Conheça os Golpes mais Comuns da Internet e como não Cair neles

Golpe Digital 24 de Set de 2021

Quem nunca fala de alguém que caiu em algum golpe do Whatsapp ou que teve seu cartão clonado, ou até mesmo perdeu dinheiro em esquemas de pirâmide na internet?

Pois é! Assim como no mundo real, o mundo digital também está repleto de pessoas mal intencionadas querendo aplicar golpes das maneiras mais criativas e inimagináveis. Portanto, os cuidados no mundo virtual devem ser reais, assim como os que você tem no dia a dia, ou seja, visitando lojas produzidas e não expondo e compartilhando informações pessoais e pessoais com estranhos.

Infelizmente, somos o país com o maior número de golpe na internet. Em 2020, segundo dados da Kapersky, 1 em cada 5 brasileiros sofreu ao menos uma tentativa de golpe. No mesmo ano, mais de 5 milhões de brasileiros também foram vítimas do crime de clonagem do Whatsapp (fonte: Psafe).

Em 2020, segundo dados da Kapersky, 1 em cada 5 brasileiros sofreu ao menos uma tentativa de golpe.

Os números sobre vazamento de dados também são impressionantes. Somente de janeiro a abril de 2020, a quantidade chega na casa dos milhões, como você pode ver abaixo.

  • 223 milhões de CPFs
  • 40 milhões de CNPJs
  • 100 milhões de contas de celulares
  • 104 milhões de registros de veículos
  • 12 milhões de crédito

(fonte: Psafe)

Precisamos tomar muito cuidado, redobrando a atenção e nos mantendo sempre informados para não virarmos mais uma estatística. Foi com essa preocupação em mente que preparamos esse artigo com os tipos de golpes mais comuns e dicas de como evitá-los. Vamos lá?

Você conhece os golpes mais comuns da Internet?

Phishing

Trata-se de um truque para manipular a vítima a fim de obter informações confidenciais, como senhas, dados financeiros, dados bancários, números de cartão de crédito ou simplesmente dados pessoais.

Para isso, os golpistas enviam milhões de mensagens de spam por dia, na “tentativa” de pescar suas vítimas e induzir o clique em links maliciosos.

Como evitar:

Não acesse sites suspeitos e, muito menos, insira seus dados em qualquer campo de cadastro. O mesmo vale para a instalação de aplicativos fora das lojas oficiais. Sempre confira o endereço do site antes de clicar num link ou botão, para verificar se está realmente em um ambiente seguro e oficial. Assim, você evita ou phishing e o roubo de seus dados.


Trata-se da falsificação do perfil ou da autenticação da conta ou clonagem em outros dispositivos. Em ambos os casos, os golpistas fingem ser você para tentar extorquir dinheiro de seus contatos, geralmente com papo de “faz uma transferência pra mim, por favor? Hoje mesmo eu te transfiro. Agora estou na rua e não estou conseguindo ”.

Como evitar:

Recomenda-se utilizar a autenticação de dois fatores para fazer login no aplicativo, evitando compartilhar suas senhas pelo próprio aplicativo. E, caso alguém entre em contato com você pelo app pedindo dinheiro, ligue para a pessoa e confirme se é ela mesma quem está solicitando.

Taxa do Depósito

Trata-se do pagamento antecipado de uma taxa inventada para liberação do depósito do valor do empréstimo. Você sabia que isso é crime?

As formas de contato são as mais diversas, desde contato por Whatsapp, telefone e e-mail. Nela, os golpistas oferecem empréstimo ou financiamento com taxas de juros bem inferiores às praticadas no mercado. Depois que o valor  é supostamente aprovado, te informam que é preciso fazer um depósito bancário para ressarcir despesas.

[...] não deixe seus dados de contato, como e-mail ou número de telefone celular, em comentários nas redes sociais ou em perfis de instituições financeiras com as quais você está em contato [...]

Como evitar:

Desconfie de quem oferece empréstimo ou dinheiro fácil, sem ao menos realizar uma avaliação de crédito com a verificação de documentos, e principalmente de quem cobra qualquer tipo de taxa antecipada para depositar o valor na sua conta.

Além disso, não deixe seus dados de contato, como e-mail ou número de telefone celular, em comentários nas redes sociais ou em perfis de instituições financeiras com as quais você está em contato, como a GYRA+, por exemplo. Os golpistas podem usar seu telefone ou e-mail para entrar em contato com você se passando pela instituição.

Perfil Falso

Trata-se de um perfil idêntico ou muito parecido com o das empresas nas redes sociais, que oferece falsas promoções ou sorteios para aplicar outros tipos de golpes, como o phishing.

Como evitar:

Não participe de promoções, leilões virtuais e sites de cupons com preço muito abaixo do mercado. Sempre desconfie de mensagens com promoções que parecem imperdíveis e não aja por impulso. Recomendamos pesquisar o preço do mesmo produto em outros sites de venda. Assim você evita cair numa grande roubada! Literalmente.

Caso desconfie do perfil, procure pelos canais oficiais de atendimento no site da empresa ou entre em contato por mensagem direta no perfil verificado. Assim, você evita o contato de oportunistas.

Boleto Falso

Trata-se da falsificação do código de barras dos boletos de cobrança, onde os pagamentos são feitos diretamente para os fraudadores.

Há versões com páginas falsas que simulam o mesmo ambiente onde as vítimas acessam para baixar o arquivo, sem suspeitar que estão caindo em um golpe.

Como evitar:

Antes de realizar o pagamento do boleto, verifique se os dados comerciais, como CNPJ, razão social, endereço, informações de contato e etc, estão corretos. Caso haja alguma divergência, não pague. Atente-se também ao meio pelo qual está recebendo o boleto, pois mensagens de Whatsapp, celular e e-mail podem ser manipuladas pelos golpistas.

Caso esteja fazendo uma compra online pela primeira vez com uma empresa que não seja conhecida, verifique a idoneidade dela. Pesquise sobre ela em portais de notícias e leia as avaliações de clientes que já fizeram negócio com a empresa. Assim você se certifica de que a empresa é verdadeira.

Golpe do Código QR

Trata-se do envio de QR codes por mensagens ou endereços de e-mail desconhecidos ou a troca do código QR dentro dos estabelecimentos por outro que contém um link malicioso, capaz de roubar os dados da vítima ao apontar a câmera do dispositivo.

Como evitar:

Desconfie se houver erros de digitação ou se a URL estiver encurtada. Verifique também se a página está protegida por um Certificado SSL clicando no cadeado do navegador.

Infelizmente, não é possível identificar um QR code falso só olhando para a imagem, mas você pode tomar algumas medidas para evitar um golpe, como o uso de antivírus. Caso escaneie o QR code, verifique a URL para a qual você está sendo direcionado. Desconfie se houver erros de digitação ou se a URL estiver encurtada. Verifique também se a página está protegida por um Certificado SSL clicando no cadeado do navegador. A página deve estar protegida por um certificado emitido para o mesmo endereço (URL) que você está. Por último, se surgir um formulário para preenchimento, tome cuidado. Só prossiga caso tenha certeza de que se trata de uma página verdadeira.

Bug do Pix

Nesse golpe, são compartilhados vídeos e mensagens, sobre um suposto bug do PIX, que afirmam ser possível ganhar o dobro do valor, quando transferido para chaves aleatórias.

Os criminosos, então, compartilham chaves específicas, e as vítimas acabam enviando dinheiro para a conta dos golpistas na esperança de ganhar dinheiro fácil.

Como evitar:

"[...] nunca transfira nenhum valor para contas desconhecidas esperando um retorno financeiro.

Como diz o ditado, “Tudo que vem fácil, vai fácil”. Querer tirar vantagens de supostos bugs ou falhas para ganhar dinheiro rápido e fácil, nunca é uma boa escolha. Portanto, nunca transfira nenhum valor para contas desconhecidas esperando um retorno financeiro. Para o caso de precisar de dinheiro rápido e fácil para pessoa física e de forma legal, conte com empresas sérias, como a GYRA+ para fazer sua solicitação e avaliação.

“Caí em um golpe! E agora?”

Caso seja vítima de um golpe na internet, é importante ter em mãos o máximo de provas do crime. Colete evidências que comprovam o fato ocorrido, como:

  • Histórico das conversas
  • Trocas de e-mails
  • Prints ou capturas de tela

Se for possível, registre as provas no cartório. Você pode registrar uma ata notarial em um cartório para obter a declaração de que todas as evidências coletadas são realmente verdadeiras. Dessa forma, as evidências servirão como prova em uma possível ação judicial.

Na sequência, registre o seu boletim de ocorrência na delegacia. Leve todas as evidências coletadas e registradas em cartório a uma delegacia para formalizar a denúncia do caso e dar início às investigações. O ideal é ir até uma delegacia especializada em crimes cibernéticos, mas caso não seja possível, a denúncia pode ser feita em qualquer delegacia.

Para fraudes em compras online, acione o Procon.

Para fraudes em compras online, acione o Procon. Para isso, tenha em mãos todos os documentos, números de protocolo e comprovantes referentes à sua compra online antes de ligar para o número 151 e acionar o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

Não falta criatividade para a aplicação de golpes na internet. Com os negócios cada vez mais digitalizados e à medida que novas tecnologias são desenvolvidas, aumentam a variedade de ameaças. Por isso, é importante nos mantermos atualizados e informados para evitar cair em golpes. Lembre-se: na dúvida, desconfie.

E você? Achou esse artigo útil? Compartilhe com familiares e amigos, você pode ajudar a evitar que eles caiam nessas armadilhas do mundo digital!

Fontes:

https://www.psafe.com/blog/roubo-de-identidade/

https://www.psafe.com/blog/whatsapp-clonado-2/

Cartilha de Segurança para Internet
Materiais que abordam os riscos no uso da Internet, com dicas e recomendações para aumentar a sua segurança.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.