O que é preciso para abrir um banco digital? Tudo o que você precisa saber!

Tecnologia 14 de Out de 2022

Você já parou para pensar sobre o que é preciso para abrir um banco digital?

Possivelmente, não é verdade? Não é para menos! Afinal, o Brasil conta com mais de 250 milhões de contas digitais abertas. Os dados são do Ranking de Onboarding Digital 2021 feito pela idwall e pela Cantarino Brasileiro.

Segundo a pesquisa, 60% das pessoas que participaram da pesquisa afirmaram ter pelo menos uma conta em bancos digitais.

Já um outro levantamento feito pelo banco digital N26 em parceria com a Accenture revelou que o Brasil é o segundo país com maior adesão aos bancos digitais - com 73% -, atrás apenas da Suíça.

Esses dados mostram que o mercado de bancos digitais tem grande potencial e pode trazer bons retornos para quem deseja empreender nessa área.

Os bancos digitais surgiram recentemente para fazer frente aos chamados bancos tradicionais.

Com a promessa de desburocratizar os processos bancários e facilitar o acesso das pessoas a produtos e serviços financeiros de qualidade e com custos reduzidos, não demorou muito para que os bancos digitais caíssem nas graças do povo - inclusive entre os micro e pequenos empreendedores.

Mas, afinal, o que é preciso para abrir um banco digital? Quanto custa abrir um banco digital?

Se você está interessado em investir nesse mercado, convidamos você a prosseguir com a leitura e conferir as respostas para essas e outras perguntas.

Elaboramos aqui um passo a passo que explica tudo o que você precisa saber sobre como criar um banco digital e faturar nesse mercado.

O que é um banco digital?

O banco digital é uma modalidade de banco que funciona 100% na internet. Toda a operação ocorre de maneira online, incluindo o atendimento aos clientes e a prestação de diferentes serviços bancários.

Esse modelo de negócio, por não precisar dispor de agências físicas e de toda uma estrutura de serviços presenciais, apresenta um  custo operacional inferior ao dos bancos  tradicionais.

Dessa forma, esse baixo custo  se reflete  em vantagens para os clientes. Por exemplo, as taxas de juros para empréstimos, financiamentos e cartões de crédito costumam ser menores.

Outra característica dos bancos digitais se refere à desburocratização dos processos bancários.

Para abrir conta, solicitar cartões, conseguir empréstimos, efetuar pagamentos, transferir valores e fazer investimentos, por exemplo, basta que o cliente faça o download do aplicativo do banco no celular e siga algumas breves etapas.

Veja também: Melhor banco digital para empresas: 6 opções para PJ

O que é preciso para abrir um banco digital?

Esclarecido o conceito de banco digital, é hora de descobrirmos o que é preciso para abrir um banco digital.

Separamos aqui alguns tópicos que merecem a sua atenção caso você queira mesmo empreender nesse mercado.

1 - Infraestrutura tecnológica

O primeiro passo para abrir um banco digital é contar com uma boa infraestrutura tecnológica.

Tendo em vista que todas as operações ocorrerão em ambiente digital, atentar-se a esse aspecto é fundamental para oferecer aos seus clientes a melhor experiência.

2 - Conhecimento da legislação

Existe uma legislação específica para os bancos digitais e empresas que querem oferecer produtos e serviços financeiros.

É importante que você estude bem essas leis de modo a garantir que o seu modelo de negócio esteja de acordo com todas as normas e consiga as licenças necessárias para iniciar as operações.

3 - Estrutura de atendimento ao cliente

Você também precisa colocar à disposição dos clientes uma sólida estrutura de atendimento.

Isso inclui não apenas um time de profissionais devidamente capacitados para atender as demandas dos clientes, mas também uma base de conhecimento para autoatendimento, chatbots e outros canais que operem de forma integrada e ágil.

4 - Investimento em segurança da informação

Outro ponto indispensável quando o assunto é o que é preciso para abrir um banco digital se refere à segurança da informação.

É de extrema importância que o seu banco garanta a segurança dos dados dos clientes, respeitando os princípios da segurança da informação:

  • Confiabilidade
  • Integridade
  • Disponibilidade
  • Autenticidade

Além disso, existe a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que também deve ser respeitada ao abrir um banco digital.

Como criar um banco digital? Passo a passo

Agora que você já sabe o que é preciso para abrir um banco digital, que tal conferir um passo a passo de como criar um banco digital?

Passo 1 - Saiba quem é o público-alvo do seu negócio

O primeiro passo para abrir um banco digital consiste em definir e conhecer a fundo o seu público-alvo. Ou seja, para quem o seu modelo de negócio se destina? As soluções do seu banco vão atender a que perfil de clientes?

Passo 2 - Conheça os seus concorrentes

O mercado de bancos digitais está repleto de players. É necessário que você analise  seus concorrentes para criar um diferencial e se destacar.

Passo 3 - Defina o tipo de banco digital

Existem diferentes tipos de banco digital:

  • Nonbanks: não precisa das licenças dos bancos tradicionais;
  • Bancos Beta: joint ventures ou subsidiárias que operam sob a licença de uma “empresa-mãe”;
  • Neobanks: fintechs que não possuem licença de banco e precisam operar em parceria com uma instituição financeira;
  • Challenger banks: possuem as mesmas licenças dos bancos tradicionais e oferecem os mesmos produtos e serviços.

Escolha o tipo de banco que mais combina com os seus objetivos de negócio.

Passo 4 - Desenvolva um Produto Mínimo Viável

O Produto Mínimo Viável (ou MVP - Minimum Viable Product) é uma versão simplificada da sua proposta de valor. O objetivo é testar a recepção do seu público antes de investir maciçamente no desenvolvimento de um produto final.

Quanto custa abrir um banco digital?

Bom, depois de conferir o que é preciso para abrir um banco digital, fica a pergunta: quanto custa abrir um banco digital?

O Banco Central determina quanto uma instituição financeira precisa ter em capital social e patrimônio líquido para começar a funcionar.

Dependendo do tipo de produto e serviço que você oferecer, os valores mínimos podem variar entre R$350.000,00 e R$17.500.000,00.

A Resolução Nº 2.607 que detalha esse assunto pode ser conferida neste link.

E então, gostou de saber mais sobre o que é preciso para abrir um banco digital?

Como você pôde conferir, esse não é um investimento baixo. Mas com as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece, você pode tirar a sua ideia do papel e criar o seu banco digital. Solicite uma proposta agora mesmo.

Marcadores

Rodrigo Cabernite

Sócio co-fundador e co-CEO da GYRA+, está transformando o mercado de crédito PJ e já ajudou milhares de pequenas empresas a conseguir uma linha de crédito para capital de giro.