Conheça a importância do aumento de capital social para uma empresa + dicas de como fazer

Crédito 18 de Jan de 2023

Você já sabe que todo negócio precisa de um certo valor para funcionar, não é mesmo? Mas se você se deparar com oportunidades de crescimento e manutenção que não condizem com o seu capital inicial, vai precisar fazer o aumento de capital social da sua empresa.

Essa operação pode assustar muita gente e muitos preferem nem fazer por receio. Mas aumentar o capital social de uma empresa permite que ela cresça e se modernize. Portanto, todo empresário que busca o desenvolvimento e progresso do seu negócio precisa conhecer quais são esses passos.

É por isso que neste artigo você vai aprender o que é capital social, como alterar o capital social de uma empresa e ainda vai conhecer 4 formas diferentes de aumentá-lo! Gostou? Então veja tudo isso a seguir!

O que é capital social?

O capital social é o valor próprio disponibilizado para manutenção geral de uma empresa. Quando uma empresa é criada, os sócios disponibilizam uma quantia, seja em recursos financeiros ou materiais, e esse é o capital social inicial dela. Esse valor é o que será investido para o início das suas atividades.

No entanto, se essa empresa decide se modernizar, melhorar o seu quadro de funcionários, aumentar o seu escopo de trabalho, enfim, crescer de modo geral com as suas atividades, o capital social também precisa aumentar para dar conta de suprir essas mudanças. É por isso que muitos empresários buscam maneiras de gerar aumento de capital social.

Se você está interessado nisso, que tal conhecer as vantagens e desvantagens do aumento de capital social? Veja a seguir.

Aumento de capital social: vantagens e desvantagens

Se você ainda está na dúvida se deve aumentar o capital social da sua empresa, confira a seguir a lista de vantagens e desvantagens para que você possa tomar uma decisão mais assertiva.

Vantagens

As vantagens do aumento de capital social estão relacionadas ao crescimento e expansão da empresa. Afinal, com mais recursos você consegue investir em mais funcionários, inovação e modernização do seu negócio.

Desvantagens

Já as desvantagens do aumento de capital social estão mais nos gastos que você terá nessa operação, como o aumento de tributos e o pagamento de taxas como a taxa para a Junta Comercial, como você verá a seguir.

Além disso, se você não fizer esse aumento com planejamento, isso pode gerar uma grande dor de cabeça, portanto, avalie muito bem o cenário e tenha certeza que você pode suportar esse crescimento.

Como alterar o capital social da empresa?

Se você já está nesse processo de aumento, precisa saber como alterar o capital social da empresa. Afinal, quando você injeta uma nova quantia de dinheiro, é necessário alterar o seu Contrato Social.

Além disso, para formalizar a alteração de capital social, além de mexer no Contrato Social, também é necessário pagar algumas taxas para a Junta Comercial.

Aumento de capital social em dinheiro: 4 formas de fazer

Se você está sofrendo de um capital social muito baixo, chegou a hora de conhecer 4 formas de fazer o aumento de capital social em dinheiro. Confira a seguir quais são elas.

Aumento do número de sócios

Uma forma de aumentar o capital social de uma empresa é aumentando o número de sócios. Isso significa que você terá que vender uma parte para outra pessoa (ou outras pessoas, se achar necessário).

Mas perceba que aumentar o número de sócios é também ter que negociar constantemente questões administrativas da empresa. Se você não vê problemas nisso, pode ser uma ótima alternativa.

Investimento externo

Encontrar um investidor ou investidores também pode ser uma forma de aumentar o capital social da sua empresa. Você pode buscar empresas investidoras ou os chamados investidores anjo (pessoas físicas).

Dessa forma, você pode se preocupar menos com o prazo de retorno e o investidor participa dos ganhos financeiros da sua empresa a longo prazo. Para conseguir um bom investimento, a sua empresa deve ser inovadora e você precisará ter muito comprometimento com o sucesso do negócio.

Venda de ações

Outra forma de gerar aumento de capital social da sua empresa é com a venda de ações. Apesar de serem mais comuns em empresas de grande porte, qualquer empresa pode comercializar suas ações na bolsa de valores.

No entanto, não é um processo de curto prazo e exige um bom investimento prévio para organizar toda a burocracia dessa decisão. Além disso, vale lembrar que uma empresa listada na bolsa de valores precisa ser extremamente transparente com as finanças da empresa.

Empréstimos

Por meio de um empréstimo também é possível gerar o aumento de capital social de uma empresa. Avalie se realmente é necessário fazer esse empréstimo e se a resposta for sim, calcule a quantia exata necessária, o valor mensal que a sua empresa consegue arcar para pagar o empréstimo e o prazo.

Depois é só analisar as diferentes linhas de crédito disponíveis e seguir com a procura de uma instituição financeira que mais se adeque às suas necessidades.

Descobriu qual a importância do aumento de capital social?

Em resumo, o aumento de capital social é importante porque possibilita o maior desenvolvimento e estimula o crescimento de uma empresa por meio de uma nova fonte de financiamento. Não é uma mudança simples e por isso deve ser feita com planejamento, mas pode sim ser uma forma de aumentar o capital da sua companhia.

Neste artigo você aprendeu o que é e qual a importância do aumento de capital social, além de conhecer algumas formas de fazer isso na sua empresa! E se estiver precisando de uma ajuda financeira, a Gyra+ oferece crédito facilitado para seu negócio de modo rápido, seguro e digital.

A Gyra+ é uma plataforma de capital de giro que permite que pequenas e médias empresas possam existir e concretizar seus sonhos, simplificando e democratizando o crédito de forma inovadora e inteligente! Com a análise realizada e aprovada, você recebe o dinheiro em até 72h na sua conta. Venha conhecer!

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.