Marketing direto: o que é e como usar no e-commerce?

Marketing 22 de Jan de 2022

O marketing direto é uma estratégia de divulgação de um produto ou serviço focado em um público com uma segmentação específica ou em um clientes que já demonstraram interesse na solução do seu negócio.

Quando falamos em marketing direto, estamos nos referindo a um dos tipos de marketing mais antigos do mundo.

Antigamente (e é assim até hoje em centros populares), os vendedores iam para os pontos onde passavam mais gente, se posicionavam em um espaço visível e gritavam anunciando suas ofertas.

Mas e quem trabalha com e-commerce? Pode usar o marketing direto? A resposta é sim! Esse tipo de marketing também é feito no mercado digital e pode ajudar bastante a aumentar as vendas.

Continue a leitura e aprenda neste artigo.

  • O que é marketing direto?
  • Quais são as principais ferramentas do marketing direto?
  • Como funciona o marketing direto?
  • Como fazer marketing direto para e-commerce?
  • Exemplos de marketing direto

O que é marketing direto?

O marketing direto é uma série de estratégias que compõem a divulgação de um produto ou serviço para um público definido, ou seja, pessoas interessadas na marca.

No caso dos e-commerces, o marketing direto pode ser direcionado para clientes que já compraram na sua loja virtual ou que abandonaram o carrinho de compras.

O foco principal desse tipo de marketing é atingir um público mais específico e, portanto, menos amplo, ao contrário de outras formas de propaganda como um anúncio na televisão.

A função do marketing direto é tanto atrair clientes novos quanto fidelizar os antigos, mantendo-os sempre ativos.

Para isso, é importante saber qual o perfil do seu público alvo (idade, gênero, profissão, interesses, renda, onde mora, etc.).

Assim, a linguagem da comunicação, as imagens utilizadas, o tipo de oferta podem ser pensados para atingir as pessoas que você deseja e tem maior potencial de comprar.

Quais são as principais ferramentas do marketing direto?

As principais ferramentas do marketing direto são:

  • telemarketing;
  • televendas;
  • catálogo;
  • mala direta;
  • folhetos;
  • e-mail marketing;
  • remarketing;
  • WhatsApp;
  • anúncios online.

Com o crescimento da internet nos últimos anos, o marketing direto ganhou novas ferramentas que facilitam a criação de ações diretas.

Isso foi um ganho significativo principalmente para pequenos negócios, pois o investimento pode ser planejado com mais precisão e ser ainda mais direcionado para o público-alvo desejado.

Um exemplo é o e-mail marketing para e-commerce. Existem diversas ferramentas gratuitas para criação e disparo que ajudam as empresas a começar a enviar seus e-mails.

Quando se trata de ações digitais como e-mail marketing e WhatsApp, é fundamental incluir um pedido de autorização para envio de mensagens promocionais para não ser considerado spam. #ficaadica

Como funciona o marketing direto?

O marketing direto funciona baseado em quatro características principais que as mensagens devem possuir. São elas:

  • Privacidade: a mensagem com a propaganda do negócio chega diretamente para uma pessoa;
  • Personalização: o conteúdo da mensagem é pensado para atingir um perfil de público com interesses específicos no qual a pessoa se encaixa;
  • Atualização: as mensagens são produzidas com agilidade e podem ser editadas com rapidez, principalmente se forem online;
  • Interatividade: o receptor da mensagem pode responder à empresa criando uma interação por meio do canal utilizado.

Como fazer o marketing direto para e-commerce?

Para que uma estratégia de marketing direto dê certo, é importante fazer um bom planejamento das campanhas.

Aprenda quais são as etapas para fazer um marketing direto eficaz:

1. Conheça o público-alvo do seu negócio

Como o marketing direto é uma ação direcionada, é importante conhecer o perfil do público-alvo que o seu negócio deseja alcançar.

O público terá uma determinada idade, interesses, será de um gênero, terá uma renda e morará em uma região X.

Tudo isso vai ajudar a construir um material alinhado com essas características que têm mais chances de chamar a atenção.

2. Escolha a melhor ferramenta de marketing direto

Cada ferramenta de marketing direto tem um custo para ser colocada em prática. No caso dos e-commerces, e-mail marketing, WhatsApp e anúncios patrocinados em redes sociais e outros canais podem funcionar. O perfil do seu público ajuda bastante a definir qual será mais útil.

3. Planeje a abordagem do conteúdo

O conteúdo é o que vai estar escrito na mensagem de marketing direto, seja falada ou escrita. Três abordagens que valem a pena explorar são:

  • senso de urgência: ofertas por tempo limitado sempre atraem clientes;
  • vantagens: oferecer vantagens como descontos, cupons ou frete grátis são formas simples e eficientes de conseguir uma decisão de compra rápida;
  • ofertas exclusivas: receber algo exclusivo faz o cliente se sentir importante e ficar mais propenso a comprar.

4. Faça um teste inicial

Se for sua primeira vez investindo em uma ação promocional de marketing direto, selecione um grupo de clientes e teste sua ideia de campanha. Assim, você pode avaliar os resultados e fazer ajustes baseados nos feedbacks.

5. Acompanhe os resultados

Por fim, para fazer um marketing direto de qualidade é importante avaliar os resultados e considerar a opinião dos clientes para montar campanhas cada vez mais alinhadas com seu público.

Exemplos de marketing direto

O marketing direto continua sendo um recurso relevante dentro da estratégia das empresas.

Os cupons de desconto das redes de fast food são um exemplo simples e prático. Esse também é um recurso muito utilizado por lojas virtuais. Os cupons podem oferecer benefícios como desconto, frete grátis ou ganho de brinde.

Outra alternativa de marketing direto são catálogos de vendas como o das grandes marcas de cosméticos. Esse material, hoje, pode ser feito em formato digital e enviados via WhatsApp, por exemplo, como ação para e-commerce.

O remarketing também é um exemplo de marketing direto para e-commerces, pois direciona os anúncios exclusivamente para clientes que já compraram da sua empresa ou que abandonaram o carrinho.

Gostou de saber mais sobre o que é marketing direto?

Investir no marketing direto é uma forma simples e eficiente de fortalecer a estratégica de marketing da sua loja virtual.

Então, separe uma parte do seu orçamento para fazer essas ações e conquistar mais vendas.

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