O que é o Americanas Marketplace? Descubra as vantagens dessa plataforma de vendas

Marketplace Out 02, 2018

Os grandes sites de e-commerce do Brasil mudaram nos últimos anos. Com a popularização das vendas online, esses sites que antes vendiam sozinho passaram a outros agregar vendedores. É o que chamamos de como marketplace.

E nesse contexto está o conhecido site das lojas Americanas, um dos maiores do varejo no país. O site faz parte do grupo B2W e neste post vamos entender o que é o Americanas Marketplace e como ele funciona.

O que é Americanas Marketplace

Um marketplace é um tipo plataforma de e-commerce no qual as informações sobre produtos ou serviços são fornecidas por vários fornecedores e as transações são processadas pelo operador do marketplace que cobra uma taxa sobre cada venda.

Por exemplo, um lojista que deseja expandir seu negócio e vender pela internet, mas não tem recursos para montar uma estrutura de e-commerce própria, pode se cadastrar em uma plataforma de marketplace online.

É o caso do Americanas Marketplace. Com a abertura do site para outros varejistas, o cliente do site pode encontrar várias referências de fornecedores do mesmo produto em um só lugar. É o famoso pechinchar, na versão 2.0.

Como dissemos no início o Americanas Marketplace integra o grupo B2W que reúne outros sites do varejo nacional como Submarino e Shoptime.

Dados de desempenho do site

Como um grande site de varejo nacional, o Americanas Marketplace tem números expressivos mensal e anualmente.

  • 450 milhões de pageviews por mês
  • 65 milhões de visitantes por mês;
  • 2,4 milhões de pedidos mensais;
  • 12 bilhões de reais em vendas por ano.

Vantagens de vender no Americanas Marketplace

  • zero de investimento inicial;
  • recursos tecnológicos consolidados;
  • proteção contra riscos de fraude;
  • maior alcance de público;
  • maior tráfego da internet;
  • visibilidade e mais vendas.

Como se cadastrar no Americanas Marketplace

Para se cadastrar no Americanas Marketplace é preciso preencher um formulário de cadastro no site. Em até 24h, o candidato recebe retorno por e-mail da equipe.

Se aprovado, o lojista candidato recebe um login e senha pelo e-mail de confirmação para acessar o Portal do Parceiro. Em seguida, você informa seus dados bancários, anexa seu contrato social e assina digitalmente o “termo de aceite”.

Depois dessa etapa, você já tem oficialmente sua loja e pode preencher as informações do seu negócio, ajustar valores de frete e cadastrar produtos.

NOTA: Para se cadastrar é importante ser uma empresa com CNPJ ativo e sem restrições, com CNAE de varejista e inscrição no Sintegra para emissão de Nota Fiscal.

Quanto custa para se cadastrar?

Para um lojista se cadastrar no site não é cobrado nenhuma taxa. O Americanas Marketplace, como todo site desse tipo, cobra uma comissão fixa por venda de cada lojista.

No Americanas Marketplace, essa taxa é de 16% de comissão por venda.

Em troca, o vendedor tem a sua disposição: serviços de marketing, meios de pagamento, sistema antifraude e chargeback.

Se você está buscando novas formas de como vender bem seu produto, um marketplace pode ser uma ótima solução para seu negócio.

Para tirar suas dúvidas sobre marketplace, conheça outras vantagens desse tipo de plataforma de vendas.

Vantagens de vender em um marketplace

1. Não há necessidade de criar demanda

Os sites de marketplace são muito populares. Eles já adquiriram uma base de clientes muito grande. Então, eles recebem milhões de visitas no site todos os dias. Você pode aproveitar a grande base de clientes sem criar uma nova demanda por seu produto.

2. Instantaneamente reconhecível pelos compradores

Seu produto pode ser reconhecido instantaneamente por compradores já existentes.

3. Comece a vender rapidamente, assim que fizer o upload do seu primeiro produto

Você pode ganhar confiança assim que você carrega seu primeiro produto para venda porque os clientes confiam tanto no marketplace que eles já o reconhecem como vendedor confiável.

4. Não precisa se preocupar com TI e infraestrutura

Você não precisa ter seu site ou qualquer infraestrutura de TI para vender seu produto. Você pode tirar proveito da estrutura do marketplace para você. Assim, você economiza uma grande quantidade de seu orçamento.

5. Alguns marketplaces até lidam com seu inventário

Você não precisa se preocupar com seu inventário de produtos. Alguns sites de marketplace, como o Amazon Prime, manipulam seu inventário de produtos em seu próprio depósito. Essa é outra grande vantagem de reduzir seu orçamento de gerenciamento de estoque e depósito.

6. Suporte ao cliente já estabelecido 24h/7 dias por semana

Quase todos os marketplaces têm sua própria equipe de suporte ao cliente e lidam com todas as perguntas sobre seus produtos e serviços ininterruptamente para você.

7. Os compradores pagam com confiança

Todos os sites de marketplace possuem serviços de depósito de pagamento próprios. Isso significa que o cliente paga com confiança pelo seu produto. Eles sabem que, se ocorrer algum problema, o marketplace não liberará o pagamento do vendedor e o problema será resolvida rapidamente.

8. Fácil envio de produtos e gerenciamento de entrega

Muitos marketplaces permitem o envio de produtos e gerenciamento de entrega com seu próprio serviço de correio. E você pode aproveitar esse serviço de entrega como um vendedor.

9.Teste a aceitabilidade do seu produto entre compradores

Se você está vendendo um novo tipo de produto, não pode presumir se este produto será aceitável para compradores em potencial ou não. Nesse cenário, você pode testar o produto com qualquer site de marketplace de renome.

Você pode fazer ou importar alguns produtos de amostra e tentar vender. Se os compradores aceitarem seu produto com satisfação, você poderá fazer ou importar uma grande quantidade deste produto e vender em diferentes canais de marketing.

Sua empresa precisa de capital de giro para fazer novos investimentos? Conheça a estrutura da Gyra+ que realiza financiamentos online para empreendedores digitais.

Tem alguma dúvida sobre o que é Americanas Marketplace ou sobre vendas em sites de marketplace. Pode deixar nos comentários que teremos prazer em te ajudar!

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre;
  • análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de empréstimo empresarial e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.