O que é sku do produto e qual sua importância? [GUIA]

E-commerce 21 de Set de 2021

A maioria das pessoas não sabem o que é SKU do produto e é comum que apenas quem trabalhe com marketplaces, ou mesmo com controles de estoque, conheça este termo. Por isso, não se sinta mal informado.

Para que você saiba o que é SKU do produto e tudo relacionado ao assunto, criamos este guia que vai te ajudar a começar a entender esta sigla bem simples. Inclusive para você que procura o que é SKU no Mercado Livre.

E sem mais delongas, aqui neste guia você verá:

  • O que é SKU do produto / O que é SKU no Mercado Livre
  • Exemplos de SKU
  • Como criar o seu SKU de produto
  • Vantagens de utilizar SKU em produtos

Portanto, siga com a gente e aprenda tudo o que você precisa saber sobre o que é SKU do produto, o que é SKU no Mercado Livre e como saber o SKU de um produto rapidamente.

O que é SKU do produto / O que é SKU no Mercado Livre

O código SKU é a sigla que vem do inglês Stock Keeping Unit, que, na tradução livre para o português, podemos dizer Unidade de Controle de Estoque.

Mas o que isso significa? Na prática, o SKU se trata de um código único utilizado para auxiliar a gestão do estoque.

O código é formado com um conjunto de caracteres alfanuméricos. Código este que é definido por você, em sua empresa, para cada produto que você possui.

Ao contrário do código de barras, que é um código único universal de um produto, o SKU pode ser diferente para cada vendedor. Mesmo que eles estejam vendendo o mesmo produto.

Portanto, o código SKU é uma espécie de identidade que o produto recebe dentro de sua empresa, de seu estoque. É com ele que você controla, com mais facilidade, seu produto dentro de seus sistemas e dentro dos marketplaces.

Exemplos de SKU

A gente encontra exemplos de SKU e em qualquer marketplace que você estiver cadastrando produtos.

Quaisquer que sejam os códigos SKU que você quer criar, podem ter letras e números, mas não poderão ter caracteres especiais como:

  • acentos;
  • Ç
  • @#$&

Como exemplo de SKU você poderá ter:

  • MG14P412
  • 987ASD12
  • 12ABC567

Para uma melhor organização, o melhor a fazer é criar padrões de acordo com os tipos de produtos que você tem, ou mesmo outras particularidades que podem te ajudar a identificar rapidamente um item apenas olhando o seu SKU principal.

Como criar o seu SKU de produto?

Agora que você já viu o que é SKU no Mercado Livre e em qualquer marketplace. Vamos ver com exemplos de SKU como você pode criar o seu, da melhor maneira possível.

Como falamos anteriormente, a melhor forma de criar um SKU é organizando os seus códigos de maneira ordenada, de acordo com seus produtos. Afinal de contas, como saber o SKU de um produto rapidamente se você não tiver um padrão, não é mesmo?!

Por exemplo:

Se você tem uma loja que vende notebooks, você pode cadastrar seu SKU principal da seguinte forma:

Produto: Samsung Intel Core i7 com 8GB de RAM e 256GB de armazenamento.

SAI78GB256

Onde SA é a marca, i7 é o processador, 8GB e a memória, e 256 o tamanho do armazenamento.

É importante que o código seja de fácil leitura e entendimento para você, além é claro, de estar de acordo com as especificações da loja que você irá cadastrar seus produtos.

Portanto, confira quais os limites de caracteres das lojas que você irá trabalhar, para que não haja nenhum problema em seus cadastros.

Se você trabalha com muitos produtos diferentes, você pode usar alguma ferramenta própria para criação automática de seus SKU. Mas, isso pode depender da contratação de um sistema ou serviços de terceiros.

Vantagens de utilizar SKU em produtos

Como você já pode imaginar, são várias as vantagens que você pode ter ao utilizar um sistema de SKU em seus produtos.

Algumas das principais vantagens que você vai encontrar utilizando o SKU são:

  • Agilidade na identificação de produtos: com um SKU organizado você pode identificar facilmente o produto do qual se trata. Além de conseguir, rapidamente, pesquisar um determinado produto sem se preocupar com nomes parecidos em produtos com poucas diferenças entre si.
  • Maior organização para sua loja: e claro, o principal do SKU, a organização que ele gera para sua loja. Com o SKU você pode simplificar a organização de seus produtos facilmente com o uso de sistemas de gerenciamento de estoque.
  • Facilidade na integração com sistemas: além de facilitar a organização de seu estoque no e-commerce, o SKU também te ajuda na integração de sistemas dos marketplaces. Com uma boa prática de SKU você pode facilmente organizar seus mais diversos produtos dentro dos principais marketplaces.

E com a agilidade, maior organização e facilidade, é claro, que o SKU te ajuda, indiretamente, a ter menos trabalho, menos erros e consequentemente maiores rendimentos.

Aprendeu o que é SKU do produto?

Viu só?! Como foi fácil saber o que é SKU, e o principal, como utilizar, exemplos de SKU e suas vantagens.

Como você pôde ver, o uso do SKU no Mercado Livre ou em qualquer marketplace, e até mesmo em outros pontos de venda, traz muitas vantagens na organização de seus produtos.

Portanto, não perca tempo e organize já o seu estoque!

Leia também: Tudo sobre o Mercado Livre para começar na plataforma

Sem dúvida o controle de estoque é uma das áreas mais estratégicas de uma loja virtual. Um controle eficiente de estoque contribui para que o capital de giro e o fluxo de caixa da organização permaneçam saudáveis.

Entretanto, se você busca ampliar os investimentos na sua empresa, em busca de um novo momento para sua empresa, pode contar com a Gyra+.

Com ela é seguro e simples conseguir capital de giro para expandir seu gerenciamento de estoque.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.