os chatbots são muito usados para:

  • atendimento;
  • suporte;
  • marketing;
  • vendas. 

Empresas como Pontofrio, Casas Bahia e Localiza são exemplos do uso de chatbot o WhatsApp para atendimento de seus clientes e ações de marketing. 

Além disso para ter acesso ao WhatsApp Business API o processo é um pouco mais complexo e você vai precisar acionar um provedor de serviços autorizado do WhatsApp.

Whatsapp ou Whatsapp Business

Agora que você já conhece o que é o WhatsApp Business, seus tipos e principais funções, fica mais fácil responder a pergunta: WhatsApp ou WhatsApp Business, qual é o ideal para meu negócio? 

O WhatsApp Business possui funcionalidades especiais que permitem que sua empresa crie um bom relacionamento com os cliente, respondendo rapidamente às suas expectativas e necessidades.

Isso torna a ferramenta uma boa opção para automação de conversas e classificação de mensagens, o que permite melhor qualificação de leads.

Isso tudo torna o WhastApp Business uma nova forma de:

  • se comunicar com os clientes;
  • prospectar;
  • atendimento;
  • engajamento de usuários.

Empresas pequenas podem aproveitar o WhatsApp ou WhatsApp Business App de maneira gratuita para otimizar e oferecer um bom atendimento aos clientes.

Além disso é uma forma eficaz de fidelizar clientes. Por meio do canal é possível enviar mensagens com conteúdos relevantes, informações e atualizações de seu serviço ou produto. 

O WhatsApp Business já tem 5 milhões de usuários e além de ser bastante útil para estreitar relacionamentos e fidelizar cliente, a ferramenta é útil para que deseja vender mais

Em suma, entre os benefícios de adotar o WhatsApp Business estão: 

  • maior alcance: com a plataforma você estará onde seus clientes estão;
  • ampliar as opções de canais de comunicação;
  • torna a comunicação mais simples, pois permite que o cliente responda quando puder, diferente de uma ligação que interrompe as atividades do seu consumidor e é mais intrusiva;
  • credibilidade com a sua marca verificada dentro do maior canal de comunicação do mundo (falaremos mais sobre esse aspecto, a seguir);
  • escalabilidade de atendimento, afinal você reúne atendimento automatizado e humano em um mesmo sistema, dando respostas a seus clientes quando precisam ao mesmo tempo que aumenta a capacidade de atender a um número maior de clientes ao mesmo tempo;
  • melhora a experiência do seu cliente com a sua marca.

Como você pode perceber nesta análise sobre  Whatsapp ou Whatsapp Business, a segunda opção é o que você precisava para atender melhor aos seus clientes e ampliar sua possibilidade de vendas. 

No vídeo abaixo você confere um guia prático das funcionalidades do WhatsApp Business e verifica todos os atributos oferecidos! Se você quer incluir esse sistema nas estratégias da sua empresa,  vídeo é obrigatório!

Como se preparar para vender mais?

Ao entender qual é a melhor opção entre Whatsapp ou Whatsapp Business seu negócio amplia o potencial de vendas que possui. Para isso será necessário:

  • organizar estoques;
  • ampliar o capital de giro;
  • acompanhar o fluxo de caixa. 

Para isso você pode procurar uma forma prática de como conseguir um empréstimo. 

Conheça a estrutura da Gyra+ que realiza financiamentos online com segurança para empreendedores digitais.

Em três passos simples você pode ter o capital que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.
  • Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.