Plataforma de e-commerce dropshipping: saiba como iniciar em 5 passos

Estoque 9 de Dez de 2022

O comércio online já não é uma novidade e vem se tornando uma das alternativas mais buscadas por quem deseja iniciar um negócio.

Milhares de consumidores tomaram gosto pelas compras online, algo que foi incentivado especialmente pelo período de isolamento social durante a pandemia de Covid-19.

Mesmo após a reabertura das lojas físicas, o e-commerce não perdeu fôlego e continua crescendo.

Prova disso são os dados apresentados pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Apenas no primeiro semestre de 2022, o mercado brasileiro de comércio eletrônico registrou um faturamento de  R$ 73,5 bilhões. Isso representa um aumento de 5% em comparação com os primeiros 6 meses de 2021.

Para o segundo semestre deste ano, a projeção também é otimista. Estima-se que o e-commerce no Brasil feche os próximos 6 meses com um faturamento de R$ 91,5 bilhões em vendas, totalizando R$169,5 bilhões no acumulado de 2022. Tais números significariam um crescimento anual de 12%.

E se você quer que a sua loja online tenha um desempenho compatível com o otimismo do mercado, você precisa ficar por dentro sobre o modelo de dropshipping. Você já ouviu falar?

De acordo com um levantamento feito pela Total Express junto com o E-commerce Brasil, 20% das lojas virtuais utilizam o dropshipping para vender parte do seu catálogo de produtos e apenas 5% comercializam o catálogo inteiro seguindo a dinâmica de dropshipping.

Porém, apesar da baixa adesão, esse modelo vem se firmando como tendência para os próximos anos. Dentre os principais motivos para isso, destacam-se a possibilidade de aumentar o mix de produtos da loja ao mesmo tempo em que o custo operacional logístico é reduzido.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como iniciar no dropshipping? Então continue a leitura deste conteúdo para conferir:

  • O que é dropshipping?
  • Dropshipping: como iniciar e ganhar dinheiro?
  • Plataforma de e-commerce dropshipping: Como criar uma loja do zero?

O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo de logística dentro do setor de comércio virtual. Por meio dele é possível fazer vendas de produtos sem estoque. Não é golpe! É uma forma de vender online.

No dropshipping você como dono da loja virtual cria um e-commerce e apresenta os produtos que deseja vender. Esses produtos são escolhidos entre os itens que os fornecedores com os quais você deseja fazer uma parceria oferecem.

Ao anunciar esses produtos no seu site e atrair clientes, você só faz a compra do item, junto ao fornecedor, quando um cliente faz a compra do mesmo, dentro do seu site.

Além de manter o produto em estoque, é também o fornecedor o responsável por separar o item e enviá-lo para o cliente final que o comprou dentro do seu site.

Logo, a função do dono do e-commerce é fazer anúncios de marketing digital para atrair visitantes para as páginas da sua loja virtual e então convencê-los a fazer a compra.

Quando a conversão acontece, você avisa ao fornecedor, que recebe pelo produto e envia o mesmo diretamente para o cliente que fez a compra.

O dono do e-commerce faz a compra do produto sob demanda, ou seja, ele só gasta com a compra de um item junto ao fornecedor quando o mesmo já foi adquirido por um cliente.

Em resumo, o dropshipping é um modelo de logística de e-commerce, em que o responsável por armazenar, separar e enviar o produto para o cliente é o próprio fornecedor. Em contrapartida, o dono da loja virtual usa estratégias de marketing e vendas para atrair e converter clientes.

Perceba que é o mesmo funcionamento de um e-commerce tradicional, exceto pelo fato de que não há necessidade de um estoque e o processo de entrega é parte do trabalho do fornecedor.

Dropshipping: como iniciar e ganhar dinheiro?

Agora que você já sabe o que é dropshipping e como ele funciona, é hora de compreender se vale a pena fazer dropshipping e se essa modalidade pode ser uma boa ideia para quem está começando com um negócio online.

Antes, entretanto, é fundamental compreender como você ganha dinheiro optando pelo dropshipping.

A ideia é muito simples: você escolhe um fornecedor e o produto que você tem interesse em vender no seu site. A partir disso, coloca uma margem de lucro sobre o valor cobrado pelo distribuidor.

Por exemplo, considere que você vai vender uma almofada que custa R$10 com o fornecedor. Se você vende o produto a R$20, ao fazer a venda você paga os R$10 cobrados pelo fornecedor e fica com os outros R$10 que sobraram.

É claro que esses R$10 que “sobraram” não representam apenas o seu lucro. Afinal, além do custo do produto você também tem outros custos que precisam ser considerados, como:

  • mensalidade da plataforma em que a sua loja é criada,
  • marketing,
  • anúncios,
  • taxas cobradas por gateways de pagamento e mais.

Entretanto, é muito comum que empreendedores iniciantes não considerem esses custos na hora de calcular sua margem de lucro. Para que você não cometa mais esse tipo de erro, indicamos que assista ao vídeo abaixo.

Plataforma de e-commerce dropshipping: Como criar uma loja do zero?

Um dos aspectos que mais chamam a atenção no dropshipping para iniciantes do mercado digital é justamente a possibilidade de iniciar um negócio sem o custo com estoque.

Além de reduzir o custo inicial para abrir uma empresa, democratizando a entrada de novos empreendedores que não tem capital para montar um grande estoque, o modelo de funcionamento do dropshipping ainda permite que você faça testes em relação aos produtos que serão vendidos.

Quando você não tem estoque de um produto, é possível incluir ou retirar um item do seu portfólio com muita facilidade. Afinal, você não tem a obrigação de vender aqueles produtos que estão armazenados no seu estoque, nos quais seu dinheiro foi investido.

Outro benefício é o fato de que seu capital de giro não fica “preso”. Afinal, mercadoria parada, é dinheiro parado.

Entendido tudo isso, seguimos para as etapas de como criar uma loja dropshipping para iniciantes:

  1. Escolha a plataforma de e-commerce dropshipping correta
  2. Defina um nicho de mercado para atuar
  3. Escolha bem seus fornecedores
  4. Facilite o dropshipping com a automação
  5. Invista em marketing digital

#1 Escolha a plataforma de dropshipping correta

A escolha da plataforma de e-commerce dropshipping deve ser feita com muita atenção. Afinal, é nesse espaço que você vai hospedar sua loja virtual e fazer as vendas.

Mas qual a melhor plataforma para dropshipping?

Bom, ao criar uma loja dropshipping, nem sempre a opção de plataforma mais barata será a melhor. O mesmo vale para as opções mais caras.

Há outros fatores além do preço a serem considerados na plataforma de e-commerce dropshipping, como suporte, pagamentos, user experience, navegação mobile, entre outros.

Para criar uma loja dropshipping, você vai precisar de uma plataforma que permita a montagem do seu e-commerce. Atualmente, existem muitas plataformas que permitem que você crie a sua loja sem precisar contratar um programador ou desenvolvedor.

Todo o passo a passo para criar as páginas de produtos e o e-commerce como um todo, pode ser realizado por qualquer pessoa, por meio de ferramentas muito simples e sites para dropshipping brasileiro.

Entre as melhores plataformas de e-commerce para dropshipping estão:

O primeiro passo como iniciante no dropshipping é escolher a plataforma ideal para sua empresa.

Quer fazer dropshipping usando Mercado Livre como canal de venda? Leia mais em: Como fazer dropshipping no Mercado Livre? Ainda vale a pena?

#2 Defina um nicho de mercado para atuar

É interessante que você escolha um nicho para vendas online no qual atuar. Com isso, você poderá criar um público para sua loja, desenvolver ações de marketing mais estratégicas e segmentadas e, consequentemente, ampliar as taxas de conversão.

Com um nicho específico você também poderá aproveitar melhor ações de vendas como upsell e cross sell.

Entre os nichos de mercado em alta para quem vai começar um dropshipping do zero estão:

  • produtos infantis,
  • itens para casa e cozinha,
  • produtos de beleza,
  • roupas e calçados,
  • joias e bijuterias,
  • itens para pets e mais.

#3 Escolha bem seus fornecedores

Como você viu logo no início deste artigo sobre dropshipping para iniciantes, os fornecedores são parte fundamental do processo de compra e venda online, dentro desse modelo de negócios.

Afinal, eles são responsáveis por produzir, separar e enviar os produtos para os clientes.

Isso quer dizer que a qualidade dos itens vendidos e a garantia de cumprimento do prazo de entrega estão nas mãos dos seus fornecedores.

Logo, aprender como escolher bons fornecedores de dropshipping é fundamental para o sucesso do seu negócio.

#4 Facilite o dropshipping com a automação

Principalmente se você optar pelo modelo de dropshipping internacional, ou seja, com fornecedores internacionais, a automação pode ser uma grande aliada.

Para quem está em busca de informações sobre dropshipping para iniciantes saiba que é possível fazer dropshipping com os fornecedores que vendem em canais como AliExpress.

Aplicativos como Oberlo, Dsers e TopDser, são exemplos desse tipo de sistema que permite a autuação de parte do processo de dropshipping.

Leia também: Como comprar produtos da China para revender: TUDO o que você precisa para começar!

#5 Invista em marketing digital

O marketing digital é indispensável para quem deseja criar sites para dropshipping brasileiro.

É por meio dessas ações que sua empresa poderá atrair tráfego para as páginas dos produtos, converter leads e conquistar clientes.

Mesmo que você não precise investir em estoque, será necessário ter capital para investir nas principais ações de marketing digital para e-commerce, como:

  • anúncios pagos,
  • criação de landing pages,
  • publicações em redes sociais,
  • ações de e-mail marketing,
  • marketing de afiliados e mais.

Agora que você já sabe quais são os primeiros passos para que deseja iniciar um negócio de dropshipping como iniciante, pode estar se perguntando sobre o capital financeiro que permitirá o início do negócio.

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