Golpe do empréstimo consignado: como não cair?

Empréstimos 13 de Jan de 2021

O golpe do empréstimo consignado é uma prática que está ameaçando a renda de aposentados, pensionistas e outros profissionais com carteira assinada que estão em busca de crédito.

Esse tipo de golpe geralmente acontece em aplicativos como o WhatsApp, fora dos canais oficiais das empresas e os golpistas são muito perspicazes e conseguem enganar só com a conversa.

Para não cair no golpe do empréstimo, é importante estar atento à negociação, além de evitar as facilidades.

Atualmente, é possível obter ofertas de empréstimo online com condições vantajosas e realistas com empresas sérias e confiáveis.

Quer passar longe do golpe do empréstimo consignado e aprender a denunciar caso algo errado aconteça?

Continue lendo e aprenda como identificar os sinais do golpe de empréstimo pela internet.

Como não cair no golpe do empréstimo

É importante ter atenção na hora de solicitar um empréstimo porque o que os golpistas mais exploram é a vulnerabilidade das pessoas.

Quando se está em uma situação onde a necessidade de dinheiro é urgente, a pressa é a inimiga número um de uma boa negociação.

Para te ajudar a fugir de qualquer tentativa de golpe do empréstimo consignado, fique atento aos seguintes detalhes:

1. Contato e negociações via WhatsApp

A primeira regra de como não cair no golpe do empréstimo é nunca negociar em aplicativos de mensagem como WhatsApp ou Telegram.

As instituições financeiras sérias possuem canais de atendimento próprios e todo processo — da solicitação ao fechamento da proposta — acontece por eles.

O principal meio de comunicação é o site oficial. As fintechs são as que mais utilizam esse meio para fazer empréstimo online.

As instituições financeiras tradicionais operam, na maioria das vezes, em uma sede física.

Então se receber uma proposta via WhatsApp desconfie e não responda.

2. Ofertas inacreditavelmente vantajosas

Um detalhe comum do golpe do empréstimo consignado são as propostas inacreditavelmente vantajosas.

Para convencer, os golpistas não poupam falar de facilidades e como tudo vai dar certo, sem colocar nenhum empecilho ou burocracia.

O processo de solicitação de um empréstimo hoje realmente é mais simples e menos burocrático, especialmente o empréstimo online, mas isso não significa que as análises e documentações são deixadas de lado.

Se ao receber uma mensagem, você não se ligou que é pouco convencional o contato por WhatsApp, o segundo alerta é o excesso de facilidades para fechar o empréstimo.

Leia também: Guia completo para os diferentes tipos de empréstimos para empresas.

3. Taxas de juros desencontradas

Outro detalhe que denuncia que a proposta pode ser um golpe do empréstimo consignado é o desencontro nas informações das taxas de juros.

Fique atento ao valor informado desde os primeiros contatos e compare depois com o contrato enviado. Nos golpes, o valor da taxa de juros nunca bate e isso indica que a proposta é falsa.

Muitas vezes, o golpista tenta convencer fugindo do assunto e afirmando que o valor é muito baixo, vantajoso, que você nem vai ver as parcelas passarem.

Infelizmente, isso é quase impossível, pois todo empréstimo tem juros e eles impactam o custo efetivo total (CET), portanto, os juros e taxas devem estar bem claros e descritos no contrato.

4. Pagamento antecipado

Uma das evidências mais claras do golpe do empréstimo consignado é o pagamento antecipado com a justificativa de ser um "depósito de segurança”.

Porém, todas as instituições financeiras sérias, sem exceção, não exigem pagamento antecipado para a liberação do empréstimo.

O pagamento começa após a liberação do dinheiro e no contrato é descrito a quantidade de parcelas, valor, juros e o custo total.

Se a cobrança da antecipação não chamar sua atenção, observe o tipo de conta. Os golpistas sempre usam contas bancárias como pessoa física, o que torna o golpe ainda mais evidente.

5. Proposta facilitada para negativados

Via de regra, os empréstimos para negativos são mais burocráticos e possuem taxas de juros mais altas.

No golpe do empréstimo consignado, os golpistas tentam ganhar a atenção com propostas tentadoras e incrivelmente facilitadas.

Com esse golpe, eles tentam roubar dados para usar em outros tipos de fraude financeira e aumentar seu prejuízo.

Por isso, não informe dados pessoais como CPF, identidade, entre outros por conversas de WhatsApp.

Como denunciar um empréstimo falso?

Ao cair em um golpe do empréstimo consignado ou de empréstimo online, primeiro, reúna todas as conversas trocadas e outras evidências que podem ser usadas como provas.

Depois, faça um boletim de ocorrência na Polícia Civil da sua cidade e com o número, registre uma queixa na Ouvidoria do INSS, do Banco Central e também do Procon.

Caso os seus dados tenham sido usados para solicitar um empréstimo sem o seu consentimento, entre em contato com a instituição financeira, levando o boletim de ocorrência e os arquivos que comprovam a conversa.

Assim, você tem a chance de reverter o processo, comprovando o não-envolvimento na solicitação.

Mas empréstimo online é seguro?

As fintechs, instituições financeiras nativas digitais, operam 100% online e tem padrões que garantem a segurança das negociações e dos dados dos clientes.

Mesmo não mantendo uma sede física para atendimento dos clientes, são empresas com registro no Banco Central, o que garante a legalidade das suas operações.

Além disso, o site tem os protocolos de segurança necessários (na barra de endereços deve aparecer um cadeado verde e a URL deve ter o ‘https’).

No site oficial, as empresas apresentam o passo a passo, explicando o jeito certo para obter uma proposta ideal para o seu perfil de crédito.

Não caia nunca mais em golpe de empréstimo!

Precisa de crédito para investir no seu negócio? Seguindo os requisitos acima, você vai conseguir encontrar uma solução que cabe no seu bolso! A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 24 horas.

Solicite uma proposta em nosso site, e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, SafraPay, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.