Perfil do cliente mobile: o que n√£o pode faltar em sua plataforma de vendas

Marketing 8 de Nov de 2021

Em uma pesquisa recente, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), foi possível traçar o perfil do cliente mobile. O documento revela que cerca de 87% dos brasileiros utilizam seus smartphones para realizar compras virtuais.

Em 2019 esse n√ļmero era 20% menor, assim como o comportamento de compras. Por exemplo, 90% das mulheres que possuem smartphone o utilizam para fazer compras, enquanto s√≥ 84% dos homens fazem isso.

Estes s√£o n√ļmeros muito expressivos para serem ignorados por lojistas que querem manter ativos e competitivos no mercado. Logo, os dispositivos m√≥veis s√£o grandes aliados para vender a qualquer hora e em qualquer lugar.

Muito além de apenas possuir um e-commerce ou participar de um marketplace, é preciso entender quais são os comportamentos dessas pessoas e saber o que elas desejam quando realizam suas compras.

Quer saber mais? Ent√£o n√£o desgrude deste texto!

Perfil do cliente mobile revelação impaciência

Vivemos a cultura do imediatismo . Ou seja, queremos tudo agora e rapidamente. Logo, qualquer situa√ß√£o que se revele mais desmorada e complicada causa impaci√™ncia e irrita√ß√£o e essa sensa√ß√£o √© potencializada no ambiente online. Desse modo, palavras como ‚Äúintuitivo‚ÄĚ e ‚Äúotimizado‚ÄĚ s√£o obrigat√≥rias no dicion√°rio de quem possui uma loja virtual e um app.

Aliás, se você ainda não tem seu e-commerce, saiba que existe um aplicativo que facilitará a sua vida nesse processo. Estamos falando do Olist Lojas que tem tudo o que precisa para a sua loja virtual funcionar de acordo com o que os clientes mobile mais procuram.

Para agradar o perfil do cliente m√≥vel √© preciso seguir diretrizes b√°sicas. Elas s√£o fundamentais para que as vendas n√£o caiam e as avalia√ß√Ķes sejam cada vez melhores.

Como agradar um cliente mobile?

Site de e-commerce r√°pido

Nada é mais irritante para um cliente do que um site pesado e lento. Páginas que não carregam completamente ou levam mais tempo do que exploram são como um prego no caixão.

E essa afirmação não é um exagero, visto que 53% dos clientes mobile abandonam a página quando ela demora 3 ou mais segundos para carregar, como afirmou a pesquisa do Think With Google .

Além disso, um site pesado atrapalha no ranqueamento. Dessa forma, a loja virtual não fica nas primeiras páginas e, consequentemente, tem suas vendas afetadas.

Responsivo do site

Quem investe em e-commerce e aplicativos pr√≥prios est√°, atualmente, invertendo a l√≥gica de cria√ß√£o. Como assim? Simples, em vez de conceber um site e depois pensar nas solu√ß√Ķes mobile e responsividade, o processo est√° ao contr√°rio.

Pensa-se primeiro em quem vai acessar a loja virtual pelo celular ou pelo aplicativo. Sendo assim, a experiência do cliente não deve ser afetada pela barra de rolagem horizontal ou que dar um zoom out para conseguir uma visão ampla.

Esse é um ponto muito importante e delicado, pois pode afetar o relacionamento com o cliente.

Uma loja virtual não possui vendedores para mostrar os produtos relacionados e as formas de pagamento disponíveis.

Ou seja, os sites e aplicativos devem contar com uma navegação intuitiva e fácil para que o cliente em potencial permaneça na página e conclua sua compra.

Carrinho de compras e formas de pagamento

O perfil do cliente mobile, como já dissemos, é impaciente. Por isso, é recomendável que ele não sofra empecilhos na hora de finalizar a compra.

O processo deve ser r√°pido e f√°cil, para que n√£o abra brechas para desist√™ncias. E isso come√ßa pelo carrinho, que deve ser atrativo e f√°cil de operar, como mudar quantidade, tamanhos e n√ļcleos.

Já na hora do checkout, tudo que pode ser feito para facilitar os meios de pagamento , deve ser feito. Por exemplo, disponibilizar carteiras digitais, como o Paypal. Dessa forma, o cliente não precisa recorrer ao cartão para preencher os dados, tudo já é feito automaticamente.

Quantos cliques?

Uma boa métrica de otimização de sites e aplicativos é saber quantos cliques (ou toques) o cliente dá desde o início do acesso até a conclusão da compra. A partir daí, fica o desafio de encurtar cada vez mais esse caminho.

Oferecer op√ß√Ķes de verifica√ß√£o de facilitadas, produtos relacionados e carteira digital agrada tanto compradores quanto vendedores.

Lista de desejos

O cliente quer um produto e não tem estoque? Ou, ele busca por um item, mas o momento não é propício para o investimento? A lista de desejos vem como uma ferramenta para resgatar essa compra que não aconteceu.

O cliente móvel adiciona este produto à sua lista de desejos e é notificado quando ele estiver disponível ou em promoção. Dessa forma, é possível que os lojistas retomem contato com clientes , estreitando a relação.

Segurança acima de tudo

De nada adianta um design atraente e responsivo, produtos de qualidade e formas de pagamento atraentes sem oferecer segurança. E não só segurança na transação financeira, como também segurança dos dados dos clientes mobile.

Portanto, uma busca por selos e certifica√ß√Ķes de seguran√ßa √© fundamental para que uma cliente sinta-se √† vontade na hora de realizar uma transa√ß√£o.

Reputação

Ter uma boa reputa√ß√£o √© imprescind√≠vel. E o perfil do cliente m√≥vel √© de quem procura opini√Ķes e coment√°rios de outros usu√°rios, tanto sobre produto quanto sobre a experi√™ncia como um todo:

  • O site √© r√°pido e responsivo?
  • O design √© intuitivo?
  • H√° facilidade em mexer no carrinho?
  • O aplicativo apresenta falhas?
  • H√° facilidade nas op√ß√Ķes oferecidas para pagamento?
  • √Č f√°cil conseguir atendimento e falar com a loja?
  • O produto √© de qualidade?

Apresenta um bom desempenho j√° facilita na hora de conquistar e fidelizar o cliente.

Aproveite as oportunidades e venda mais

Agora que você já sabe o que não pode faltar na sua plataforma de vendas para agradar o perfil do cliente móvel, que tal aproveitar como oportunidades?

Ter um aplicativo intuitivo, com um carrinho fácil de manipular e, principalmente, um check-out simples é uma chance que a impulsividade do cliente dá a você. Afinal, compras impulsivas tendem a não acontecer quando há lentidão em qualquer um dos processos.

Outra √≥tima oportunidade √© proporcionar uma experi√™ncia do cliente inovadora e agrad√°vel. Por isso, investir em personaliza√ß√£o √© uma √≥tima aposta. Mas isso vai muito al√©m de cham√°-lo pelo nome, √© preciso analisar seu comportamento dentro da loja virtual e oferecer solu√ß√Ķes e produtos que combinem com ele.

Este texto foi criado pela equipe da Olist uma solução completa para lojas que querem vender online de prática forma profissional. Temos ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. O Olist já tem locais de lojas parceiras no Brasil e em mais de 180 países.

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