Aprenda o que é precificação de produtos e como fazer a sua

Marketing 31 de Dez de 2020

A precificação de produtos é um dos pontos mais importantes que um gestor deve se atentar.

E assim como a precificação de produtos é importante, ela também é um desafio. Justamente por estar tão ligada ao sucesso das vendas de seu produto e à saúde financeira do negócio.

Um produto mal precificado pode levar a diversos problemas, desde o mais básico, que seriam poucas vendas a até mesmo problemas em satisfazer as expectativas de seus clientes.

Ao precificar um produto, muita coisa deve ser levada em consideração. E para que você e sua empresa consigam fazer a melhor precificação de produtos, nós escrevemos este guia.

Aqui você vai aprender com os seguintes tópicos:

  1. O que é precificação de produtos
  2. Como fazer precificação de produtos
  3. Estudar os preços praticados no mercado
  4. Identificar quais são os seus custos fixos e variáveis
  5. Sua margem de lucro
  6. Valor agregado de seu produto
  7. Qual a sua estratégia de marketing para o produto
  8. Importância da precificação de produtos

Para você que está preparando o seu e-commerce ou mesmo já trabalha há algum tempo, calcular o preço de venda online é importantíssimo, em um mercado com tanta concorrência.

Portanto, siga com a gente para aprender mais sobre precificação de produtos e markup.

O que é precificação de produtos?

A precificação de produtos é um conjunto de estratégias que buscam determinar qual será o preço cobrado por um determinado produto, de forma a atingir os objetivos estratégicos de marketing.

Portanto, o ato de precificar um produto vai levar em consideração não só fatores básicos como seus custos, mas também toda uma estratégia de negócio.

Como você pode perceber, fazer a precificação de produtos é uma ação “constante” e individual de cada produto.

Agora que você sabe o que é precificação de produtos, vamos aprender como fazer!

Como fazer a precificação de produtos?

Vamos então ao passo a passo de como fazer precificação de produtos.

Aqui estão listados os principais pontos que você deverá levar em consideração ao calcular o preço de venda online ou mesmo em sua loja física.

a. Estudar os preços praticados no mercado

Um ótimo ponto de partida é você estudar quais são os preços praticados no mercado para, a partir daí, ter um “norte” de para onde se posicionar.

Estude seus principais concorrentes e registre todos os preços, dos mais baixos aos mais altos.

Com isso você vai identificar as diferenças de cada uma destas empresas e onde elas se posicionam com o valor de seus produtos.

b. Identificar quais são os seus custos fixos e variáveis

Este é um ponto essencial para a saúde financeira de sua empresa. É importantíssimo se atentar para os custos fixos e variáveis de seu negócio.

E para que não haja erros, você precisa conhecer bem todas as suas despesas.

Os custos fixos são aqueles que apresentam pouca variabilidade, independente do volume de produção, além de serem recorrentes ao funcionamento básico de seu negócio, como:

  • Aluguel
  • Internet
  • Custos com mensalidades de sistemas e plataformas
  • Energia elétrica (caso a produção de sua empresa não impacte no gasto com energia)

Já os custos variáveis são aqueles que apresentam grande variação de acordo com o seu volume de vendas, como:

  • Energia elétrica (caso a produção de sua empresa dependa de energia)
  • Insumos de produção
  • Custos com taxas relacionadas ao volume de vendas

Com estes valores você identifica o custo de operação de sua empresa e o custo final do produto, antes de vendê-lo.

Mesmo que você seja apenas um revendedor do produto, por menor que seja o valor dessa intermediação, adicione ele à conta.

A partir daí você poderá saber, com base em estimativas de vendas, quanto você precisa vender para cobrir seus custos.

Quanto mais produtos você vender, menor será o impacto deste valor total em cada um deles.

Mas é claro, você também precisa de lucro!

c. Sua margem de lucro

Definir a sua margem de lucro ideal é importante para que o seu negócio alcance o seu objetivo. Ou seja, gere lucro e arrecadação necessária para que ele continue “de pé” ou em constante crescimento.

A margem de lucro é um dos fatores que sofrem maiores influências externas. Tudo pode impactar a margem negativamente: custos, concorrência, estratégias.

Portanto, é importante que você determine um valor que traga equilíbrio para seu negócio. Aquele que vai cobrir as suas despesas mas também não vai impactar tanto no preço final de seu produto.

Uma fórmula para precificar um produto, muito utilizada ao adicionar margem de lucro, é a seguinte:

Custo total do produto: R$200

Margem de lucro desejada: 20%

200 / 0,80 = Preço final de R$250

Essa fórmula para precificar um produto funciona da seguinte forma: se você deseja 20% de lucro, logo os outros 80% é o seu custo total do produto. Portanto, basta dividir os 80% sob o seu valor, e você encontrará o seu preço final de venda.

d. Valor agregado de seu produto

Você sabe qual a diferença entre valor e preço de seu produto?

Perceber qual a diferença entre valor e preço abre novas possibilidades, e adicionar valor agregado é a melhor forma que você tem de aumentar sua margem de lucro sem perder clientes. Isso pelo fato de você entregar para seu cliente “algo a mais” que apenas o produto.

Mas, qual a diferença entre valor e preço?

Você já deve ter passado pela situação de encontrar o mesmo produto em lojas diferentes, mas não optar pelo mais barato pelo fato da outra loja te oferecer algo a mais.

Este algo a mais pode ser diversos fatores, como:

  • segurança
  • garantia
  • status
  • pós venda
  • relacionamento

Valor agregado é tudo aquilo que não é necessariamente “palpável” mas aumenta a percepção de valor do produto.

A partir do momento que sua empresa entrega valor agregado, você poderá cobrar mais pelo seu produto, sem que isso impacte negativamente nas vendas.

e. Qual a sua estratégia de marketing para o produto

A estratégia de marketing de sua empresa vai influenciar diretamente o preço final de cada produto.

Isso pela dinâmica de produtos que sua empresa pode ter. Normalmente uma empresa tem aquele produto que é o carro chefe em vendas e aqueles que são complementares.

Você precisa observar quais são aqueles produtos em que você vai ganhar no montante de vendas, e aqueles que podem não vender tanto, mas trarão uma maior margem de lucro.

Portanto, o preço pode acompanhar estas estratégias. Caso você opte por vender uma maior quantidade, abaixando o preço e diminuindo sua margem de lucro, ou mesmo vender menos, mas com uma margem de lucro melhor.

Há produtos que não trazem bons lucros, mas podem atrair mais clientes para sua loja. Tudo vai depender do seu objetivo de marketing.

Importância da precificação de produtos

A precificação de produtos é importantíssima para que sua empresa sobreviva. Com um mercado cada vez mais concorrido, é preciso que você saiba direcionar o preço de seus produtos, de forma condizente com suas estratégias de marketing, ao mesmo tempo que mantenha sua empresa com as contas saudáveis.

O preço pode determinar muita coisa, como até mesmo a imagem de sua empresa perante seus clientes.

Portanto, para calcular o preço de venda, online ou em lojas físicas. Você precisa considerar todos estes fatores.

E agora que você aprendeu como fazer a precificação de produtos, tudo vai ficar mais fácil.

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