Hospedagem para loja virtual: como escolher o melhor serviço?

Tecnologia 29 de Jan de 2021

A hospedagem para loja virtual é um detalhe técnico importante para vender na internet, afinal os dados, as imagens, os códigos e outros arquivos precisam ser armazenados em um servidor ativo 24h.

Por isso, é importante escolher um serviço de qualidade que vai atender o seu negócio na proporção que ele precisa.

No início das operações, por exemplo, dificilmente você vai precisar de uma hospedagem com muito espaço e alta capacidade de tráfego.

Então, um servidor mais simples é capaz de dar conta e, futuramente, com o crescimento da empresa, o investimento pode ser melhorado.

Para escolher a solução mais adequada é importante entender como funciona a hospedagem de sites na internet. Continue lendo e entenda tudo sobre esse serviço!

O que é hospedagem site e-commerce?

A hospedagem para site e-commerce ou para qualquer outro tipo de site da web é um serviço que fornecedores específicos vendem para armazenar dados de um site.

Dessa forma, para que as imagens dos seus produtos, os links, as integrações, os dados e outros arquivos criados por código fiquem ativos é preciso de um espaço em um servidor.

Esse espaço hospeda esses elementos técnicos da loja virtual para que ao digitar a sua URL na barra de endereços do navegador, os dados sejam carregados exibindo o site.

A hospedagem para loja virtual é essencial, principalmente se você vai estruturá-la do zero, personalizando toda a interface do site.

Mas se esse não é o seu caso, existe outra opção que falaremos mais adiante.

Como funciona a hospedagem de sites para loja virtual

Agora que você sabe o que é hospedagem, vamos explicar como ela funciona para entender ainda melhor sua importância.

Os serviços de hospedagem possuem um espaço em um servidor físico e vendem fatias desse espaço para seus clientes.

Assim, ao adquirir um plano de um site de hospedagem, toda base de códigos, as imagens, as integrações, os arquivos que formam suas páginas estarão disponíveis com segurança para os usuários.

Função do domínio

O esquema descrito acima funciona interligado ao domínio que é o seu endereço ‘www’ que vai ser digitado na barra de navegação.

O domínio, geralmente, é o nome do próprio negócio. Para garantir que ele está disponível, você pode pesquisar nos mecanismos de busca e em sites de registro de domínio como o Registro.br, GoDaddy, entre outros.

Com os serviços de domínio e hospedagem definidos, o programador, o profissional que vai montar o site, terá a base para trabalhar.

E quais são os tipos de hospedagem que existem?

Tipos de hospedagem para loja virtual

Existem três tipos de hospedagem para loja virtual diferentes e o que vai definir qual delas você precisa é o tamanho do site.

Quanto mais complexa for a estrutura, maior deve ser o espaço de armazenamento do servidor.

Conheça os tipos de hospedagem existentes para loja virtual:

1. Hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada, como o próprio nome diz, é a opção de compartilhar um mesmo servidor com outros sites.

Mas isso não significa que os sites se misturam. Cada um tem sua parte separada dentro do servidor.

A principal vantagem dessa opção é o custo-benefício que ajuda bastante os empreendedores que estão começando e não precisam de um serviço complexo e caro logo de início.

2. Virtual Private Server (VPS)

O Virtual Private Server (VPS), em português, Servidor Virtual Privado é uma segunda opção de hospedagem para loja virtual.

Nesse tipo de hospedagem, um servidor físico é dividido em vários servidores virtuais separados com recursos mais potentes para processamento de dados, tráfego, espaço em disco e memória RAM.

Então, se o site da sua loja virtual precisa de um upgrade, mas ainda não tem uma estrutura tão complexa que precise de um servidor dedicado, o VPS é a melhor opção.

3. Servidor dedicado

Esse tipo de hospedagem é utilizado pelos grandes sites de e-commerce com operação nacional e até internacional.

Os servidores dedicados são reservados totalmente para um único site, por isso, tem capacidade de processamento e armazenamento maiores para receber um alto volume de acessos e abrir o site com rapidez.

Qual o melhor site de hospedagem para e-commerce?

No Brasil, existem diversas opções de sites de hospedagem e para escolher o melhor para o seu negócio, é importante checar o recursos oferecidos como:

Disponibilidade de suporte técnico ao cliente

O seu fornecedor de hospedagem deve ter um serviço de suporte técnico para auxiliar em qualquer emergência ou eventual queda no servidor.

Verifique a disponibilidade — 24h ou em horário comercial, todos os dias ou só de segunda a sexta — pois é um serviço importante de saber como funciona.

Protocolos de segurança de hospedagem

Um site que é e-commerce precisa de todos os protocolos de segurança para garantir que o acesso e as transações realizadas sejam seguras e mantenham os dados do cliente em sigilo.

Certificado de segurança (SSL), sistema de backup e conexão com sistema antifraude são alguns detalhes importantes.

Variedade de planos

A variedade de planos é importante para você não precisar contratar uma opção com muito mais recursos do que você precisa e gastar mais do que o necessário. Compare os fornecedores para fechar a melhor oferta para montar o seu negócio.

Qualidade técnica do serviço

A qualidade técnica do serviço de hospedagem para loja virtual é um detalhe fundamental para garantir que seu site ficará no ar sem interrupções ou quedas no servidor.

Cheque a satisfação dos clientes e pesquise no ReclameAqui se existe reports relacionados a qualidade técnica.

Hospedagem para loja virtual X Plataforma para e-commerce

Você pode estar se perguntando: “e se eu não quiser montar um site, como posso começar a vender na internet?''.

Nesse caso, existem várias opções de serviços para montar uma loja virtual que oferece uma estrutura pronta com hospedagem incluída. Entre elas estão:

Dá para vender por todos esses canais sem se preocupar em contratar um serviço de hospedagem específico.

Gostou das dicas de hospedagem para loja virtual?

Agora que você sabe como funciona a hospedagem para loja virtual pode contratar o melhor serviço, com todos os recursos que você precisa.

Na hora de começar um negócio, inclua a hospedagem no planejamento financeiro e também o valor de manutenção do plano.

Assim, você consegue planejar o investimento certo para abrir seu negócio e começar a vender e obter suporte financeiro, se necessário.

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.