Relatório financeiro mensal: como fazer para seu hotel ou pousada?

12 de Dez de 2021

O acompanhamento dos resultados financeiros de uma empresa deve ser diário, por meio da verificação do fluxo de caixa, ou seja, das entradas e saídas de capital. Mas, quando falamos sobre relatório financeiro mensal de um hotel ou pousada, como proceder? O que deve ser feito para realizar o controle de hotelaria?

Como fazer um relatório financeiro mensal para seu hotel ou pousada? 3 modelos

Existe mais de um tipo de relatório financeiro mensal que um hotel ou pousada podem usar em seu dia a dia e para acompanhar seus resultados.

Alguns são obrigatórios por lei, como a DRE anual, e outros funcionam para que você possa realizar um controle financeiro mais eficiente, identificando problemas relacionados a essa área.

A seguir, conheça três exemplos de relatórios financeiros mensais que são importantes para negócios como hotéis e pousadas.

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa não é exatamente um relatório, mas é um documento capaz de trazer muitas informações importantes sobre a saúde financeira da empresa. Por isso, deve fazer parte do dia a dia da empresa.

Ao mostrar entradas e saídas de capital dentro de um período de tempo, ele permite identificar que a empresa está conseguindo sair com saldo positivo, ou seja, está ganhando mais do que perdendo dinheiro.

Por meio de um fluxo de caixa bem organizado é possível, inclusive, identificar custos e gastos que podem ser eliminados ou reduzidos.

Uma dica de ouro é o acompanhamento diário do fluxo de caixa e a confecção de um relatório financeiro mensal para a visualização do período.

RDS ou relatório de serviços diários

RDS, ou relatório de serviços diários, tem como objetivo acompanhar o fechamento do dia, dentro de uma rede hoteleira.

Entre as informações financeiras que são encontradas lá estão:

  • índices de vendas do dia,
  • tipos de compras feitas pelos clientes,
  • formas de pagamentos utilizadas e mais.

Por ser realizado diariamente, ele torna o relatório financeiro mensal muito mais simples, afinal, as informações já estão tabuladas.

Além disso, é mais fácil identificar e corrigir falhas e erros, como o que ocorre quando alguém esquece de atualizar um dado no sistema de gestão.

Também facilita a prestação de contas da empresa e o envio dos balanços para os profissionais responsáveis pela contabilidade da organização, usados em documentos mensais de pagamento de impostos ou mesmo para a confecção de declarações anuais.

Entre as informações presentes neste relatório que inclui o fluxo de caixa de hotel, devem estar presentes informações como:

  • quantidades diárias vendidas,
  • tipos de venda, por exemplo, diário única, pacotes, e mais,
  • vendas extras, como serviço de limpeza, café da manhã, almoço (quando não estão inclusos no pacote do cliente e são oferecidos a parte),
  • ticket médio do dia e do mês,
  • faturamento total,
  • formas de pagamento e mais.

Inclua também informações sobre cortesias e descontos especiais. Dessa forma, sua empresa poderá contabilizar quanto investir nesse tipo de oferta.

DRE ou demonstração do resultado do exercício

Esse é outro exemplo de relatório financeiro mensal e anual que a empresa precisa criar. A DRE apresenta de maneira resumida quais foram as operações financeiras da organização, incluindo:

  • receitas,
  • despesas,
  • investimentos, e outras informações.

O objetivo é entender como foi o resultado líquido do período. Afinal, qual foi a real lucratividade da empresa no ano?

A Lei exige que a DRE seja feita anualmente, entretanto, algumas empresas optam pelo controle mensal da declaração, de forma simplificada.

Uma vantagem de realizar o relatório financeiro mensal é identificar problemas financeiros, como o desequilíbrio entre entradas e saídas, que muitas vezes é mascarado pelo sucesso de reservas e lotação das unidades.

A criação do relatório gerencial financeiro no Excel é uma prática comum de milhares de pequenas empresas, entretanto, tudo se torna mais eficiente e rápido a partir da implementação de ferramentas de gestão financeira, capazes de integrar outros sistemas usados na gestão do hotel ou pousada.

Além de garantir mais eficiência, esse tipo de tecnologia também contribui para maior assertividade nas etapas de como fazer um relatório financeiro mensal.

Controle de hotelaria e a gestão financeira da empresa

Acompanhar os resultados financeiros da empresa e garantir o cumprimento da lei são duas das principais razões para a criação de relatórios financeiros mensais.

Uma empresa só é capaz de se manter em funcionamento saudável, se realiza o acompanhamento sistemático de suas finanças, afinal, sem capital a organização passa a se tornar incapaz de cumprir com seus compromissos financeiros e pode até mesmo falir.

Com o acompanhamento financeiro a empresa passa a ter mais poder de decisão sobre o que fazer para se recuperar de problemas financeiros e também para investir em oportunidades que surgem.

Junto com o acompanhamento por meio de relatórios mensais, o hotel e pousada devem investir em um planejamento financeiro, que esteja alinhado ao plano estratégico. Isso irá garantir que, mais do que sobreviver, a empresa irá crescer em direção aos seus objetivos.

Seja na busca por capital de giro para manter a empresa em funcionamento ou para investir na busca de melhorias que trarão mais lucros, seu negócio pode contar com a Gyra+.

Nós realizamos financiamento empresarial, seguro e online para que empreendedores digitais atinjam todo o potencial de seus negócios. Nosso desejo é te ajudar a alcançar os objetivos do seu hotel ou pousada, garantindo sempre a satisfação dos clientes e a sua saúde financeira. Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.