O que é ciclo operacional, econômico e financeiro? Descubra a importância e calcule os ciclos da sua empresa

Finanças 8 de Abr de 2020

Se você está se perguntando o que é ciclo operacional, ciclo econômico e ciclo financeiro, você veio conferir o post certo. Aqui, dividiremos com você a importância destes três ciclos dentro de uma empresa e, ainda, a fórmula para se calcular o ciclo financeiro e garantir uma competência gerencial.

Então, para que o seu negócio cresça de forma saudável e para que você saiba tudo sobre ciclo operacional, econômico e financeiro, continue acompanhando.

Preparado?

A importância do ciclo operacional, econômico e financeiro dentro de uma empresa

Para sabermos o que é ciclo operacional precisamos, primeiramente, entender os benefícios que ele, juntamente aos outros ciclos, trazem para a sua empresa.

Estes ciclos servem para indicar o caminho do dinheiro pelo processo produtivo, desde a compra da matéria-prima até o recebimento do valor da venda efetivada, por exemplo.

Portanto, eles ajudam a enxergar com clareza o nível de eficiência dos recursos financeiros da sua empresa, ou seja, quantas vezes esse recursos foram investidos, recuperados e trouxeram resultados positivos para o empreendimento.

Através de uma administração eficiente do ciclo operacional, econômico e financeiro — que estão relacionados à liquidez e à rentabilidade, é possível mensurar o tempo em que as atividades da empresa são desenvolvidas, e assim, medir os valores dos processos de produção, de capacidade de vendas, recebimentos de clientes e pagamento de fornecedores.

Além disso, esse processo contribui tanto na análise da projeção do fluxo de caixa quanto da necessidade do capital de giro.

O que é ciclo econômico

Você deve ter percebido que, para calcular o ciclo operacional você precisa obter o valor do seu ciclo econômico, mas o que é ciclo econômico?

O ciclo econômico de uma empresa representa o tempo em que a mercadoria permanece em estoque. Vai desde a aquisição dos produtos até o ato da venda, não levando em consideração o recebimento dessas mercadorias.

Ou seja, é a soma do prazo médio de estocagem (PME) com o prazo médio de recebimento (PMR).

Fórmula para se calcular o ciclo econômico

Ciclo Econômico = Prazo Médio de Estocagem (PME)

Exemplo:
Ciclo Econômico = 42 dias

O que é ciclo operacional

Agora que já sabe qual a importância dos ciclos empresariais deve estar se perguntando, “mas afinal, o que é ciclo operacional?”, veja abaixo.

O ciclo operacional é simplesmente o período entre a data da compra do seu produto, até o recebimento do valor da venda de seu cliente.

Quer ver como pode ficar ainda mais fácil de entender? Então conheça a fórmula que você poderá utilizar para calcular o ciclo operacional da sua empresa, seguido de um exemplo.

Fórmula para se calcular o ciclo operacional

Ciclo Operacional = Ciclo Econômico + Prazo Médio de Contas a Receber (PMCR)

Exemplo:
Ciclo Operacional = 42 dias + 60 dias
Ciclo Operacional = 102 dias

O que concluímos com esse resultado é que que a empresa leva 102 dias desde a compra de seu produto (ou da produção do mesmo), passando pelo processo de venda, até o recebimento do valor correspondente aos produtos vendidos. Logo, quanto mais curto for o ciclo operacional, melhor para a empresa.

Vale ressaltar que, caso a empresa trabalhe com vendas somente á vista, o ciclo operacional tem o mesmo valor do ciclo econômico.

O que é ciclo financeiro

E, por fim, viemos explicar o que e ciclo financeiro. Este ciclo corresponde a saída do dinheiro para pagar fornecedores e vai até o momento em que o dinheiro retorna ao caixa da empresa, com lucro.

É também conhecido como ciclo de caixa e resume-se ao tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. Este ciclo representa o poder de negociação da empresa com fornecedores, já que, quanto menor for o ciclo financeiro, maior a flexibilidade.

Fórmula para se calcular o ciclo financeiro

Ciclo Financeiro = Ciclo Operacional - Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF)

Exemplo:
Ciclo Financeiro = 102 dias - 30 dias
Ciclo Financeiro = 72 dias

Assista ao vídeo abaixo sobre o que é ciclo financeiro do canal Adm Fácil Gestão e Carreira no YouTube.

Depois de ler o conteúdo acima, foi possível compreender como os ciclos abrangem um entendimento mais aprofundado dos negócios, permitindo que gestores financeiros façam projeções mais e concretas e condizentes à situação da empresa?

Desta forma, a ideia principal é ter o maior controle possível desses ciclos, para que eles sejam cada vez menores proporcionando maior retornos e diminuindo a dependência de recursos de terceiros.

Se a sua empresa ainda não possui estes três ciclos bem definidos, busque começar fazendo um rascunho do Ciclo Financeiro, assim, as fórmulas correspondentes a cada ciclo irão direcionar o caminho necessário para uma análise mais completa do percurso do seu dinheiro.

Se você é empreendedor e utiliza as plataformas do Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Bling!, PagSeguro, Pagar.me, PayPal, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone e Wirecard você pode aproveitar as integrações com a GYRA+ para dar aquele empurrãozinho no crescimento da sua empresa.

E tem mais: em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta das plataformas citadas acima e faça sua integração com a GYRA+
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Solicite uma proposta e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.