Descubra a importância do supply chain finance para a sua empresa!

Empresas 2 de Mai de 2023

Provavelmente, você já deve saber que, para empreender, é necessário manter uma boa relação com os fornecedores e compradores que fazem negócio com sua empresa. E é justamente para isso que existe o supply chain finance.

Aliás, o supply chain finance oferece recursos para reduzir custos enquanto se mantém o relacionamento em toda a cadeia de suprimentos. Parece uma boa, não é mesmo? Mas você sabe como ele funciona na prática?

Neste artigo, você vai aprender o que é supply chain finance, como funciona esse processo e quais são suas vantagens no mercado. Descubra tudo isso a seguir!

O que é supply chain finance?

Supply chain finance (SCF), ou financiamento da cadeia de suprimentos, é um processo que integra financeiramente toda a cadeia produtiva de suprimentos de uma empresa, em conjunto com uma instituição financeira.

Dessa forma, é possível propor negociações entre fornecedores e compradores, encontrando um meio termo que seja benéfico para ambos. Não entendeu? Vamos simplificar!

Imagine que uma empresa precisa de um fornecedor para comprar matéria-prima. O objetivo financeiro principal do fornecedor é receber o quanto antes o valor do material vendido.

Já o objetivo financeiro principal do comprador é “atrasar” o máximo possível o pagamento para que haja um maior fluxo de caixa na empresa.

Com isso, é essencial que as duas partes entrem em um acordo que seja benéfico para ambos e que um não interfira nas operações do outro, não acha? É aí que entra o supply chain finance.

Por meio de acordos mediados por instituições financeiras, pode-se reduzir alguns custos e otimizar os processos da cadeia de suprimentos, ajudando a manter a saúde financeira de todas as partes envolvidas.

Mas, afinal, como funciona o supply chain finance na prática? Vamos descobrir agora!

Como funciona o supply chain finance?

O supply chain finance funciona da seguinte maneira: a partir do intermédio de uma instituição financeira, são negociados prazos de pagamento maiores a taxas mais baixas do que as tradicionais.

Mas como isso acontece? A instituição financeira que está nessa intermediação paga antecipadamente o fornecedor. A empresa compradora, por sua vez, agora deve a essa instituição e não ao fornecedor.

Com os prazos pré-acordados, a empresa terá mais tempo para pagar esse valor, mediante o acréscimo de uma taxa.

Por exemplo, considere que você tem uma empresa de chicletes e faz negócio com um fornecedor que vende as embalagens. Com o SCF, a instituição financeira paga adiantado o valor da compra das embalagens para o fornecedor. Enquanto isso, você terá mais tempo para pagar o valor para o banco ou a fintech.

Oferecimento de crédito a fornecedores ou financiamento de fornecedores

Até aqui, já ficou claro que o SCF pode ser utilizado para trabalhar com o oferecimento de crédito a fornecedores ou o financiamento de fornecedores, certo?

Em ambos os casos, a empresa encontra linhas de crédito que antecipam os valores a serem pagos pelo comprador. Logo, é possível entregar o produto e dar mais tempo para que o comprador possa pagar, garantindo o capital de giro de todas as empresas envolvidas na cadeia de suprimentos.

E por que isso é importante? Segundo a Pesquisa sobre Tendências Digitais na Cadeia de Suprimento de 2022, apenas 23% dos entrevistados admitem que têm as habilidades digitais necessárias para atingir metas futuras.

E o SCF pode ajudar no desenvolvimento dessas habilidades digitais, justamente por contar com o desenvolvimento de um ecossistema digital de cooperação e compartilhamento de informações entre fornecedores e compradores.

Além disso, o supply chain finance ajuda a aproximar fornecedores que compartilham da mesma cultura que as empresas compradoras.

Ou até mesmo incentivar empresas fornecedoras a adotarem novas práticas, como o desenvolvimento sustentável e o ESG, considerando aspectos sociais, ambientais e de governança.

Quais são as 5 vantagens do supply chain finance?

As vantagens do supply chain finance são:

  1. custos mais baixos: as instituições financeiras oferecem empréstimos com juros mais baixos, enquanto a otimização da cadeia e a boa relação entre todos gera menos custos operacionais;
  2. interação colaborativa: o SCF também favorece o surgimento de um ecossistema saudável e colaborativo entre toda a cadeia de suprimentos;
  3. fortalecimento do relacionamento entre fornecedores e compradores: a confiança nos pagamentos ajuda a fortalecer a relação entre todas as empresas envolvidas;
  4. maior segurança financeira: o intermédio das instituições financeiras garante mais segurança para que os valores sejam realmente pagos;
  5. fidelização de fornecedores estratégicos: todas as vantagens anteriores contribuem para fidelizar fornecedores-chave para a empresa.

Entendeu tudo sobre supply chain finance?

Em resumo, supply chain finance é o processo de integração financeira de todos os participantes em uma cadeia de suprimentos. Com o suporte de uma instituição especializada, são feitos acordos com fornecedores e compradores, de modo a garantir a saúde financeira de todas as empresas envolvidas.

Desse modo, fica mais fácil balancear as contas e garantir um fluxo de negócio mais saudável, levando em consideração todas as necessidades e chegando em um meio termo que seja benéfico para todos. Achou que vale a pena investir nesse processo para a sua empresa?

Se você ainda não aderiu ao supply chain finance e sente que precisa de uma ajuda para manter seu negócio, chegou a hora de conhecer a Gyra+, uma empresa que oferece soluções financeiras, como crédito facilitado para seu negócio, de modo rápido, seguro e digital!

A propósito, a Gyra+ é uma plataforma de capital de giro que permite que cada vez mais pequenas e médias empresas possam existir e concretizar seus sonhos, simplificando e democratizando o crédito de forma inovadora e inteligente!

Com a análise realizada e aprovada, você recebe o dinheiro em até 72h na sua conta. Venha conhecer!

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.