Vender na OLX ou Mercado Livre: confira o comparativo e decida!

Marketplace Jan 06, 2020

Vender na OLX ou Mercado Livre? Essa dúvida pode estar na sua cabeça se você planeja vender seus produtos ou serviços online.

Existem muitas plataformas de e-commerce disponíveis na internet e dependendo dos seus objetivos uma pode ser melhor que outra.

É importante analisar o grau de dificuldade de uso, as taxas cobradas, a infraestrutura oferecida, segurança, dentre outros detalhes.

Se você vai escolher entre OLX ou Mercado Livre existem algumas diferenças entre as duas plataformas importantes de saber.

Para te ajudar, montamos um comparativo de alguns itens chave das duas plataformas para você analisar e identificar qual atende melhor o seu tipo de negócio.

GUIA de plataformas: vender na OLX ou Mercado Livre?

OLX-ou-Mercado-Livre

O que posso vender?

O primeiro ponto a se analisar para decidir entre vender na OLX ou Mercado Livre é saber o que pode ser comercializado em cada um dos marketplaces.

OLX

A OLX é muito conhecida por ser um site onde são vendidos muitos produtos usados. Porém também são vendidos produtos novos e a plataforma permite anunciar serviços.

Então o site funciona tanto como uma plataforma de “desapego” (lembra do slogan da empresa?) quanto um canal profissional de vendas onde empresas podem anunciar seus produtos e serviços de forma organizada e segura.

Na OLX existem diversas categorias de vendas, porém o destaque fica com a de carros e a de imóveis. Empresas e pessoas físicas vendem pelo marketplace.

Vale destacar que a OLX é mais popular como canal C2C, ou seja, consumidor para consumidor. Isso significa que a maioria das vendas acontece entre pessoas físicas. 

Essa é uma das diferenças quando comparamos com o Mercado Livre. Confira!

Mercado Livre   

O Mercado Livre é um dos maiores marketplaces do Brasil. A empresa foi pioneira no setor e ajudou muitos vendedores a profissionalizar seus negócios virtuais. 

O marketplace é uma plataforma B2C — Business to Consumer, são os negócios que tem como público-alvo o consumidor final — o que significa que é preciso ser pessoa jurídica (ter CNPJ) para vender na plataforma, pois os produtos terão que ser vendidos com nota fiscal.

Outro detalhe importante em relação a venda no Mercado Livre é que o site só permite a venda de produtos físicos.

Para vender na OLX ou Mercado Livre é importante respeitar as categorias permitidas de vendas. Ambas as plataformas tem definido os produtos proibidos de serem vendidos e que são barrados pela política de anúncios. 

Como funciona?

Outro tópico importante de analisar para se decidir entre vender na OLX ou Mercado Livre é o funcionamento da plataforma.

Afinal, um sistema que parece complicado e pouco amigável para você não seria a melhor opção para começar uma loja virtual, certo?

OLX

Para anunciar na OLX, primeiro, é preciso fazer um cadastro. Você pode se cadastrar com o Facebook, conta Gmail ou criar login e senha independentes.

Para criar o anúncio do produto ou serviço após o cadastro é preciso informar um telefone de contato, a categoria na qual você deseja anunciar e depois preencher título, descrição, imagem, CEP, estado/região e dados para contato. 

O passo a passo é simples e fácil de seguir. Cada categoria tem um limite de anúncios gratuitos, mas também é possível comprar anúncios extras, na posição de destaque ou assinar um dos planos profissionais (neste último é possível criar um estrutura de loja virtual para os anúncios).

Como é um canal de venda sem intermediação do site, as pessoas podem optar por deixar seu telefone de contato pessoal no anúncio ou não. 

Mercado Livre

No Mercado Livre também é feito um cadastro inicial para acessar o sistema e depois o vendedor pode cadastrar todos os seus produtos na plataforma.

No marketplace, a estrutura é a de uma loja virtual com todos os produtos que o vendedor tem disponível, modelos, preços, etc.

Os vendedores contam com ferramentas de pagamento, envio dos produtos e de anúncios para ter mais destaque no Mercado Livre.

O contato com o consumidor, diferente da OLX, é feito pela própria plataforma através de perguntas na seção de comentários. O cliente não tem contato direto e pessoal com o vendedor.

Para vender na OLX ou Mercado Livre com sucesso é preciso investir em títulos de anúncio do produto ou serviço criativos e com as palavras-chave que os usuários costumam pesquisar; fazer descrições detalhadas do que está sendo vendido e, o principal, ter imagens de qualidade do produto.

Na OLX, os anúncios com imagens ricas e detalhadas são visualizados 7 vezes mais do que os que não possuem imagens.

Taxas de serviço

Os marketplaces oferecem uma infraestrutura pronta para os vendedores começarem seu negócio e cobram uma taxa sobre as vendas para isso.

Veja como funciona esse quesito para vender na OLX ou Mercado Livre.

OLX

A grande diferença da OLX em relação ao Mercado Livre é que o site não cobra taxa nem para criar um anúncio e nem sobre as vendas fechadas pelo site.

Como falamos nos tópicos anteriores, a OLX é apenas o canal de vendas, ou seja, todo a negociação, pagamento e envio do produto fica por conta do vendedor que negocia com o usuário os custos.

Caso o vendedor faça apenas o limite de anúncios da sua categoria, o serviço é gratuito.

Só há cobrança nos anúncios se um vendedor quiser comprar anúncios extras, anunciar na posição destaque ou assinar um plano profissional para poder ter mais funcionalidades disponíveis. 

Mercado Livre

No Mercado Livre, o vendedor também anuncia gratuitamente seu produto. A diferença é que é cobrada uma taxa sobre o valor de cada venda fechada.

Cada um dos tipos de anúncio do Mercado Livre — grátis, clássico e Premium — tem uma taxa percentual diferente e dá mais ou menos visibilidade ao produto anunciado.

Além disso, o Mercado Livre oferece todas as ferramentas que um vendedor precisa para receber os pagamentos das vendas (Mercado Pago), logística de envio de mercadorias (Mercado Envios), etc.

Envio de produtos

Nesse quesito também existem diferenças entre vender na OLX ou Mercado Livre. 

OLX

Toda a negociação de entrega e pagamento é feita entre o vendedor e o cliente. Se for um produto despachado pelos Correios, por exemplo, o vendedor pode passar o custo do envio antes.

Nos itens maiores como carros e imóveis a negociação é feita pessoalmente, na maior parte dos casos, e acertada a condições benéficas de pagamento para ambas as partes.

A OLX não intermedia nenhuma etapa da venda. 

Mercado Livre

No Mercado Livre os produtos podem ser enviados para o cliente através do Mercado Envios. O vendedor também pode fazer o trâmite via Correios e repassar o custo do frete.

O Mercado Envios é uma parceria entre o Mercado Livre e o Correios que oferece o serviço de entrega por um valor menor do que a taxa convencional e garantias de proteção da mercadoria.

Planos 

É possível fazer um uso mais profissional dentro da OLX? Mostramos como funciona a estrutura de cada marketplace.

OLX

Na OLX as empresas podem trabalhar de forma profissional fazendo a assinatura de um dos planos para ter acesso a benefícios extra e anunciar mais produtos simultaneamente. 

Assinando um plano, o vendedor pode reunir todos os seus anúncios em uma página formando uma loja virtual.

Cada categoria de venda oferece planos que variam de acordo com a quantidade e anúncios.

Mercado Livre

No Mercado Livre não existe uma estrutura de planos. Todo o conjunto de ferramentas do marketplace foi pensada para profissionalizar o trabalho.

O vendedor pode gerenciar sua loja virtual investindo em anúncios premium para determinados produtos, oferecendo frete grátis e usar todos os serviços do Mercado Livre que facilitam as etapas do processo de vendas.

OLX ou Mercado Livre: conclusão

Agora você sabe tudo que precisa para vender na OLX ou Mercado Livre. Mas fizemos um resumo sobre cada marketplace:

OLX: é um excelente canal para venda de produtos de maior valor como carros e imóveis, pois já é conhecido e acessado para essa finalidade. Os recursos profissionais podem ser bem aproveitados por empresas. Para pessoas físicas, a visibilidade da plataforma ajuda na venda de produtos usados.

Mercado Livre: é canal relevante para vendedores que desejam começar um negócio online e se tornar um empreendedor. Ideal para vender produtos com menor custo como celulares, produtos eletrônicos, vestuário, etc. 

Além de um canal de vendas eficiente, você procura possibilidades de acesso a bons financiamentos para o seu negócio?

Consulte as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Pagseguro, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.
Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.