Gestão de e-commerce: o que é, qual a importância e 12 dicas de como fazer

E-commerce 16 de Nov de 2022

Criar uma loja online tem sido uma das principais escolhas entre aqueles que desejam empreender e se tornarem donos do próprio negócio. Mas, para ser bem sucedido, é preciso saber fazer uma boa gestão de e-commerce.

Alguns fatores exercem influência direta ou indireta na decisão de abrir uma loja virtual. Um deles é o baixo investimento inicial para custear a operação de um e-commerce. Outro ponto é o aquecimento do mercado de comércio eletrônico e a variedade de nichos a serem explorados.

Para você ter uma ideia, um levantamento feito pela Neotrust revelou que o e-commerce brasileiro obteve um faturamento de R$ 161 bilhões em 2021. Esse número é um recorde e representa um aumento de 26,9% em comparação com 2020.

Em relação ao número de pedidos, houve um crescimento de 16,9%, totalizando, 353 milhões de entregas. O ticket médio, por sua vez, também registrou aumento: 8,6%, com média de R$ 455 por compra

Para 2022 as projeções também são bem otimistas. Ainda de acordo com a Neotrust, espera-se que a receita do e-commerce no Brasil alcance a marca de R$ 174 bilhões, o que representaria um aumento de 9% em comparação com 2021.

Se você quer que a sua loja online tenha um bom desempenho e abocanhe parte dessa previsão de faturamento, separamos aqui algumas dicas valiosas para uma eficaz gestão de varejo e e-commerce.

Continue a leitura e confira uma lista com boas práticas que você pode implementar no seu comércio eletrônico para obter resultados de alto nível e promover uma gestão de e-commerce e marketplace mais qualificada.

O que é gestão de e-commerce?

A gestão de e-commerce compreende um conjunto de práticas e estratégias que visam garantir a boa condução de todos os processos de uma loja online.

Esse tipo de gestão busca contemplar diferentes aspectos do negócio, como finanças, logística, estoque, marketing, vendas, contabilidade, tráfego, atendimento e suporte.

A gestão de e-commerce e marketplace vai além da criação de uma plataforma virtual para hospedar sua loja. Ela envolve também uma série de esforços em várias frentes para garantir que o negócio funcione de forma plena e gere bons lucros.

O que faz um gestor de e-commerce?

Como você acabou de conferir, a gestão de e-commerce trata do planejamento, organização, monitoração e integração de um conjunto de ações e estratégias com foco em garantir que a loja online opere da melhor maneira possível e se torne um modelo de negócio lucrativo.

Tendo isso em vista, o papel de gestor de e-commerce não foge muito desse escopo.

É função do profissional que ocupa essa posição planejar e desenvolver estratégias que:

  • garantam a viabilidade financeira do negócio;
  • mantenham a empresa em dia com suas obrigações fiscais;
  • promovam um relacionamento duradouro com os clientes;
  • captem novas oportunidades de vendas;
  • reforcem a imagem da marca no meio digital;
  • garantam o cumprimento dos prazos das entregas;
  • façam o bom uso dos recursos disponíveis;
  • mantenham o estoque sob controle;
  • assegurem o bom funcionamento da plataforma que hospeda a loja online;
  • prezem pela segurança dos dados da empresa e dos clientes
  • firmem parcerias com bons fornecedores;
  • ofereçam aos clientes a melhor experiência de compra.

Além de todos esses pontos levantados, o gestor de e-commerce deve estabelecer metas e objetivos realistas e planejar as ações necessárias para atingir os resultados desejados.

Também cabe ao gestor monitorar o desempenho da operação, identificar oportunidades de melhoria e corrigir o que for preciso para que a loja online atinja o seu potencial máximo.

Qual a importância de uma eficaz gestão de e-commerce e marketplace?

Uma gestão de varejo e e-commerce mais qualificada pode fazer toda a diferença no desempenho da sua loja virtual.

Na verdade, a maneira com que você conduz o seu modelo de negócio online pode representar um diferencial competitivo e fazer com que você se destaque em um mercado cada vez mais concorrido.

Quando os processos são conduzidos de forma organizada e profissional, os fornecedores são bem escolhidos e as finanças estão em dia, isso se traduz em valor para os seus clientes.

A partir de uma boa gestão, você consegue antecipar problemas e adotar medidas preventivas e corretivas o mais rápido possível, evitando que isso prejudique os resultados da sua loja.

Como fazer gestão de e-commerce? 12 dicas!

Bom, agora que já ficou claro o que é gestão de e-commerce, qual é o papel do gestor e por que é importante se dedicar à gestão da sua loja online, que tal conferir algumas dicas práticas de gestão de comércio eletrônico?

Elaboramos aqui um guia com 12 recomendações indispensáveis que você pode (e deve!) implementar para promover uma gestão de alto nível e potencializar os resultados da sua loja virtual.

1 - Organize a sua operação e a rotina de trabalho

Organização é fundamental para boa gestão de qualquer modelo de negócio. E em se tratando e-commerce não seria diferente.

Procure manter a operação da sua loja online sempre organizada, com processos e responsabilidades bem definidos. Não perca as suas metas de vista - literalmente - e defina suas prioridades.

Existem ferramentas que podem te ajudar a organizar melhor suas tarefas e a melhorar sua produtividade, como o Trello e o Google Calendar.

2 - Crie categorias ao cadastrar seus produtos

Outra prática de gestão que pode fazer muita diferença no desempenho do seu e-commerce é catalogar os produtos da sua loja em categorias.

Isso facilita a busca dos clientes no seu site e também, contribuindo para a melhoria da experiência deles.

3 - Integre a comunicação entre as diferentes áreas do e-commerce

É extremamente importante que as diferentes áreas do seu comércio eletrônico possam se comunicar com fluidez e trabalhar de maneira integrada.

Esse alinhamento garante maior eficácia às estratégias de negócio adotadas, uma vez que as barreiras no compartilhamento interno de dados e informações importantes são reduzidas.

Uma prática que pode te ajudar nesse sentido é a realização de reuniões periódicas com os times de vendas, marketing, financeiro, contabilidade e logística, por exemplo.

O objetivo desses encontros é fomentar a troca de ideias, mitigar ruídos na comunicação e colocar todos esses setores estratégicos na mesma página.

4 - Acompanhamento o desempenho do seu e-commerce

Lembra quando falamos na dica 1 sobre não perder as metas de vista? Pois bem. É muito importante que você faça o monitoramento constante do desempenho do seu e-commerce.

Ao acompanhar de perto os resultados das suas metas, fica mais fácil identificar as necessidades de ajuste na sua estratégia e implementar as mudanças necessárias antes que determinados problemas tomem proporções maiores e mais difíceis de controlar.

Para isso, os KPIs (Key Performance Indicators) podem ser bastante úteis.

5 - Atente-se à gestão financeira do e-commerce

A correta gestão financeira em um e-commerce é um dos fatores-chave para que o seu modelo de negócio se sustente a longo prazo e se torne lucrativo.

Nesse sentido, faça o controle do seu fluxo de caixa, mantendo o registro atualizado de todas as entradas e saídas. Além disso, procure manter um robusto capital de giro para custear sua operação enquanto o dinheiro das vendas não entra em caixa.

Procure também manter uma margem de lucro realista e faça revisões periódicas no seu planejamento orçamentário.

6 - Mantenha um bom relacionamento com seus fornecedores

A boa gestão de varejo e e-commerce envolve também a manutenção de um bom relacionamento com os fornecedores.

Busque firmar parcerias com empresas de confiança e que se preocupam em oferecer mercadorias e matéria-prima de qualidade - além de cumprir os prazos e praticar preços competitivos.

Veja também: Como avaliar um fornecedor: critérios de avaliação que você deve seguir

7 - Monitore as entregas e garanta o cumprimento dos prazos

Se os seus fornecedores precisam cumprir os prazos acordados com você, é preciso que você também cumpra os prazos acordados com os seus clientes.

O atraso nas entregas pode gerar grande insatisfação entre os seus clientes e, caso isso se torne muito frequentes, você vai sentir isso no seu bolso com a queda nas vendas.

Por isso, monitore a sua cadeia logística, em especial as etapas de preparação, despacho e entregas. Assegure-se de que todos os pedidos da sua loja online serão entregues até a data combinada no momento da compra.

Hoje em dia existem softwares especializados em logísticas e que podem ser verdadeiros aliados do seu e-commerce. Eles facilitam a visualização de todos os pedidos em andamento e permitem que você realize intervenções para corrigir eventuais problemas com mais agilidade.

8 - Monitore a emissão de notas fiscais

A nota fiscal é um documento que toda empresa é obrigada a emitir. Ela comprova que determinada transação comercial aconteceu e que os devidos tributos foram recolhidos.

Negligenciar esse importante aspecto da gestão de e-commerce pode fazer com que a sua loja virtual enfrente sérios problemas com o Fisco.

Portanto, certifique-se de emitir nota fiscal para todas as suas vendas e fazer o armazenamento das mesmas para fins de controle.

9 - Invista em marketing para divulgar a sua loja online

Gerenciar um e-commerce também tem a ver com promover a sua marca e fortalecer a imagem da loja no mercado para atrair novas oportunidades de negócio.

Sendo assim, invista em ações de marketing digital, pois é no ambiente online que o seu público está.

Você pode, por exemplo, produzir conteúdos relevantes para as redes sociais e blog da marca, realizar disparos de e-mail marketing, fazer remarketing, comprar cotas de anúncio no Instagram e Facebook, investir em links patrocinados no Google, fazer parcerias com influenciadores, otimizar seu site com SEO.

Enfim, são inúmeras as estratégias que você pode adotar para divulgar seu e-commerce e fazer com que mais pessoas tomem conhecimento da sua loja virtual.

Veja também: Inbound marketing para e-commerce: o que é e como fazer?

10 - Faça a gestão de tráfego para e-commerce

A gestão de tráfego para e-commerce é importante para que você identifique quais aspectos da sua página podem ser melhorados para aumentar as visitas e as conversões.

Por meio de ferramentas como o Google Analytics, é possível ter acesso a dados valiosos, como páginas mais visitadas, taxa de clique, tempo médio de navegação, demografia dos visitantes, localização, interações, entre outros.

A partir dessas informações de tráfego coletadas, você consegue obter insights sobre, por exemplo, a experiência dos usuários e o layout do site.

11 - Avalie a satisfação dos clientes

Será que os seus clientes estão satisfeitos com os produtos da sua loja online e com toda a experiência de compra no seu e-commerce?

Mensurar e avaliar o nível de satisfação do seu público são práticas indispensáveis para promoção da melhoria contínua e competitividade do seu negócio.

Procure realizar pesquisas de satisfação para entender a percepção que os clientes têm sobre sua loja. Você pode, por exemplo, enviar para o e-mail deles um formulário solicitando que eles avaliem a compra e deem sugestões sobre o que pode ser melhorado.

12 - Invista em um sistema de gestão para loja online

A tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão do seu e-commerce. Procure investir em um sistema para loja online que te permitirá fazer a gestão integrada do seu comércio eletrônico.

Com uma solução de ERP - Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa -, você consegue promover a integração entre as diferentes áreas do seu negócio. Todos os dados ficam em uma única plataforma, o que otimiza os processos e a comunicação interna.

FAQ

O que é gestão de ecommerce?

Gestão de e-commerce é um conjunto de práticas e estratégias que são implementadas visando garantir a boa condução de todos os processos de uma loja online e a geração de lucro.

Como fazer gestão de e-commerce?

Para fazer a gestão de e-commerce, você precisa:

  • Organizar a sua operação e a rotina de trabalho
  • Criar categorias ao cadastrar seus produtos
  • Integrar a comunicação entre as diferentes áreas do e-commerce
  • Acompanhar o desempenho do seu e-commerce
  • Atentar-se à gestão financeira do e-commerce
  • Manter um bom relacionamento com seus fornecedores
  • Monitorar as entregas e garanta o cumprimento dos prazos
  • Monitorar a emissão de notas fiscais
  • Investir em marketing para divulgar a sua loja online
  • Fazer a gestão de tráfego para e-commerce
  • Avaliar a satisfação dos clientes
  • Investir em um sistema de gestão para loja online

O que faz um gestor de e-commerce?

O gestor de e-commerce é responsável por planejar e desenvolver estratégias para que a empresa alcance suas metas e objetivos. Dentre as principais atribuições de quem ocupa essa posição, destacam-se:

  • garantir a viabilidade financeira do negócio;
  • manter a empresa em dia com suas obrigações fiscais;
  • promover um relacionamento duradouro com os clientes;
  • captar novas oportunidades de vendas;
  • garantir o cumprimento dos prazos das entregas;
  • fazer o bom uso dos recursos disponíveis;
  • firmar parcerias com bons fornecedores;
  • oferecer aos clientes a melhor experiência de compra.

E então, gostou de aprender mais sobre gestão de e-commerce?

A gestão qualificada de um comércio eletrônico passa necessariamente pela organização dos diferentes processos, pela satisfação dos clientes, pelo cuidado na condução das finanças e pelo monitoramento constante dos resultados das suas estratégias.

Implemente as dicas que trouxemos aqui para gerenciar melhor o seu negócio online e torná-lo mais lucrativo e competitivo.

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