Marketplace do Facebook: descubra o que é, como funciona e comece agora a vender!

Marketplace Jun 17, 2020

Você já ouvir falar no Marketplace do Facebook, mas não sabe como ele funciona, para que serve e nem como usar essa ferramenta?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Statista em 2019, o Brasil é o terceiro país do mundo com a maior quantidade de usuários cadastrados no Facebook. São mais de 120 milhões de usuários, o que equivale a mais ou menos a metade da nossa população.

Além disso os brasileiros são recordistas em tempo gasto nas redes sociais — são em torno de 650 horas mensais. Destes usuários, 68% buscam novos produtos.

Portanto, se você vende produtos na internet, é dono de um e-commerce ou está apenas considerando empreender em vendas online, confira esse post sobre como o Marketplace do Facebook funciona.

Boa leitura!

O que é o Marketplace do Facebook?

Atualmente a tecnologia é tão presente em nossas vidas que muitas pessoas encontraram nas lojas virtuais e nos serviços de marketplace um meio para vender produtos e fazer compras com mais facilidade.

Desta maneira, a maior rede social do mundo, o Facebook, não poderia ficar de fora e lançou no Brasil, em 2018, mais um recurso para que seus usuários não precisassem sair da plataforma nem mesmo para trabalhar, ou fazer suas compras.

Entao, já deu para perceber o que é o Marketplace do Facebook?

Basicamente, o Facebook Marketplace é um espaço para compra e venda de produtos, novos ou usados, que funciona para todos os usuários, ou seja, basta ter uma conta na rede social.

Esta modalidade está disponível tanto na versão mobile do aplicativo do facebook, para celulares com sistema iOS e Android, quanto na versão web e possibilita que seus usuários insiram produtos à venda e pesquisem anúncios de acordo com sua localização atual.

Assista ao vídeo promocional do Facebook e veja como estar conectado e vender seus produtos pode ser uma tarefa simples.

Buy and Sell Together: Anthem

Posted by Facebook Marketplace Community on Thursday, September 27, 2018

Para saber como o Marketplace do Facebook funciona continue acompanhando nosso post e conheça tudo que você pode fazer utilizando-o.

Quer mais dicas?

Como funciona o Marketplace do Facebook

Agora que você já sabe que para usar o Marketplace do Facebook basta estar inscrito na rede social, é importante que conheça quais são as funcionalidades que essa ferramenta oferece aos seus usuários.

O Facebook Marketplace funciona praticamente como a sua concorrente holandesa OLX, ou como qualquer outra empresa de comércio eletrônico, a plataforma online funciona como um espaço para os classificados, portanto, é possível anunciar, ou publicar, os produtos que estarão a venda sem que seja inserida uma forma de pagamento.

Desta forma, dentro desta ferramenta é possível anunciar e encontrar praticamente tudo (confira aqui como comprar e vender com responsabilidade no Facebook), mas cabe aos usuários negociar a compra e venda de produtos publicados.

Veja abaixo algumas das funcionalidades disponíveis no Marketplace do Facebook.

  • Utilize filtros para encontrar produtos específicos por categoria, novos classificados ou por distância da sua localização;
  • Ative as notificações do Marketplace e saiba quando novos anúncios são publicados perto de você;
  • Siga uma pessoa no Marketplace e receba notificações quando ela criar novos classificados.

Como usar o Marketplace do Facebook

Existem duas maneiras de usar o Marketplace do Facebook, como comprador ou como vendedor de produtos. Portanto, a seguir descrevemos de uma maneira bem simples como comprar ou vender na plataforma.

Como comprar no Marketplace do Facebook

Para comprar algo no Marketplace, é muito simples, envie uma mensagem ao vendedor para combinar a venda:

1. No seu Feed de Notícias, ou página principal, clique em Marketplace disponível no lado direito da sua tela.

2. Escolha o produto que deseja comprar dentro do Marketplace do Facebook e clique no item.

3. Por último, envie uma mensagem para o vendedor para saber se o item ainda está disponível e negociar os detalhes da compra.

Nesta etapa é muito importante que você preserve a sua segurança, por isso não deixe de conhecer as dicas que o Facebook oferece aos compradores do Marketplace.

Como vender no Marketplace do Facebook

Para vender um item no Marketplace basta criar um classificado público, ou anúncio, que poderá ser visto por qualquer pessoa no Marketplace, no Feed de Notícias, na pesquisa e em outros locais dentro ou fora do Facebook.

  1. No Feed de Notícias, posicionado do lado esquerdo da sua tela, clique em Marketplace.

2. Clique em + Criar novo classificado, ou vender algo.

3. Adicione as fotos do seu produto e clique no ícone das imagens para carregar fotos arquivadas no seu computador.

4. Adicione todas as informações de seu produto, e não se esqueça de torná-lo atrativo.

  • Informe um título, o preço e sua localização.
  • Adicione uma descrição informando por exemplo, se o produto é novo ou usado, assim você pode trazer mais confiança para a sua venda.
  • Depois, selecione uma categoria (por exemplo, Móveis ou Bebês e crianças).

5. Para finalizar clique em Avançar.

6. E, por último, selecione o público que poderá ver o seu anúncio (quer publicar somente no marketplace ou você deseja também adiciona-lo a algum grupo ou página do seu negócio?) e por fim, clique em Publicar.

Assista a um breve vídeo promocional criado pelo Facebook e veja como vender um item no Marketplace.

How do I sell an item in marketplace?

Selling on Facebook Marketplace is easy and free. Learn more: http://bit.ly/2i89CWX

Posted by Facebook Marketplace Community on Monday, December 19, 2016

Gostou do nosso conteúdo informativo sobre o Marketplace do Facebook? Ficou mais fácil de entender o que é, como funciona e como usar essa funcionalidade da maior rede social do mundo? Esperamos que sim.

Se você é empreendedor e utiliza as plataformas do Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, você pode aproveitar as integrações com a Gyra+ para auxiliar o crescimento da sua empresa.

Solicite uma proposta e descubra o crédito que cabe no seu negócio, em todos os momentos.

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.