Varejo 4.0: entenda essa inovação e quais são os benefícios para o seu negócio

Canal de Vendas 29 de Jul de 2022

O novo cenário do varejo, chamado de, varejo 4.0 é um novo modelo de negócio para empresas que já trabalham com varejo e revoluciona as estratégias de vendas usadas nesse mercado. Isso porque, essa nova forma de comprar integra o mundo offline com o online, gerando uma experiência completa ao consumidor.

Sabemos que, a transformação digital já alcançou muitos setores e empresas, segundo uma pesquisa da Samba Digital, 87,5% das empresas já realizaram alguma iniciativa voltada para digitalização de processos. Dessa forma, o varejo 4.0 é uma reinvenção do varejo tradicional por meio da implementação de soluções tecnológicas.

Portanto, se você ainda não sabe o que significa essa inovação no varejo e deseja saber mais sobre os benefícios que pode trazer ao seu negócio, acompanhe esse artigo. Nele falaremos melhor sobre o que é o varejo 4.0 e como as tecnologias para varejo proporcionam um melhor conhecimento do mercado para as empresas. Veja mais!

O que é varejo 4.0?

O varejo 4.0 é a digitalização do varejo tradicional, o que antes era somente realizado em espaços físicos, com as inovações é possível realizar a integração de tecnologia, canais digitais e tudo que acontece no offline. Na prática, é a combinação das tendências na internet com o mundo palpável existente fisicamente.

E tudo isso para aprimorar a experiência do cliente a partir da adaptação dos negócios a fim de atender as necessidades do consumidor. Pois, de certa forma, o cliente é o centro das atenções das empresas – ou pelo menos deveria –, indiretamente as evoluções são ditadas pelos consumidores que estão procurando novidades, confiança e conforto para suas escolhas.

Dessa forma, o varejo 4.0 busca atender todas as necessidades dos clientes e consumidores e proporcionar uma jornada de compras cômoda e segura.

Qual a importância da tecnologia para o varejo?

Os consumidores estão cada vez mais conectados aos canais digitais – incluindo os canais de vendas –, lojas virtuais e toda movimentação online, assim, você empreendedor deve buscar soluções tecnológicas para melhor atender as necessidades dos seus usuários. E então, atrair mais clientes proporcionando uma experiência personalizada.

É por meio da tecnologia que toda a inovação no varejo está sendo possível pois, somente com o uso de ferramentas e softwares é possível impulsionar suas vendas, alcançar mais públicos e conhecer o comportamento do consumidor. A digitalização do varejo transforma a experiência do consumidor e consequentemente gera ótimos impactos na receita da empresa.

Dentre as tecnologias que estão ganhando espaço no varejo 4.0 podemos falar de, User Experience, Big Data, Omnichannel e Machine Learning. Rapidamente, o conceito de cada um:

  • User Experience (UX): visa colocar o cliente como centro de toda experiência com a marca, desde o primeiro contato até a entrega do produto.
  • Big Data: é o compilado de dados da empresa e do mercado que podem ser usados para definir padrões e tendências associadas ao comportamento humano.
  • Omnichannel: visa a união dos canais de venda – online e offline – para proporcionar ao cliente a mesma experiência positiva de compra.
  • Machine Learning: é um recurso de inteligência artificial que tem capacidade de aprender sozinho para futuramente tomar decisões melhores – com base em dados e evidências práticas.

Conheça os benefícios do varejo 4.0

Agora que você já sabe o conceito de varejo 4.0 e a importância da tecnologia para alcançar bons resultados, vamos detalhar as vantagens de se adequar nesse novo modelo de varejo. Vale ressaltar que o mercado está avançando e em constante mudança, as adaptações terão de ocorrer para que seu negócio não sofra desvantagens perante os concorrentes.

Dito isso, vamos aos benefícios!

Melhorar o relacionamento com clientes

A aproximação com o consumidor é uma das principais vantagens do varejo 4.0 e já é prioridade no mercado que trabalha diretamente com técnicas de vendas online. As ferramentas tecnológicas dão o acesso a informações como comportamento de compras, avaliações, além de produtos e serviços mais procurados.

Com esses dados, você consegue gerir suas equipes e até mesmo seu negócio para realizarem ações que priorizam fidelizar clientes. Além de, claro, atrair mais consumidores para sua loja.

Outro fator é a unificação dos canais de atendimento e suporte, podendo assim, estar mais perto dos clientes e proporcionar serviço de assistência com excelência. Deixando o cliente mais seguro perante sua empresa.

Usar os dados ao seu favor

A ciência dos dados permite a coleta, análise e interpretação de informações pertinentes para gerar insights ao seu negócio permitindo uma tomada de decisão mais concreta. Ou seja, os dados relevantes sobre os clientes, mercado e concorrentes podem ser utilizados a favor da sua empresa.

Assim, é possível que a tomada de decisões seja mais inteligente e traga resultados expressivos para suas vendas.

Aumento de vendas nos canais digitais

Os canais digitais oferecem um aumento de vendas por alcançarem os diversos tipos de clientes na comodidade de casa. Além disso, os canais de vendas online concentram os principais processos de relacionamento com o cliente, como atendimento, promoção e venda.

Fora isso, as vendas online podem acontecer 24 horas por dia pois, ao contrário do espaço físico, sua loja virtual está sempre disponível para negociação. Isso por si só já gera o aumento de receita para sua empresa.

Um dos canais mais usados para esse tipo de comércio é o marketplace, onde os clientes navegam por uma infinidade de lojas, sendo uma ótima oportunidade para seu negócio aumentar a captação de clientes.

Sabemos que algumas mudanças exigem esforço, investimento financeiro e nem sempre estamos preparados para isso não? Mas, apesar disso, existem soluções no mercado que estão prontas para te ajudar a aprimorar sua empresa com as inovações necessárias para crescer.


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