Open Finance: senha de acesso x senha de transação. Qual a diferença?

Tecnologia 25 de Jul de 2023

Você sabe qual a diferença entre senha de acesso e senha de transação? Com o surgimento do Open Finance e a transformação digital, ficou mais fácil ter uma conta financeira, basta ter um celular e acesso a internet. Mas na hora de utilizar as tecnologias disponíveis, muitos se confundem com a quantidade de senhas.

Duas delas que muitos confundem são justamente a senha de acesso e a senha de transação. As duas são muito importantes para a segurança dos seus dados financeiros. Então, que tal entender melhor o que significa cada uma delas para nunca mais esquecer?

Neste artigo você vai aprender o que é Open Finance e descobrir qual a diferença entre senha de acesso e senha de transação para a sua conta financeira. Veja tudo a seguir!

O que é Open Finance?

Open Finance é um sistema aberto de compartilhamento de dados entre instituições financeiras. Com ele, as informações dos usuários podem ser facilmente compartilhadas (desde que haja consentimento do dono desses dados), criando um grande ecossistema financeiro colaborativo.

O Open Finance também permite a personalização das informações com menos burocracia. Com isso, as instituições podem oferecer produtos e serviços financeiros individualizados, mirando na real necessidade dos clientes.

Segundo uma pesquisa do Serasa, esse sistema pode incluir 4,6 milhões de pessoas no mercado de crédito e injetar R$760 bilhões na economia. Até agosto de 2022, já eram mais de 800 instituições participantes e 6,7 milhões de consentimentos ativos.

Alguns dos benefícios do Open Finance são:

  • Aumenta a concorrência entre as instituições;
  • Permite a personalização dos serviços;
  • Diminui a burocracia para compartilhar informações;
  • Promove a inclusão financeira.

Esse ambiente colaborativo só foi possível graças ao surgimento do Open Finance. Mas com ele veio também a necessidade de oferecer mais segurança aos dados financeiros dos usuários. É aí que entram duas senhas diferentes: a senha de acesso e a senha de transação. Entenda a seguir o que é cada uma delas.

O que é senha de acesso ou senha eletrônica?

A senha de acesso, também chamada de senha eletrônica, é uma senha utilizada para acessar uma conta em um ambiente virtual de uma instituição financeira na qual você faz parte. Normalmente essa senha possui tanto letras quanto números e costuma ser maior do que a senha de transação.

O que é senha de transação?

A senha de transação é a senha mais conhecida por todos. É utilizada para concluir os pagamentos, para realizar transferências, fazer um Pix e é a mesma senha que é pedida na hora de utilizar de modo físico o cartão de crédito ou débito. Geralmente ela possui 4 ou 6 números dependendo da instituição financeira.

Qual a diferença entre senha de acesso e senha de transação?

A diferença entre senha de acesso e senha de transação, portanto, está no momento da sua utilização. Enquanto a senha de acesso é uma senha maior e deve ser utilizada para acessar a sua conta bancária em algum ambiente virtual, a senha de transação contém 4 ou 6 números e serve para concluir os pagamentos e transferências, tanto de modo físico quanto virtual.

Por que preciso de duas senhas diferentes?

O motivo para ter essas duas senhas diferentes também é bem simples, mas muito importante. Duas senhas diferentes aumentam a segurança. Dessa forma, se alguma pessoa estiver tentando realizar uma fraude com a sua conta ou um golpe virtual, ela precisará das duas senhas.

É importante destacar também que é aconselhado que você crie senhas diferentes entre si, assim você aumenta ainda mais a segurança da sua conta.

Além disso, evite senhas muito fáceis, como números consecutivos, ou relacionadas a você, como número do celular ou data de nascimento, afinal essas informações podem ser encontradas facilmente pelos golpistas.

Por fim, evite deixá-las anotadas em um lugar de fácil acesso do seu celular, como o bloco de notas, por exemplo, e também não acesse o ambiente virtual em computadores públicos ou utilizando uma rede pública de Wifi. Lembre-se de prezar pela segurança dos seus dados financeiros.

Afinal, o que significam senha de acesso e senha de transação?

Resumindo, a senha de acesso é utilizada para acessar justamente a sua conta bancária em um ambiente virtual, seja em algum aplicativo ou no site da sua instituição financeira. Já a senha de transação é utilizada para confirmar as suas operações financeiras, seja por meio do aplicativo ou por um cartão de crédito ou débito.

Ter que se lembrar de duas senhas, senha de acesso e senha de transação, pode parecer confuso de início, mas elas são muito importantes para a segurança da sua conta e do seu dinheiro!

E se você chegou até aqui, que tal conhecer melhor a Gyra+? Ela oferece soluções financeiras, como crédito facilitado, para seu negócio de modo rápido, seguro e digital!

A Gyra+ é uma plataforma de capital de giro que permite que cada vez mais pequenas e médias empresas possam existir e concretizar seus sonhos, simplificando e democratizando o crédito de forma inovadora e inteligente!

Não são necessários extratos ou balanços financeiros, já que a Gyra+ utiliza tecnologia para acessar o cliente. Os empréstimos são de até 100 mil reais em até 12 parcelas mensais.

Com a oferta de crédito para todos os tipos de negócio, de modo acessível e com atendimento humano, a Gyra+ analisa o seu histórico e, se aprovado, o dinheiro entra em até 72h na sua conta. Todo o processo é muito rápido, mas com muita segurança. Venha conhecer agora mesmo!

Marcadores

Rodrigo Cabernite

Sócio co-fundador e co-CEO da GYRA+, está transformando o mercado de crédito PJ e já ajudou milhares de pequenas empresas a conseguir uma linha de crédito para capital de giro.