Estratégias de marketing para e-commerce: 12 dicas valiosas para vender mais

E-commerce 5 de Dez de 2022

Quais estratégias de marketing para e-commerce você costuma adotar na sua loja virtual? Antes de falarmos sobre essas ações em si, vale a pena darmos um panorama sobre como o mercado de comércio eletrônico se encontra hoje.

Não há dúvida de que o mundo digital permitiu a consolidação das vendas online, possibilitando que muitos empresários pudessem optar pelo mercado virtual como fonte de renda.

Para você ter uma ideia, um levantamento da Ebit Nielsen mostrou que o e-commerce no Brasil bateu a marca de  R$ 182,7 bilhões em vendas. Um recorde!

Complementando esses dados, um estudo realizado pela SmartHint revelou que o faturamento do mercado brasileiro de e-commerce cresceu 785% entre o período pré-pandemia de Covid-19 e maio de 2022.

E tem mais. De acordo com o relatório The Global Payments Report 2022, estima-se que o e-commerce em terras tupiniquins cresça 95% até 2025.

Dito tudo isso, para que o seu negócio online se beneficie com essa projeção e cenário bastante otimistas, é indispensável que você se dedique a um aspecto de extrema importância: o marketing para e-commerce.

Preparamos aqui um conteúdo bem completo para você entender o que é e qual a importância do marketing para a criação de lojas virtuais de sucesso.

Você também confere nos parágrafos a seguir 12 dicas valiosas de estratégias de marketing para e-commerce que você pode implementar na sua loja e alavancar as suas vendas online.

O que é marketing para e-commerce?

O marketing para e-commerce se refere a um conjunto de estratégias que têm como foco a divulgação de uma marca que comercializa produtos ou serviços de maneira online.

A intenção do marketing para e-commerce é fortalecer a imagem de uma loja online perante seu público, visando atrair potenciais clientes e fidelizar aqueles que já fazem parte da sua base.

Veja também: Quais as diferenças entre marketplace e e-commerce?

Marketing para e-commerce: qual a importância?

Lojas online que se dedicam a fazer um bom marketing só têm a ganhar com isso. Em primeiro lugar, o marketing para e-commerce contribui para que mais pessoas tomem conhecimento sobre as soluções que se propõe a vender na sua loja.

Além disso, com as estratégias bem estruturadas, você cria uma boa reputação, fazendo com que o seu negócio seja levado em consideração pelos seus clientes quando eles precisarem de algum produto ou serviço que você vende.

Tudo isso se traduz no aumento das vendas e na ampliação da sua base de clientes que se identificam com a sua marca.

Este conteúdo também pode te interessar: Melhor plataforma para e-commerce: 9 plataformas, prós e contras e como escolher

Marketing para e-commerce: 12 estratégias indispensáveis

Lembra do levantamento da Ebit Nielsen que citamos na nossa introdução?

Pois bem. Ele também revelou que, no ano passado (2021), 87,7 milhões de brasileiros realizaram pelo menos uma compra em algum comércio eletrônico. Desse total, 12,9 milhões eram os new shoppers - nome dado àquelas que fizeram a sua primeira compra online EVER!

Tendo em vista esses dados, caso você queira levar para a sua loja alguns desses milhões de consumidores, é fundamental que você adote boas estratégias de marketing para e-commerce.

Felizmente, separamos aqui 12 dicas matadoras para você colocar em prática. São elas:

1. Cupom de desconto

O cupom de desconto chama atenção do usuário quando recebe da marca. Esse, na realidade, é um excelente plano de ação de e-commerce porque motiva os usuários a consumirem em sua loja virtual.

Uma dica é liberar os cupons em datas comemorativas, ou seja, a ação deve ser esporádica e não recorrente. Em primeiro lugar, gera a necessidade da compra urgente, além disso, não enjoa, uma vez que o usuário pode perder o interesse quando o cupom é permanente.

2. Brindes

O “gatilho da reciprocidade” é um termo que define a importância dos brindes oferecidos pelas empresas. Pense que no mundo comercial a entrega de algo valoroso, percebido como presente, tende a gerar retorno.

Em abril de 2022, a Michelob Ultra, marca de cerveja, liberou uma unidade para cada pessoa que fizesse o login no site por meio do QR Code e cadastrasse seus dados.

A ação de marketing aconteceu na 26ª Maratona Internacional de São Paulo, atraindo filas imensas para saborear o mais recente produto do mercado.

Por isso, ao lançar um novo produto ou serviço, ofereça uma pequena amostra para seus futuros clientes.

3. Guia de presentes

O guia de presentes é uma excelente alternativa para quem deseja comprar um produto para alguém, mas não sabe se combina com a pessoa.

Para isso, é possível fazer a ação por meio de fluxogramas, e-books, checklist, quiz, entre outros tipos. Assim, o guia de presentes possibilita que você dê dicas sobre o produto que combina com o perfil da pessoa e ajuda os clientes na escolha do “mimo”.

4. Cashback

O cashback se tornou uma das mais queridinhas ações de marketing para ecommerce. Criativo e diferenciado, este é um modelo que gera descontos e fideliza clientes.

A Americanas, por exemplo, tem vínculo com a Ame Digital, empresa de cashback focada em aproximar o consumidor que pensa em reduzir custos.

Em suma, o cashback funciona da seguinte forma: o cliente compra um produto e recebe a porcentagem de volta para investir novamente em sua loja. Percebeu a vantagem para ambas as partes?

5. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia para e-commerce que ajuda a posicionar a sua marca como autoridade nos assuntos aos quais ela se dedica.

Com essa estratégia, é possível atrair potenciais clientes e ajudá-los a entender mais sobre os problemas que eles enfrentam - além de apontar o seu produto como a solução ideal.

O marketing é tão valioso que, segundo o Demand Gen Report, 47% dos consumidores preferem realizar uma compra após consumir de 3 a 5 conteúdos produzidos por aquela marca.

Esses conteúdos podem ser artigos para blog posts, e-books mais aprofundados, vídeos para o YouTube ou vídeos mais curtos e educativos para o Instagram, por exemplo.

6. Faça uso de técnicas de SEO

SEO significa Search Engine Optimization - ou Otimização dos Motores de Busca. Trata-se de um conjunto de estratégias com foco em otimizar os conteúdos que você produz e o site da sua loja para que eles apareçam bem posicionados nos resultados de buscas no Google.

Com o bom uso de SEO, você consegue gerar mais tráfego para seu e-commerce de forma orgânica.

Confira no vídeo abaixo algumas boas dicas de SEO para seu comércio eletrônico:

Outra boa dica de marketing digital para vendas online é o uso de link building nos conteúdos do seu blog.

Essa é uma técnica que ajuda o Google a entender que os seus conteúdos são relevantes e que, por isso, devem aparecer entre os primeiros resultados na busca dos usuários.

Basicamente, o link building consiste em inserir nos artigos que você produz links de outras páginas com boa autoridade. O inverso também é válido - ou seja, conseguir que outros blogs façam links para os seus conteúdos.

8. E-mail marketing

O e-mail marketing não morreu, como muitos imaginam. Com uma base de leads interessada, é possível criar segmentações e fluxo de automação para que recebam conteúdos de interesse próprio.

Supomos que você tenha uma loja de bijuterias femininas. Logo, pode criar promoções de produtos para as mulheres, além de enviar conteúdos apresentados as últimas tendências do mercado, qual tipo de anel fica melhor na mão de um perfil de mulheres e por aí vai.

9. Google Ads

O anúncio pago garante bom engajamento do público. Nesse sentido, o Google Ads é uma ótima opção, pois ajuda na divulgação e reconhecimento da marca, incluindo-a entre as primeiras posições nas buscas do Google.

Ao utilizar o Google Ads como estratégia de marketing para e-commerce, sempre que o usuário da plataforma realizar pesquisas de palavras-chave relacionadas ao seu negócio, o link do seu site ou blog aparecerá entre os três primeiros resultados - com a indicação de que se trata de um link patrocinado.

Além disso, pelo Google Ads você consegue exibir banners da sua loja em sites parceiros e em outras plataformas do Google, como Gmail e YouTube.

10. Atraia novas oportunidades com anúncios para redes sociais

Ainda falando sobre anúncios, você também pode gerar mais tráfego para seu e-commerce e aumentar suas conversões ao investir no Facebook e Instagram Ads.

As redes sociais são um dos principais espaços em que as pessoas passam a tomar conhecimento sobre novas marcas e produtos.

Por meio de anúncios para Facebook e Instagram, você consegue impulsionar o alcance das suas publicações e fazer com que mais pessoas tenham contato com a sua loja. Isso contribui bastante para a geração de novas oportunidades de negócio.

11. Faça parcerias com influenciadores digitais

O marketing de influência está em alta. Muitas marcas de diferentes segmentos já entenderam o poder de influência que os produtos de conteúdo digital têm sobre suas audiências e estão utilizando isso para firmar parcerias que geram bons resultados.

Entre em contato com influenciadores digitais que possuem um público com perfil semelhante ao público do seu e-commerce e peça para que eles anunciem o produto da sua loja com um post no feed ou nos stories, por exemplo.

E você não precisa desembolsar uma fortuna para fazer essa parceria com influenciadores gigantes. Existem micro influenciadores que não possuem milhões de seguidores, mas que têm um alto engajamento com a audiência deles e que cobram valores mais acessíveis para divulgar outras marcas.

12. Unboxing

O unboxing é um modelo de investimento bastante atrativo. A empresa que deseja apostar neste mercado deve pensar com carinho em como conquistar seus clientes.

Imagine que o consumidor fez uma compra online e recebeu uma caixa personalizada bonita com recado próprio, e ainda recebeu brindes. Experiência única que tende a criar conexão com a loja virtual.

Veja como funciona na prática um serviço de unboxing:

FAQ

Como fazer marketing para e-commerce?

Para fazer marketing para e-commerce, você primeiro precisa de um bom planejamento. É nele que vão constar suas metas, orçamento disponível, plano de ação e o perfil do público que você quer atingir.

Quais são as estratégias de e-commerce?

Existem inúmeras estratégias de e-commerce para fazer sua loja online bombar. A primeira delas é criar um site bem organizado, com carregamento rápido e que esteja otimizado para dispositivos móveis. Seu foco deve ser em garantir a melhor experiência de compra possível.

Remarketing, cross e up-sell, e-mail marketing para recuperação de carrinhos abandonados, programa de fidelidade e marketing de influencia também são bons exemplos de estratégias de e-commerce.

Como é feito o marketing digital do e-commerce?

O marketing digital para vendas no e-commerce é feito totalmente online. Para isso, é possível utilizar as redes sociais para se comunicar com sua audiência e atrair potenciais clientes, criar um blog e alimentá-los com conteúdos relevantes e educativos para o seu público-alvo, utilizar técnicas de SEO para que seu site e blog sejam encontrados mais facilmente nas buscas online e investir em anúncios digitais.

Como colocar as ações de marketing para ecommerce em prática?

Testar os modelos de estratégias de marketing digital para ecommerce pode ser uma boa experiência para saber qual se encaixa melhor no seu perfil de investimento e como o público irá reagir.

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