Produtividade no home office: conheça as 7 melhores dicas para manter o foco!

Produtividade Ago 05, 2020

É a primeira vez que você está trabalhando de casa e não sabe como manter a produtividade no home office?

Segundo pesquisa realizada em março de 2020 pela consultoria Betania Tanure Associados (BTA) e divulgada pela Valor, 43% entre 359 empresas brasileiras adotaram o sistema de home office, ou teletrabalho, como resposta às medidas de diminuição de contágio do coronavírus.

As empresas que adotaram o home office afirmam que cerca de 60% do quadro de funcionários está atualmente trabalhando de casa.

Se você faz parte deste grupo e não sabe como agir perante as medidas adotadas pela sua empresa, fique tranquilo! Criamos este conteúdo com as 7 melhores dicas para manter o foco e a produtividade no home office. Confira a seguir!

Dicas para manter o foco e a produtividade no home office

O sistema de trabalho remoto, mais conhecido como home office, não é uma prática nova. Este  modelo de trabalho surgiu no Brasil em 1997 durante o Seminário Home Office/Telecommuting – Perspectivas de Negócios e de Trabalho para o Terceiro Milênio.

Dois anos depois, quando o acesso a internet e a computadores pessoais começava a se popularizar, foi fundada a SOBRAT (Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades).

Porém, para muitos funcionários (e empresários), esse sistema de trabalho é novidade, e pode implicar em readaptação e aceitação de uma série de práticas e comportamentos.

Veja abaixo os maiores desafios que você pode estar encontrando nessa nova fase durante a quarentena devido à proliferação do novo coronavírus.

  • Falta de sociabilidade;
  • Atividades que distraem a sua atenção;
  • Falta de ambiente próprio e de ferramentas adequadas para o trabalho;
  • Sensação de trabalho interminável — devido às funções da casa;
  • Não saber diferenciar as suas horas de trabalho do seu tempo livre.
  • Queda da qualidade de alimentação, horas de sono e rotina saudável.

As dificuldades pode parecer interminável, mas não se preocupe, a seguir listamos as melhores dicas para você manter o foco e a produtividade no home office. Quem sabe você não acaba se adaptando tão bem que vai querer manter esse sistema permanentemente.

1. Priorize suas atividades

Uma das melhores dicas para manter o foco e a criatividade no home office — e fora dele também — é saber priorizar as suas tarefas e organizar a sua lista de afazeres.

Por isso, uma dica é criar rie uma lista, em que você pode tanto organizar e incluir tarefas do seu trabalho quanto do seu lado pessoal – não se esqueça de incluir pausas para um café, por exemplo.

Não se esqueça de separar as atividades importantes das urgentes. O que é prioridade para você naquele dia?

Além disso, você sabe quais são os melhores horários para você, e nem sempre no escritório pode segui-los, já que precisa seguir regras que acompanham as atividades do coletivo. Então, que tal aproveitar esse tempo e organizar as atividades da sua maneira?

2. Crie uma rotina

Organize os seus horários respeitando as suas atividades do lar, bem-estar e descanso — mas tenha atenção, não inclua mais coisas do que pode ou consegue fazer, isso poderá causar ansiedade e frustração.

Acompanhe a sua lista de atividades por priorização e crie uma agenda anotando os seus compromissos diários.

A organização dos horários irá ajudar a manter a sua produtividade e foco no período do home office, mas é claro que nem sempre nosso planejamento sai da forma como esperamos. Por isso, fique tranquilo caso leve alguns dias para que você entenda a dinâmica do home office.

3. Adapte seus hábitos

Para conseguirmos manter o foco e a produtividade no home office, é preciso adaptar alguns de nossos hábitos. Quem percorria um trajeto longo de casa até o trabalho, por exemplo, pode aproveitar esse período para investir em uma nova atividade.

Autodesafie-se e adapte seus novos (e velhos) hábitos a sua rotina, assim o impacto na sua produtividade diária será positivo e você poderá aproveitar o seu tempo de forma mais organizada e calma.

4. Evite distrações

Saiba diferenciar os momentos de lazer e as horas trabalho, estabeleça algumas regras e cerimônias durante seu dia.

Sabemos que manter o foco no home office pode ser muito desafiador, já que as distrações estão mais presentes e em maior quantidade. Se for necessário, mantenha o celular no silencioso e evite redes sociais por determinados momentos do dia nos quais é necessário ter um foco maior.

Portanto busque manter suas questões pessoais nos horários em que não estiver trabalhando, evitar redes sociais e manter o celular por perto por exemplo. Desta maneira fica mais fácil manter o foco nas atividades profissionais.

5. Cuide de você

Talvez você acredite que esta dica pode não estar relacionada com o foco e a produtividade no home office, mas principalmente durante o momento atual, onde muitas pessoas estão mantendo o distanciamento social, e muito importante cuidar de você e do seu bem estar.

  • Alimentação saudável e hidratação
  • Atividades físicas
  • Saúde mental
  • Sono
  • Postura

Os tópicos listados acima são essenciais para conseguirmos manter nosso foco e atenção às atividades da nossa rotina, além de serem pilares para manter o corpo e mente saudável.

6. Alivie a pressão e a cobrança de ser produtivo

Não se cobre muito, seguir o seu ritmo é extremamente importante para esse período de adaptação. Respeite os seus limites de horários de trabalho e não deixe de lado as atividades que te fazem bem.

Lembre-se de que o seu bem-estar e saúde mental, alinhados com a sua saúde física, como vimos na dica anterior, são prioridades. Além disso, a produtividade está diretamente relacionada à saúde do corpo e da mente.

7. Busque o melhor ambiente da sua casa para trabalhar

Sabemos que a grande maioria dos novos trabalhadores em modo de home office não tem um escritório montado em casa. Porém, é importante que você busque adaptar o melhor ambiente da sua casa as necessidades que terá durante as horas de trabalho.

Observe alguns fatores, como:

  • Uma boa fonte de luz
  • Evite o quarto
  • Tenha uma boa visão da casa

No vídeo abaixo, o canal KingHost oferece dicas de boas práticas para home office.

Gostou de conhecer as melhores dicas para manter o foco e a produtividade no home office? Esperamos que este conteúdo informacional possa ter ajudado a sua adaptação.

Está considerando outras atividades para juntar uma grana com o tempo “extra” do seu dia a dia? Que tal consultar as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio?

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta utilizando as integrações com a Gyra+ (Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard);
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Solicite uma proposta e descubra o crédito que cabe no seu negócio, em todos os momentos.

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.