6 passos para criar uma loja virtual para pequenos negócios: o que não pode faltar

E-commerce 14 de Set de 2020

O mercado de hoje pede que nossas empresas estejam cada vez mais conectadas. Para quem está começando ou buscando crescer o desafio é ainda maior quando pensamos em criar uma loja virtual para pequenos negócios. Se você não sabe por onde começar, continue lendo esse artigo.

O comércio virtual não para de crescer. Em 2019 teve um salto de 22,7% no faturamento, alcançando os R$ 75 bilhões. Já 2020, com o cenário de incertezas gerados pela Pandemia do Covid-19, fez com que até os consumidores mais desconfiados tivessem que se habituar às compras virtuais.

Segundo a Neotrust/Compre&Confie, uma empresa de inteligência de mercado, cerca de 5,7 milhões de consumidores fizeram sua primeira compra online no Brasil entre Abril e Julho de 2020.

Nesse cenário,  criar uma loja virtual se tornou investimento muito estratégico, inclusive para pequenas empresas.

Mas, como criar uma loja virtual para pequenos negócios? Por onde começar? Se você também tem essas dúvidas veja o passo a passo para começar o seu negócio virtual.

Loja virtual para pequenos negócios: como criar a sua [passo a passo]

Como criar uma loja virtual para pequenos negócios? Siga nosso passos a passo:

  1. Escolha a plataforma
  2. Definir a parte visual
  3. Cadastrar produtos
  4. Capriche nas fotos e descrição dos produtos
  5. Cadastrar métodos de pagamento e entrega
  6. SAC e Perguntas frequentes

Entenda cada etapa, a seguir!

1. Escolha a plataforma

O mais importante na hora de começar uma loja virtual para pequenos negócios é saber qual a melhor plataforma para o seu produto, considerando aspectos como:

  • volume de venda,
  • capacidade de entrega e etc.

Quanto mais complexo for seu negócio mais completa tem que ser a plataforma escolhida.

Existem diversas plataformas no mercado e cada uma delas vai te apresentar um diferencial ou outro.

Como estamos falando de  criar uma loja virtual para pequenos negócios, é aconselhado começar com as versões mais simples e de baixo custo ou mesmo sem custo algum como a Loja Integrada.

Cada tipo de negócio vai pedir uma funcionalidade, alguns vão te oferecer aplicativos da própria plataforma, outros suporte 24h, Então veja aqui as melhores plataformas de e-commerce do mercado e escolha a que melhor te atender e couber no seu bolso.

2. Definir a parte visual

Outro passo importante para criar uma loja virtual para pequenos negócios é a parte visual do seu e-commerce.

Algumas plataformas vão te oferecer mais opções de personalização do layout da loja virtual que outras, então é importante ver o que seus concorrentes fazem para não acabar fazendo uma plataforma muito semelhante.

Outro ponto importante é adequar a identidade visual do site a sua marca e ao seu público, nesse sentido a necessário ficar atento :

  • às cores da logomarca e aplicação delas dentro do site, caso não haja um manual de marca faça simulações dentro da plataforma para escolher a melhor forma,
  • menu bem distribuído para facilitar a localização de tudo,
  • layout menos poluído e simples é uma boa para o início.

Veja nesse vídeo como escolher o layout da sua loja virtual de forma simples:

3. Cadastrar produtos

Outro passo importante é o cadastro de produtos. Mesmo que você tenha um negócio de pequeno porte é essencial que o site seja sempre atualizado.

Não tem nada mais desagradável para o  consumidor do que passar por todo o processo de pesquisa e escolha do produto e na hora de finalizar a compra ele ser avisado de que o produto está em falta.

Isso só facilita a vida do seu concorrente, porque esse cliente vai direto fechar a compra pela qual ele já decidiu, em outro lugar.

Por isso, é primordial que você tenha um controle de estoque acompanhado de perto para que não tenha nada anunciado no site que não possa ser entregue.

4. Capriche nas fotos e descrição dos produtos

Além de manter no site apenas os produtos que você tem condição de entregar no prazo, é muito importante que todas as informações e detalhes de todos os produtos estejam corretas e que as fotos sejam as mais fidedignas possível.

Claro que produzir fotos de produtos de alta qualidade requer um investimento, mas elas são uma ferramenta muito eficaz na hora da decisão de compra.

Se as fotos forem muito genéricas, de baixa qualidade ou não originais (retiradas de bancos de imagens) as chances do usuário sair para pesquisar mais e acabar caindo em outro site são maiores.

Por isso sempre fique atento a:

  • manter os dados dos produtos com informações atualizadas e verdadeiras
  • colocar as melhores fotos e com a maior quantidade de ângulos
  • se possível, faça vídeos usando o material de forma mostrar suas melhores qualidades
  • estimule o cliente a levar seu produto com descrições com mais apelo emocional e não somente técnico

Para saber algumas dicas simples de como melhorar as fotos dos seus produtos veja esse vídeo:

5. Cadastrar métodos de pagamento e entrega

Pagamentos

Mais um passo fundamental para você criar sua loja virtual para pequenos negócios é o cadastro de formas de pagamento e entrega.

Quando o cliente chega ao checkout é interessante que você tenha variedade de opções de formas de pagamento para garantir a compra.

O número de pessoas que otimizam o tempo fazendo suas compras sem sair do celular só cresce. Segundo a pesquisa da Global Consumer Insights feita em 2019, cerca da metade dos brasileiros fazem compras diretamente no smartphone.

O fato de aplicativos de bancos e serviços de cartão de crédito serem acompanhados diretamente no celular proporciona que em apenas alguns toques a compra seja realizada, por isso quanto mais formas remotas você puder oferecer ao seu cliente na hora de pagar melhor.

No entanto quanto mais formas, mais custo você terá, por isso é importante equilíbrio na hora de escolher as melhores formas de pagamento para oferecer.

Sobre esse assunto indicamos que você acesse o artigo, “5 exemplos de Gateway de Pagamento que oferecem segurança para seu negócio!”. Ele vai dar uma visão mais completa sobre o pagamento e recebimento de compras virtuais.

Entregas

Diferentemente da compra em loja física, a compra online tem como característica um processo de vendas mais longo, enquanto que na loja física o cliente escolhe, paga e leva, no mercado virtual a etapa da “entrega” é feita por você através de um serviço de frete.

É importante ficar atento a experiência do cliente no processo de compra, por isso fique atento sempre em:

  • manter seu cliente atualizado sobre o status da compra,
  • assegurar a qualidade e rapidez do serviço de entrega,
  • manter um canal aberto com o consumidor para que ele acompanhe o pedido

6. SAC e Perguntas Frequentes

Por fim é muito importante que ao criar uma loja virtual para pequenos negócios, que se estabeleça um canal claro e fácil de comunicação com o cliente.

Seja por meio de e-mail, chat ou até chatbot é importante que seu cliente não tenha dificuldades em falar com você.

Ele precisa saber como funciona o processo compra dentro do seu site, mesmo que ele já seja acostumado a fazer compras pela internet é importante que seja claro o caminho desde a escolha do produto até o acompanhamento da entrega dele.

Por isso, é interessante pegar casos mais ilustrativos de problemas comuns e criar uma aba de perguntas frequentes no site. Você consegue identificar esses problemas através dos comentários no site e nas redes sociais além pesquisas de satisfação por e-mail com os clientes.

Apoio financeiro para sua loja virtual

E agora, já se sente mais preparado para começar sua loja virtual para pequenos negócios?

Uma das questões que impedem a abertura ou crescimento de lojas virtuais para pequenos negócios é a falta de capital de giro e capital de investimento.

Se você esbarrou com esse empecilho, indicamos que conheça a GYRA+ uma solução de financiamento de negócios digitais que que pode ajudar você a dar mais esse passo dentro da sua empresa.

Quer entender como tudo isso funciona na prática? No vídeo abaixo apresentamos o modelo de linha de crédito para empresas da GYRA+. Lembrando que você faz tudo de casa, sem precisar ir ao banco.

Em três passos simples você tem acesso a linha de crédito para empresas e poderá investir na manutenção do seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte suas contas do Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul;
  • a análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 24h na sua conta.

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