O que é expansão de mercado e como aplicá-la em 5 passos

Gestão Mai 17, 2019

A expansão do mercado é uma estratégia de crescimento dos negócios, por meio da identificação de outros mercados que sejam possíveis de serem alcançados. A seguir vamos nos aprofundar na compreensão sobre o que é expansão de mercado e como você pode aplicar em seu negócio. Confira!

O que é expansão de mercado?

Antes de colocar qualquer tipo de ação em prática, é importante entender o conceito sobre o que é expansão de mercado.

Como o próprio nome sugere, a expansão do mercado visa gerar o crescimento de empresas a partir da conquista de novos mercados, que sejam rentáveis.

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, a expansão de mercado não deve ser um objetivo apenas de grandes empresas. Ela também pode, e deve, ser considerada na estratégia de pequenas e médias empresas.

Para realizar a expansão de mercado as empresas podem usar os serviços e produtos que já comercializam ou iniciar o desenvolvimento de ativos novos ou similares aos “originais”.

Além de novos produtos, a expansão de mercado nos negócios pode significar:

  • atuação em novos mercados;
  • vendas em outros canais;
  • criação de novos produtos e serviços;
  • atendimento às demandas de outras personas;
  • ampliação do espaço democrático atendido e mais.

Uma loja física pode, por exemplo, expandir seu mercado por meio da criação de uma loja virtual ou da venda por marketplace.

Geralmente, empresas que buscam pela expansão de mercado o fazem por enxergar oportunidades de aumento nas vendas.

Como criar uma estratégia de expansão de mercado?

Você entendeu o que é expansão de mercado nos negócios? Agora, vamos compartilhar como você pode aproveitar esse modelo.

1. Crie uma estratégia

Tudo que você for fazer dentro da sua empresa precisa começar com a definição de objetivo. Por isso, responda porque você deseja expandir. O que você deseja alcançar com essa expansão.

Uma estratégia de expansão de mercado deve começar com os seguintes passos:

  • defina os objetivos estratégicos da expansão;
  • crie as personas que serão atendidas;
  • escolha seus canais para expansão.

Criar um planejamento estratégico que justifique sua vontade de expandir o negócio, vai te ajudar a entender quais os melhores caminhos a tomar e se esse é o melhor momento para isso.

2. Faça um planejamento financeiro

É preciso prever qual será  o custo da sua expansão. Considere:

  • custo inicial, como criação da loja virtua, reforma da nova sede, custos com a compra de novos produtos, salários;
  • custos com marketing;
  • capital de giro.

Lembre-se que nos primeiros meses desse novo mercado dificilmente você terá lucro e precisará investir no negócio.

Faça também uma previsão de faturamento para entender quando o negócio caminhará sozinho e gerará lucros.

Leia também: Guia completo para os diferentes tipos de empréstimos para empresas

3. Defina a persona do seu cliente

No processo de expansão de mercado você precisa considerar o mercado-alvo. Mesmo que você se mantenha atendendo o mesmo perfil de cliente é fundamental entender suas necessidades, antes de definir qual novo produto criar.

Se você deseja expandir atendendo a novos clientes, essa é uma etapa ainda mais importante. Afinal, você sabe pouco sobre eles e eles menos ainda sobre sua empresa.

A partir disso fica mais fácil entender quais novos produtos, canais ou serviços podem ser úteis e gerar bons resultados em um projeto de expansão de mercado.

Em suma, uma das etapas principais para quem deseja criar ou expandir um negócio é a definição da persona de cliente.

Identifique suas principais motivações, quais problemas enfrentam e quais seus hábitos.

O crescimento da sua marca depende da sua capacidade de atender as demandas dos clientes, quando e onde eles precisarem.

Por isso compreender conceitos como jornada de compra do cliente e funil de vendas é tão importante quanto definir a persona.

Considere os dados demográficos e o comportamento do cliente. Em seguida, determine em quais canais você pode envolver seus clientes.

Ao saber com quem você está falando, sua comunicação fica muito mais eficiente, afinal, ela é direcionada, toca na ferida do cliente e mostra como sua empresa é útil.

4. Estabeleça uma comunicação eficiente

A partir da definição da persona de seus clientes, é hora de usar os canais de marketing para apresentar sua proposta de valor, produtos e serviços.

Para fazer isso algumas dicas são importantes, por exemplo:

  • criar conteúdo relevante;
  • se mostrar como autoridade;
  • apresentar seus diferenciais;
  • destacar a qualidade e resultados.

Lembre-se de considerar, além da persona, a etapa do funil de vendas que cada potencial cliente pode estar e ofereça valor em cada uma dessas fases.

Leia também: Como fazer um plano de marketing para e-commerce em 5 passos

5. Implemente o projeto e meça os resultados

Com as etapas acima bem definidas você deve implementar o projeto de expansão. Para ter mais chances de sucesso é preciso estar atento se o que foi planejado está sendo cumprido.

Os indicadores financeiros, indicadores de controle de estoque e KPIs de marketing vão te ajudar a controlar o avanço da sua expansão.

Confira o vídeo abaixo sobre o que é expansão de mercado. Ela vai ajudar a complementar o que apresentamos até aqui. Confira!

Busque ajuda para colocar seu sonho em movimento

Esperamos que com esse guia você tenha compreendido o que é expansão de mercado e como colocar seu objetivo em prática.

Como dissemos anteriormente, é provável que sua empresa precise de apoio financeiro para expandir.

Nem sempre tirar capital da empresa para investir em outro negócio é uma boa ideia. Você pode acabar descobrindo um santo para cobrir outro!

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  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

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