Taxa de conversão: o que é? Como calcular?

Marketing 9 de Ago de 2021

A taxa de conversão é a porcentagem de visitantes de um site que cumprem a ação desejada. No caso de um e-commerce, são os usuários que fazem uma compra.

No plano de marketing da sua loja virtual, você definiu canais de divulgação, tipos de campanhas possíveis, estratégia de marketing de conteúdo, entre outras ações.

Tudo isso com o propósito de gerar tráfego para o seu e-commerce e, claro, converter muitas vendas.

Então, para acompanhar o impacto das ações de marketing nas vendas é preciso saber como calcular a taxa de conversão.

Quer entender melhor a influência da taxa de conversão no funil de vendas? Continue lendo e aprenda tudo sobre esse indicador de e-commerce.

O que é taxa de conversão?

Como destacamos na abertura do post, a taxa de conversão é uma métrica que expressa a porcentagem de vendas fechadas, no caso dos e-commerces, a partir do total de visitantes do site.

Mas o que fazer com essa métrica de e-commerce depois de calculada?

Primeiro, você pode comparar a taxa de conversão do seu negócio com a de outros setores similares ou que operam em condições parecidas, por exemplo.

Segundo a pesquisa Growcode E-commerce 2021, divulgada no início de janeiro, a taxa de conversão média do mercado de e-commerce é de 2,7%.

A pesquisa é um compilado de 12 estudos que analisaram a taxa de conversão nos últimos quatro anos.

Na seção que mostra as taxas de conversão de diferentes áreas podemos notar um destaque para o setor de esportes, artes e produtos para bebê.

Taxa média de conversão de vendas por setor. | Fonte: Grow Code.

Acompanhar as tendências do mercado e onde a taxa de conversão está favorável, ajuda a diversificar o negócio e até investir em outros segmentos.

Mas como calcular a taxa de conversão? Continue lendo e aprenda!

Como calcular a taxa de conversão?

Agora que você já sabe o que é taxa de conversão pode aprender como calculá-la. Para isso, você precisa saber o total de visitantes e o número de vendas em um determinado período.

Em e-commerces, geralmente, calcula-se a taxa de conversão mensal.

Na primeira parte, você nem vai precisar pegar a calculadora. Se o seu site está cadastrado no Google Analytics, essa métrica do total de visitas do e-commerce já é fornecida pelo programa.

Para acessar basta clicar no menu Comportamento (Behavior) > Conteúdo do site (Site content) > Landing pages.

Outras plataformas de e-commerce também fornecem métricas de acesso, basta consultar na área de estatísticas do programa.

A fórmula para calcular a taxa de conversão é a seguinte:

Taxa de conversão (%) = nº total de vendas / nº total de visitas do site x 100

Vamos ver a fórmula na prática através de um exemplo simples:

Seu e-commerce registrou um total de 2.500 visitas ao longo de um mês e fechou um total de 35 vendas. Então a taxa de conversão é:

35 / 2.500 x 100 = 1,4%.

Comparando a taxa de conversão do nosso exemplo com a média atual do setor de e-commerce, mostra que é possível aproveitar melhor o mercado, concorda?

Como aumentar a taxa de conversão de um e-commerce

Com a sua taxa de conversão em mãos e uma base de comparação atual, você pode investir em ações para melhorar essa métrica.

Algumas dicas que você pode utilizar para alcançar esse objetivo são:

1. Desenhar a jornada de compra do seu negócio

Você sabe por quais pontos e considerações o seu cliente passa ao longo da jornada de compra dentro do seu site?

Por mais que pareça óbvio, rever passo a passo esse caminho ajuda sim a aumentar a taxa de conversão.

Primeiro, entenda como o cliente chega até o seu site. Você faz posts patrocinados nas redes sociais, cria landing pages para materiais especiais como e-books, infográficos, vídeos ou mantém um blog atualizado?

Uma vez dentro do site, como ele segue até o checkout? Todos esses pontos estão claros?

Entender essa trajetória é importante para conseguir conduzir o cliente oferecendo os ganchos certos para convencê-lo da compra.

2. Melhore a estrutura do site

Outra maneira de aumentar a taxa de conversão é oferecendo uma navegação fácil dentro do seu site. Quanto menos obstáculos e legível for cada etapa do funil de vendas melhor.

O ponto principal sobre a estrutura é que o site deve se adaptar a qualquer tipo de dispositivo, principalmente no celular.

As compras pelo celular representaram 55,1% das compras realizadas no varejo online em 2020, segundo o relatório Webshoppers 43.

Essa adaptação impacta na experiência do usuário que não deve ter problemas em visualizar as fotos, ler a descrição e nem ao fazer o pagamento.

Estude o momento certo para incluir sugestões de produtos para completar o pedido e também a opção de voltar a navegar, caso o cliente queira ver outras coisas no site.

3. Ofereça um sistema de pagamento seguro

Se um cliente está no seu site e tem alguma insegurança sobre o processo de pagamento, as chances da compra virar um carrinho abandonado aumentam. Com isso, a taxa de conversão diminui.

Revise os meios de pagamento oferecidos e inclua as opções mais conhecidas do mercado que são confiáveis.

Garanta também que seu domínio seja seguro, incluindo o protocolo SSL que é visualizado no endereço do site com um ‘s’ junto com o ‘http’.

Outro detalhe é o checkout transparente, ou seja, quando o processo de pagamento é feito todo dentro do seu site, sem redirecionamento para sites externos.

Esses detalhes fazem com que o comprador chegue até o fechamento do pedido confiante de que escolheu um bom produto e está pagando por ele com segurança.

Gostou de saber o que é taxa de conversão?

Agora que você já sabe o que é taxa de conversão, como calculá-la e como aumentar essa métrica, pode investir em melhorias.

Se precisar de investimento extra para estruturar melhor o seu e-commerce, temos uma dica de onde conseguir um empréstimo acessível.

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