Marketplace Empréstimo: descubra o que é e como isso pode ajudar seu negócio

Crédito 7 de Dez de 2022

Marketplace lending é um termo relativamente novo, que vem ganhando força no Brasil, mas que já vem sendo utilizado no exterior há alguns anos.

A tradução ao pé da letra seria “empréstimos de marketplace”. Ou seja: trata-se de uma modalidade de empréstimo onde uma plataforma online conecta empreendedores a investidores.

O diferencial deste formato é que o processo dispensa a intermediação de um banco tradicional e a transação é feita de forma digital. É comum também ouvirmos a expressão online marketplace lending.

De um lado da plataforma, estão pessoas que são donas de micro ou pequenas empresas que precisam de capital para crescerem e colocarem projetos em prática. De outro, interessados em aportar recursos nestes projetos em busca de retornos financeiros no futuro.

Os dois lados são beneficiados neste tipo de transação, que possui grande potencial de crescimento.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo para explicar tudo o que você precisa saber sobre o que é e como marketplace de empréstimo.

Além disso, vamos apontar também as vantagens, os desafios e as tendências para o mercado de marketplace de crédito.

Marketplace Lending: o que é e como funciona

Antes de entender este formato de empréstimo, vale lembrar que as plataformas de marketplace ficaram muito conhecidas quando grandes marcas e lojas de departamento abriram espaço para venda de produtos de empresas menores em seu site.

O marketplace é direcionado para empresas que desejam alavancar as vendas, aproveitando a estrutura e divulgação de uma plataforma já bem conhecida do público. Um caso clássico é o Mercado Livre, por exemplo. Este é o conceito básico de Marketplace: ligar pessoas a produtos.

O marketplace de empréstimo, embora seja autorizado para qualquer tipo ou tamanho de empresa, é ideal para quem deseja investir em startups. São empresas que, em geral, possuem grandes ideias e alto potencial tecnológico, mas poucos recursos para expandirem.

Uma fintech de marketplace lending traz opções mais simples e baratas, com bom custo-benefício para quem deseja conseguir crédito. O tomador, então, faz a solicitação do montante desejado e ainda tem a possibilidade de negociar taxas e condições com os investidores. Os recursos podem vir de pessoas, empresas ou até mesmo de bancos.

É fundamental dar detalhes sobre o projeto e pontuar os motivos pelos quais ele oferece boas possibilidades de retorno, a fim de atrair mais investidores. Estes investidores, por sua vez, conseguem ter uma visão ampla do negócio, incluindo suas expectativas de risco e retorno.

O marketplace lending também engloba a modalidade P2P (peer-to-peer), o empréstimo entre pessoas, onde cada investidor decide quanto vai aportar.

Vantagens do Marketplace Empréstimo

Como vimos, o Marketplace Empréstimo nada mais é do que uma forma de simplificar o acesso das empresas aos recursos de investidores interessados em financiarem seus projetos. As exigências e altas taxas cobradas pelas instituições financeiras tradicionais ficam de fora neste processo.

Por estreitar a relação entre quem precisa de recursos e quem procura boas opções de investimento, o formato de Marketplace Lending oferece benefícios para todas as partes envolvidas. Dentre os principais, destacamos:

Menos burocracia

Uma das principais características de uma plataforma de empréstimo online diz respeito à praticidade e à menor burocracia. Afinal, o empréstimo é todo realizado em ambiente digital. Isso se traduz em mais agilidade para quem precisa do dinheiro com urgência para garantir seu planejamento financeiro e tranquilidade para quem está investindo.

Transparência nas transações

Uma das reclamações mais frequentes dos clientes de bancos é a falta de transparência. Muitas vezes, os consumidores acabam pagando valores mais altos do que o esperado ao contratarem um financiamento por não atentarem a taxas extras ou escondidas nas linhas do contrato.

No marketplace de empréstimo tudo é feito às claras, sem “pegadinha”. A pessoa que contrata o empréstimo fica a par de todas as taxas, prazos e condições de pagamento.

Acesso a dados para orientar decisões

Uma boa plataforma de empréstimo garante àqueles que querem contratar crédito para financiar o próprio negócio o acesso a dados comparativos sobre as melhores opções disponíveis.

Dessa forma, o empreendedor consegue tomar decisões mais lúcidas, evitando contrair dívidas que possam comprometer a saúde financeira do negócio.

Custo mais baixo

Sem a mediação de uma instituição financeira tradicional, é possível diminuir as taxas cobradas. Afinal, não há o custo operacional do banco. O ganho é em dobro; afinal, quem investe também consegue ampliar a margem de retorno do investimento, já que não é necessário repassar valores ao mediador.

Com taxas de juros mais acessíveis, fica mais fácil tirar aquele seu projeto do papel.

Negociação facilitada

As taxas de empréstimo são estipuladas conforme os concorrentes, público-alvo, riscos envolvidos e outros fatores. Assim, há espaço aberto para negociação entre os envolvidos.

Além disso, com acesso facilitado a dados comparativos, é possível negociar condições mais vantajosas diretamente com os investidores em potencial.

Disponibilidade 24/7

As plataformas de marketplace de empréstimo funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não há limitação de horário comercial, como é comumente observado em instituições financeiras tradicionais.

Além de poder negociar a qualquer hora, você também pode solicitar algum tipo de suporte ou esclarecer suas dúvidas sempre que precisar.

Variedade de opções de crédito

Nas plataformas online de marketplace lending, é possível encontrar diversas possibilidades de investimentos e investidores.

Assim, o responsável pela alavancagem financeira do seu projeto pode, até mesmo, ser um investidor pessoa física, que deseja apostar em novos negócios. Este é um fator positivo para ambos os lados, afinal, diversificar fontes de renda e tipos de investimentos é interessante para quem almeja maximizar seus retornos.

Desafios e tendências para o Marketplace Empréstimo no Brasil

As plataformas online de Marketplace Lending estão se consolidando como alternativas interessantes para micro e pequenas empresas que buscam recursos para acelerar os negócios ou mesmo saírem de uma crise financeira.

No entanto, ainda existem alguns entraves. Reunir empreendedores e investidores em um só espaço não é tarefa simples.

A legislação brasileira, por exemplo, é um destes obstáculos. A liberação para concluir o processo de empréstimo sem envolvimento das instituições financeiras tradicionais é recente e gera dúvidas entre os envolvidos.

O modelo de empréstimo ainda gera certa desconfiança também acerca da segurança do processo. Porém, vale a pena ressaltar que as plataformas são esclarecedoras e visam oferecer ao investidor todas as informações sobre cada projeto, bem como avaliar as chances de perdas e rentabilidades envolvidas.

Ainda assim, é recomendável que aqueles que procuram opções no mercado para investir não depositem todas as fichas somente em um negócio. O ideal é diversificar os investimentos, a fim de aumentar ganhos e diluir os riscos.

E o que esperar do mercado de marketplace de empréstimo?

Se existem desafios de um lado, do outro há um enorme potencial para avanço no Brasil.

Um relatório da Mordor Intelligence estima que, até 2026, o mercado de fintech de marketplace lending tenha uma taxa de crescimento anual composta de 11%.

Por enquanto, a Resolução BCB n° 206 determina que só são permitidas propostas de crédito nos marketplaces sem consignação ou garantia. No entanto, acredita-se que, com o tempo, essas duas modalidades possam ser implementadas.

A tendência é que surjam novas plataformas online de Marketplace Lending e o segmento entre em franca expansão, assim como tem acontecido com as fintechs.

Atentos ao que está sendo feito pela concorrência, os grandes bancos também podem se lançar neste negócio, criando seus próprios marketplaces, como já ocorreu em outros países.

E se você é empreendedor e utiliza as plataformas do Mercado Livre, SKYHUB (B2W), BLING ou Pagseguro, você pode conseguir aquele reforço que precisa para investir no seu negócio. Na Gyra+, é muito simples. São apenas três passos:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta;
  • análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 72 horas na sua conta.

Consulte as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio. Acesse nosso site, siga as orientações e aproveite o melhor de uma plataforma 100% segura.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.