O que é o Americanas Marketplace? 3 dicas para vender no site e aumentar sua renda

Marketplace 11 de Jan de 2022

Quem trabalha com vendas e busca nova forma de rentabilidade precisa entender o que é o Americanas Marketplace. De modo geral, é uma plataforma feita para vendedores autônomos se cadastrarem e poderem vender seus produtos no site da Americanas.com.

Com a popularização das vendas online, os sites de e-commerce começaram a agregar outros vendedores, deixando de ser um trabalho meramente individual. Isso é o que chamamos de marketplace.

Nesse contexto entra o site de vendas das lojas Americanas, um dos maiores do varejo nacional que, pelo reconhecimento, traz um número expressivo de clientes e uma variedade de produtos à disposição. Não é à toa que sua visão é “ser a melhor empresa de varejo do Brasil”.

Então, ficou com vontade de fazer parte deste time? Ao longo deste artigo você vai saber como anunciar e ganhar com esse formato de trabalho. Continue com a gente!

O que é Americanas Marketplace?

O Americanas Marketplace é um tipo de plataforma de e-commerce no qual as ofertas e informações sobre produtos ou serviços são fornecidas por vários vendedores e as transações são processadas pelo operador do marketplace que cobra uma taxa sobre cada venda dos parceiros.

Com a abertura do site para outros varejistas, os clientes do site Americanas.com podem encontrar várias referências de vendedores que fornecem o mesmo produto em um só lugar. É o famoso pechinchar na versão 2.0.

Como dissemos no início, o Americanas Marketplace integra o grupo B2W que reúne outros dois grandes sites do varejo nacional: o Submarino e o Shoptime.

Por exemplo, um lojista que deseja expandir seu negócio e vender pela internet, mas não tem recursos para montar uma estrutura de e-commerce própria, pode se cadastrar em uma plataforma de marketplace online.

Leia também: Por que combinar mais de um canal de vendas na internet?

Por que vender na Americanas.com?

Como um grande site de varejo nacional, o Americanas Marketplace tem números expressivos de desempenho mensal e anual que o tornam um canal atrativo para vendas.

Confira as principais informações sobre o site de vendas das lojas Americanas:

  • 2,3 bilhões de visitantes por mês;
  • 15 milhões de clientes ativos;
  • 482 milhões de pageviews por mês;
  • 2,4 milhões de pedidos mensais;
  • 12 bilhões de reais em vendas por ano.

Quais são as vantagens de vender no Americanas Marketplace?

Anunciar no Americanas é um trabalho que tem gerado maior visibilidade para vendedores, desde os de primeira viagem até os mais experientes. Além disso, não é necessário investir um dinheiro alto para colocar a loja em evidência.

Essas são apenas algumas vantagens de vender pelas lojas Americanas. Veja a seguir todos os benefícios:

  • zero de investimento inicial;
  • recursos tecnológicos consolidados;
  • proteção contra riscos de fraude;
  • maior alcance de público;
  • maior tráfego da internet;
  • treinamentos para aprender como vender mais;
  • visibilidade e mais vendas.

Como ser uma loja parceira na Americanas?

O primeiro passo de como ser uma loja parceira na Americanas, é fazer um cadastro preenchendo o formulário do site. Em até 24h, o candidato recebe retorno por e-mail da equipe do marketplace.

Se aprovado, o lojista candidato recebe um login e senha pelo e-mail de confirmação para acessar o Portal do Parceiro. Em seguida, o vendedor informa seus dados bancários, anexa seu contrato social e assina digitalmente o “Termo de aceite”.

Depois dessa etapa, o vendedor já tem oficialmente sua loja e pode preencher as informações do seu negócio, ajustar valores de frete e cadastrar produtos.

NOTA: Para se cadastrar é importante ser uma empresa com CNPJ ativo e sem restrições, com CNAE de varejista e inscrição no Sintegra para emissão de Nota Fiscal.

Entre as categorias de profissionais que podem vender no Americanas Marketplace a plataforma cita:

  • Microempreendedor Individual (MEI);
  • Distribuidores;
  • Indústrias;
  • Lojas físicas;
  • Microempresas (ME);
  • Lojas virtuais.

Como funciona o marketplace das lojas Americanas?

Para um lojista se cadastrar no site não é cobrado nenhuma taxa. O Americanas Marketplace, como todo site nesse modelo de negócio, cobra uma comissão fixa por venda de cada lojista.

No Americanas Marketplace, essa taxa é de 16% de comissão por venda.

Em troca, o vendedor tem a sua disposição: serviços de marketing, meios de pagamento, sistema antifraude e chargeback.Se você está buscando novas formas de como vender bem seu produto, um marketplace pode ser uma ótima solução para seu negócio.

Como vender no site da Americanas?

Entender o que é o Americanas Marketplace é simples, assim como o processo para ser uma loja parceira e como funciona a plataforma.

Mas como ser um vendedor online na Americanas e ter resultado nas vendas? O número de acessos é grande, mas chamar a atenção do usuário é um desafio.

Além disso, tem a concorrência colocadinha em você, tentando oferecer mais vantagens. Para aproveitar da melhor maneira o tráfego alto do site e vender mais se liga nas dicas abaixo:

1. Faça um bom cadastro de produtos

Essa é a parte mais fácil, mas também a mais estratégica para vender mais no Americanas Marketplace e em outros marketplaces do Brasil.

E o que significa um bom cadastro de produtos? Um cadastro eficiente fornece todas as informações que o cliente busca ao pesquisar sobre um produto.

Primeiro, um título e uma descrição legais ajudam a atrair os usuários a clicar na página do seu produto dentro do marketplace. Para fazer isso:

  • use as palavras-chave mais utilizadas pelos usuários para descrever cada produto;
  • seja objetivo e crie um texto fácil de ler e entender;
  • destaque as características mais relevantes dos produtos;
  • preencha a ficha técnica com todos os detalhes do item: tamanho, marca, modelo, peso, cor, etc.;
  • ilustre os produtos com imagens de alta definição e em fundo branco, de preferência (os sites dos fabricantes são boas fontes de imagens).

2. Use o B2W Analytics para acompanhar o desempenho das vendas

O B2W Analytics é uma ferramenta que os vendedores do Americanas Marketplace tem disponível gratuitamente na plataforma.

Através dela, é possível acompanhar diversas estatísticas e detalhes das vendas como:

  • os produtos mais desejados da sua loja;
  • quais ofertas os concorrentes estão fazendo;
  • a quantidade de vendas fechadas, entre outros.

Acompanhar os números e analisar seu impacto na estratégia de vendas, ajuda a criar novas ações e aumentar os resultados com o faturamento.

3. Invista em campanhas dentro do marketplace

Os vendedores do Americanas Marketplace podem investir em campanhas promocionais para aumentar o engajamento dos usuários e vender mais.

É possível criar ofertas oferecendo descontos diretos no preço e anunciá-lo, além disso, o vendedor também pode criar um cupom promocional para os clientes.

A vantagem é que a Americanas ajuda a bancar uma parte do desconto oferecido pelo lojista.

Qual a importância do planejamento no marketplace?

Sabia que 60% dos e-commerces fecham suas operações antes do primeiro ano de negócio? Isso significa que seis em cada dez lojas online não vingam no mercado.

Os motivos para essa estatística ser tão alta é a falta de planejamento ou de conhecimento sobre processos de gestão de uma empresa.

Vender no Americanas Marketplace ou em qualquer outro canal de venda desse segmento pede planejamento.

Para aproveitar as vantagens inerentes (vamos falar mais delas no próximo tópico) de um marketplace é importante saber o que seu segmento de produtos oferece de possibilidades.

Quer começar sabendo onde está pisando? Inclua essas análises no seu planejamento antes de começar a vender:

Faça uma análise externa do seu mercado

Suponhamos que você escolheu trabalhar no segmento de eletrônicos, vendendo smartphones.

Faça uma pesquisa das marcas mais relevantes entre os usuários e também daquelas que estão ganhando relevância no mercado.

Inclua na sua busca, os modelos em alta e as variações que as marcas estão oferecendo no mercado.

Escolha quais produtos vai vender

O resultado dessa etapa é você definir quais marcas e linhas de produto você vai vender na sua página no Americanas Marketplace.

Para montar o melhor portfólio, pesquise a fundo as tendências em alta, itens que estão sendo descontinuados pela marca, os principais lançamentos, etc.

Com essas informações, você vai conseguir montar uma seleção de produtos competitiva e relevante para seus futuros clientes.

Analise sua estrutura interna de vendas

Muitos empreendedores começam a vender sozinhos e gerenciam todas as etapas de vendas. Isso não é um problema.

Porém, é importante ter em mente que se as vendas cresceram, sua equipe também deve aumentar para que o processo de vendas continue ágil.

Outro ponto importante é a sua capacidade de investimento para investir em estoque dos produtos selecionados. Você tem esse capital? Vai precisar de um empréstimo?

Leia sobre o tema no post: Empréstimos online para autônomos: é confiável? Como conseguir?

Se a sua estrutura interna estiver alinhada, seu negócio já tem um caminho a seguir.

Liste seus principais concorrentes e fornecedores

A concorrência no Americanas Marketplace é grande, mas nem todos os lojistas são seus concorrentes diretos.

Faça uma lista com os principais e acompanhe o seu posicionamento, ofertas e campanhas.

Os fornecedores são seus principais parceiros e, por isso, escolha revendedores confiáveis e com os quais você pode fechar bons negócios e negociar prazos de pagamento.

Por que vender em um marketplace?

Você já deve ter percebido ao longo deste artigo que anunciar na Americanas pode levar a outro patamar de profissionalismo, principalmente por estar associado a uma das maiores marketplaces do mundo.

Mas se você ainda está em dúvida, conheça outras vantagens desse tipo de plataforma de vendas.

1. Não há necessidade de criar demanda

Os sites como o Americanas Marketplace são muito populares. Eles já adquiriram uma base muito grande de clientes. Então, eles recebem milhões de visitas todos os dias.

Você pode aproveitar essa grande base de acessos sem precisar criar uma nova demanda por seu produto.

2. Facilmente reconhecível pelos compradores

Seus produtos podem ser reconhecidos instantaneamente por compradores que têm o hábito de acessar e comprar em marketplaces.

3. Possibilidade de fechar vendas rapidamente

Depois de cadastrar seu portfólio de produtos, eles já começam a aparecer nos resultados das buscas dos clientes.

Isso aumenta suas chances de fechar a primeira venda rapidamente logo nos primeiros dias, pois os clientes confiam no marketplace.

4. Ter acesso a melhor plataforma tecnológica

Os marketplaces tem uma infraestrutura de vendas pronta e os vendedores podem desfrutar desse benefício nas suas vendas sem pagar a mais por isso.

Dessa forma, os vendedores conseguem economizar bastante no seu investimento inicial para vender online.

5. Alguns marketplaces cuidam do estoque

Algumas empresas de marketplace gerenciam toda logística de estoque e envio de produtos para os compradores.

Assim, o lojista pode concentrar seus esforços em vender, conseguindo reduzir os gastos com armazenamento e gerenciamento de estoque.

6. Sistema de suporte ao cliente 24h/7 dias por semana

Quase todos os marketplaces têm sua própria equipe de suporte ao cliente e respondem todas as perguntas sobre seus produtos e serviços para os vendedores.

O Americanas Marketplace, por exemplo, oferece recursos em vídeo com treinamentos para os vendedores do marketplace.

7. Segurança para pagar os pedidos

Outra vantagem dos marketplaces é o sistema de pagamento, estruturado com todos os protocolos para oferecer segurança nos dados dos clientes.

Pagamentos via cartão de débito, crédito, boleto, estornos podem ser feitos corretamente, evitando transtornos para os vendedores e para os clientes.

8. Envio rápido de produtos e acompanhamento de entrega

Muitos marketplaces possuem serviços de envio de produtos e gerenciamento de entrega próprios que garantem a organização e segurança dos produtos enviados. E você pode aproveitar esse serviço de entrega sendo um vendedor.

9. Teste o apelo do seu produto entre compradores

Quer investir em um novo segmento de produtos, mas não sabe se ele vai ter uma boa aceitação no mercado?

Teste a venda no Americanas Marketplace, por exemplo, e analise o desempenho das vendas.

Dessa forma, você pode planejar a quantidade de estoque inicial ou importar para fazer essa experiência. Dependendo da resposta, pode continuar ou encerrar a venda desse segmento.

Afinal, quer investir no Americanas Marketplace?

Agora que você já sabe o que é Americanas Marketplace fica mais fácil entender o processo de vendas online. Nesse sentido, é possível perceber que não é um bicho de sete cabeças, mas é fundamental ter planejamento e foco, principal,ente em saber o que está divulgando e para que tipo de público.

Se você tem alguma dúvida sobre vendas em sites de marketplace. Pode deixar nos comentários que teremos prazer em te ajudar!

Sua empresa precisa de capital de giro para fazer novos investimentos?

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.


Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.