Tudo sobre o que é Mercado Pago e como funciona

Meio de Pagamento 15 de Mar de 2021

Ao iniciar um negócio digital uma das grandes preocupações deve estar relacionada às opções de pagamento que serão ofertadas aos clientes. Além de pensar em métodos que vão permitir toda a operação de pagamento e facilitar o processo de compra, também é importante garantir a segurança dos clientes e da empresa. Nesse cenário, um dos nomes mais fortes é o do Mercado Pago. Mas, afinal, o que é Mercado Pago e como funciona?

Neste artigo nosso objetivo é te ajudar a compreender mais sobre como funciona Mercado Pago e porque sua empresa pode se beneficiar dessa ferramenta. Confira!

O que é Mercado Pago e como funciona?

O Mercado Pago é uma plataforma que faz a intermediação dos pagamentos entre as adquirentes, as bandeiras de cartão de crédito e os bancos. O nome dado a esse tipo de ferramenta é subadquirente.

Por reunir todas essas integrações, estamos falando de uma opção de sistema que vai facilitar o processamento das transações de compra e venda da sua loja online.

O processamento de pagamentos de uma loja virtual não é algo simples. Mesmo com toda a tecnologia envolvida, para garantir segurança e aprovação das compras.

Existem muitos serviços que devem ser usados para integrar os dados preenchidos pelos consumidores. As subadquirentes, como o Mercado Pago, fazem a comunicação entre todas as partes envolvidas, como os dados de pagamento preenchidos pelo cliente, as bandeiras de cartão, o banco ligado ao cartão de crédito ou débito, por exemplo.

Talvez você já tenha ouvido falar do Mercado Pago por causa do Mercado Livre. De fato, o Mercado Pago surgiu a partir do marketplace, com o objetivo de garantir mais segurança para o cliente e para o vendedor.

Entretanto, com a expansão do comércio virtual o Mercado Pago se tornou um sistema que pode ser integrado a outros canais de vendas como o seu e-commerce.

Ter sua marca atrelada ao Mercado Livre torna o Mercado Pago uma opção ainda mais interessante para sua loja, afinal, junto com o gigante do comércio virtual, a plataforma de pagamento eleva sua credibilidade, transmitindo mais segurança para clientes e potenciais compradores.

Resumindo, mesmo tendo nascido a partir do Mercado Livre, hoje, entender o que é Mercado Pago e como funciona, passa pela avaliação de que o sistema de pagamento pode ser usado por empresas que não fazem vendas no Mercado Livre. Estamos falando de um sistema autônomo que pode ser integrado a qualquer loja virtual.

Para fazer isso, o primeiro passo é criar uma conta de empresa no Mercado Pago. Para aprender os próximos passos de como integrar o Mercado Pago à sua loja virtual indicamos que assista ao vídeo abaixo, afinal, uma imagem fala mais que mil palavras!

Continuando a falar sobre o que é Mercado Pago e como funciona é importante que você saiba que ao integrar essa opção de pagamento à sua loja, você passa a ter a opção de fazer vendas por:

  • cartão de crédito, vendas à vista e parceladas em até 24 vezes,
  • boleto bancário (a aprovação da compra acontece entre 1 e 2 dias úteis),
  • saldo no mercado pago,
  • outras carteiras como o PayPal,
  • PIX.

Sim, o PIX para empresas já é uma realidade e pode ser usado para receber os valores de produtos que você vende na sua empresa.

O funcionamento do PIX para empresas é bastante simples, e indicamos que você conheça mais no artigo, “[GUIA] Pix no e-commerce: como funciona, taxas e benefícios”.

Além do checkout no e-commerce, o Mercado Pago também oferece outras formas de pagamento, como:

  • Link de pagamento: que pode ser compartilhado em canais como redes sociais, e-mail, SMS, WhatsApp, ou outro qualquer. Com esse link seu cliente só precisa clicar, inserir os dados de pagamento e completar a transação,
  • Vendas por QR Code: facilita o pagamento pelo celular, quando o cliente está fazendo uma compra em um outro dispositivo, como o computador (ou desktop). Para que isso aconteça o cliente deve abrir o app do banco, apontar para o QR Code criado  por você e realizar as demais etapas até a concretização do pagamento. Essa é uma forma de pagamento rápida, fácil e cada vez mais procurada,
  • Plugins e plataformas,
  • Checkout transparente, checkout personalizado, dentro da página do seu site.

Taxas e tarifas do Mercado Pago

Outra dúvida bastante comum sobre como funciona o Mercado Pago é sobre as taxas e tarifas Mercado Pago. As taxas podem variar de 0,99% a 4,99% dependendo do tipo de venda e canal de venda. Existem duas opções:

  1. Vendas concretizadas por meio da ferramenta de recebimento e débito automático,
  2. Por vendas realizadas com a utilização do código QR

A seguir, confira a tabela que retiramos do próprio site do Mercado Pago com as tarifas e taxas.

Fonte: Mercado Pago

Fonte: Mercado Pago

Leia também: TUDO sobre o PagSeguro

Para que serve o Mercado Pago e suas integrações

Agora que você já sabe o que é Mercado Pago e como funciona é simples entender como ele é uma boa opção de método de pagamento para quem deseja vender com mais segurança e agilidade.

Sua função é integrar diversos agentes necessários para o processamento de um pagamento e fazer uma venda possível, de maneira fácil e simples, mesmo para quem não tem experiência.

Esperamos ter ajudado a compreender o que é Mercado Pago e como funciona.

Se você deseja ampliar sua empresa, além de um bom método de pagamento, lembre-se de investir em estoque e ações de marketing consistentes.

Com a integração Gyra+ e Mercado Pago você vai conseguir investimento seguro e rápido para sua loja virtual.

Em três passos simples você pode ter acesso ao capital necessário para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre ou Mercado Pago, Cielo, PagSeguro, Rede, PayPal, Bling, Skyhub, entre outros
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em 24h na sua conta.

Assista ao vídeo abaixo e faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.