Faturamento de vendas: o que é e como calcular o seu? Guia prático!

Finanças 14 de Nov de 2022

Você calcula o faturamento de vendas da sua loja virtual? Saiba que esse indicador financeiro tem um papel importante na hora de acompanhar o crescimento do seu negócio.

Aliado a outros indicadores como ticket médio, taxa de conversão, Custo de Aquisição por Cliente (CAC), entre outros, é possível avaliar se as suas estratégias de vendas estão gerando retorno ou se ainda precisam de investimento.

A gestão financeira é uma parte do trabalho de ser dono da própria empresa que gera muitas dúvidas e sobre as quais os empreendedores têm muitas dificuldades.

Por isso, é importante estudar e conhecer desde os detalhes mais simples, como calcular o faturamento, até métodos de organização e gerenciamento de dados.

O faturamento de vendas está atrelado a continuidade ou não da sua loja virtual no mercado. Então, para te ajudar a aprender mais sobre esse indicador, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber.

Nas linhas a seguir, você vai entender o que é, qual a importância e como fazer o cálculo do faturamento de vendas.

Além disso, vamos te ensinar como fazer previsão de faturamento para que você consiga planejar melhor suas estratégias de negócio e se preparar para lidar com cenários futuros.

Boa leitura!

O que é faturamento de vendas?

O faturamento é o resultado da soma dos valores de todas as vendas realizadas, podendo ser medido mensalmente ou em qualquer outro período de análise.

Ou seja, o faturamento de vendas se refere a todo dinheiro que entrou no caixa como resultado do trabalho de vendas, seja ele de venda de produtos ou da prestação de serviços.

Geralmente, as empresas acompanham o faturamento mensal, mas também fazem o cálculo do faturamento do ano.

Suponha que você, na sua loja online, venda seus serviços de consultoria e no mês vigente você fechou com cinco clientes um plano mensal de R$ 2.500. Nesse exemplo de faturamento mensal, o valor obtido será de R$ 12.500.

Então, quanto mais a sua loja virtual vender, maior será o faturamento de vendas no fim do mês.

Analisando o faturamento isoladamente, não é possível afirmar que sua empresa está sendo, de fato, um sucesso e altamente lucrativa, mas é o primeiro passo para começar a analisar o desempenho financeiro das atividades.

Qual é a diferença entre receita e faturamento?

Aqui, vale um parênteses antes de prosseguirmos para destacar a diferença entre receita e faturamento.

A receita é a soma total dos valores que realmente entraram no caixa da empresa no mês. Já o faturamento é a previsão dos valores que vão entrar em caixa.

Para entender melhor, imagine que em sua loja virtual de eletrônicos foram realizadas 20 vendas de celulares e todas as compras foram parceladas em sete vezes. Isso significa que o valor cheio também vai entrar no caixa dividido em sete parcelas.

Então, ao calcular o faturamento de vendas no mês que essas 20 vendas foram feitas, você inclui o valor total de cada celular.

Mas, então, como calcular receita de vendas?

Bom, na hora de calcular a receita, você vai somar a primeira parcela que vai ser debitada naquele mês referente a cada compra.

Em alguns casos, é possível fazer a antecipação de recebíveis para ganhar capital de giro. Porém essa operação possui juros e não deve ser feita com frequência.

Veja também: Qual a diferença entre lucro e faturamento? Entenda!

Tipos de faturamento de vendas em uma empresa

Agora que você já sabe o que é o faturamento em vendas, é importante saber que existem dois tipos: o faturamento líquido e o faturamento bruto.

Faturamento bruto

O faturamento bruto é o cálculo mais direto em que você pega o valor do produto e multiplica pela quantidade vendida. Caso você venda mais de um tipo de produto, depois de multiplicar cada item pelo número de vendas, basta somar todos os resultados.

Faturamento líquido

Já o faturamento líquido refere-se ao valor total das vendas (faturamento bruto) menos os gastos com deduções fiscais e o valor dos impostos que incidem sobre o total faturado.

Cada regime tributário possui uma porcentagem de taxa de imposto que incide sobre o valor do faturamento e que é paga obrigatoriamente à Receita Federal todo mês.

Por isso, é importante calcular o valor do faturamento bruto tanto para saber qual será o valor dos impostos naquele mês quanto para saber o que vai realmente entrar no caixa.

Lembra da diferença de faturamento e receita? Aqui isso fica ainda mais claro, pois você faz as notas fiscais em relação ao valor total do produto ou serviço para comprovar a venda.

Mesmo não tendo recebido o valor total, ele é considerado na hora de fazer a soma. Porém, no mês seguinte, ele não entra no cálculo do faturamento de vendas, apenas no cálculo da receita que acompanha as entradas das parcelas.

Este conteúdo também pode te interessar: Conheça quais são os impostos de importação e saiba como calcular os gastos com estes tributos

Cálculo: como fazer faturamento de vendas?

Fique tranquilo! Fazer o cálculo do faturamento não é nenhum bicho de sete cabeças.

As fórmulas para calcular o faturamento bruto e o líquido são as seguintes:

  • Faturamento bruto = valor de compra  x número de vendas realizadas
  • Faturamento líquido = faturamento bruto - impostos - deduções (devoluções, pedidos cancelados, etc.)

Exemplo de cálculo do faturamento de vendas

Imagine que você tenha uma loja virtual de sapatos e vendeu:

  • 7 sandálias de R$ 55;
  • 10 tênis de R$ 250;
  • 20 sandálias rasteiras de R$ 75.

Sua empresa está enquadrada com MEI e, por isso, não paga imposto sobre o faturamento mensal. Porém, 2 sandálias foram devolvidas, totalizando R$ 110). Então os cálculos serão:

  • Faturamento bruto = 385 + 2.500 + 1.500 = R$ 4.385
  • Faturamento líquido = 4.385 - 110 (devolução) = R$ 4.275

Por que é importante saber o faturamento da sua empresa?

Entender o que é faturamento de vendas também é importante para saber formalizar o seu negócio corretamente e cumprir todas as obrigações exigidas por lei.

Fazendo o cálculo mensal do faturamento, você gerencia com precisão o caixa da empresa, acompanha os valores pagos com impostos e também registra os índices de devolução e cancelamento de pedidos.

Dessa forma, você consegue fazer uma gestão financeira que vai permitir cuidar melhor das suas operações, promovendo melhorias constantes para gerar mais vendas e mais satisfação nos clientes.

Faturamento e a definição do porte da empresa

O porte de uma empresa é definido de acordo com a previsão de faturamento bruto mensal. Então, você deve estudar as opções e avaliar em qual o seu negócio se encaixa. Vale a pena contratar um contador para ser o mais preciso possível nessa decisão.

As opções de porte e respectivos faturamentos são:

  • Microempreendedor Individual (MEI): até R$ 81 mil anual;
  • Microempresa (ME): até R$ 360 mil ao ano;
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões por ano;
  • Empresa de médio e grande porte: acima de R$ 4,8 milhões anual.

Faturamento e a escolha do regime tributário

Outra decisão associada ao faturamento da empresa é o regime tributário. Cada opção possui uma variação na porcentagem de alíquota de acordo com a atividade exercida e o faturamento alcançado no mês.

Os principais regimes tributários do Brasil são:

  • Simples Nacional: faturamento anual de até R$ 4,8 milhões;
  • Lucro Presumido: faturamento anual de até R$ 78 milhões;
  • Lucro Real: adesão obrigatória para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões.

Seguindo corretamente a previsão de faturamento, você mantém sua empresa formalizada e não paga mais impostos que o necessário.

Leia também: Diferença MEI e ME: o que é cada modalidade e qual escolher?

O que é previsão de faturamento?

A previsão de faturamento consiste em uma estimativa sobre quanto a empresa espera faturar em um período futuro específico. Trata-se de uma prática da gestão de negócios que tem como objetivo projetar os pagamentos e os recebimentos do negócio para curto, médio ou longo prazo.

Nesse processo, leva-se em consideração um conjunto de fatores internos e externos, como:

  • Volume de vendas;
  • Entradas e saídas do caixa;
  • Comportamento do mercado;
  • Sazonalidade.

O mais comum é que a previsão de quanto a empresa espera faturar contemple o prazo de 12 meses. Assim, é possível planejar estratégias de negócio para o ano seguinte, tendo em vista essa expectativa de movimentações financeiras.

Porém, o prazo de 12 meses não deve ser lido como uma regra. É perfeitamente possível fazer uma previsão de faturamento para o próximo mês, trimestre, semestre e até mesmo para os próximos 5 ou 10 anos.

A definição do prazo para projetar seus ganhos deve ser feita considerando as necessidades da sua empresa, o perfil do seu modelo de negócio e os seus objetivos.

Qual a importância de fazer a previsão de faturamento da sua empresa?

Realizar a previsão de faturamento é uma prática indispensável para empresas que querem fazer uma gestão financeira mais qualificada e ter maior controle sobre seus ganhos.

A partir desse tipo de projeção, evita-se subestimar e superestimar a capacidade de faturamento da empresa. Assim, você consegue perceber de maneira mais ampla e realista o atual momento em que sua empresa se encontra e o verdadeiro potencial do seu modelo de negócio.

A previsão do faturamento de vendas te ajuda a se manter com os pés no chão. Você consegue orientar as suas estratégias de negócio com base em dados concretos e não apenas em meras suposições sem embasamento.

Listamos aqui algumas das principais razões que ajudam a traduzir a importância de fazer a previsão de faturamento da sua empresa:

  • Evita a solicitação de empréstimos desnecessários;
  • Investimentos mais realistas com foco no crescimento;
  • Evita o corte de gastos que, na realidade, seriam investimentos;
  • Garantia de um robusto capital de giro para custear as operações, principalmente em períodos de baixa nas vendas;
  • Cumprimento de todos os prazos para pagamentos, evitando acúmulo de dívidas e juros;
  • Antecipação e melhor gestão de eventuais riscos;
  • Criação de uma reserva financeira para emergências;
  • Maior organização e equilíbrio nas contas da empresa;
  • Melhoria no controle do orçamento;
  • Identificação de oportunidades efetivas para redução de custos;
  • Tomadas de decisão mais assertivas e realistas.

Como fazer a previsão de faturamento?

Esclarecido o que é e sua importância, que tal aprender como fazer a previsão de faturamento?

Basicamente, existem 5 passos que você precisa seguir. São eles:

Passo 1 - Defina o período para previsão do faturamento

O primeiro passo para fazer a previsão do faturamento é definir o período que você deseja projetar.

O intervalo de tempo pode variar de acordo com os seus objetivos de negócio. Mas, como já pontuamos aqui, geralmente o período escolhido é de 12 meses.

Passo 2 - Faça o levantamento dos dados financeiros

Estabelecido o período de projeção, é hora de colocar a mão na massa e ir em busca de dados históricos sobre o desempenho financeiro da sua empresa.

Esse passo é crucial para que você possa ter o embasamento necessário na hora de estimar quanto você espera que a sua empresa fature com as vendas nos próximos meses.

Passo 3 - Analise o fluxo de caixa

O fluxo de caixa trata das movimentações de entrada e saída do caixa da empresa. Analise suas contas a pagar e a receber, levando em consideração despesas fixas e variáveis.

Passo 4 - Considere diferentes possibilidades de cenários futuros

Quando falamos em previsão de faturamento, estamos nos referindo a algo que ainda está por vir, certo?

Logo, é importante que você considere na sua projeção diferentes cenários possíveis que podem impactar de alguma forma o faturamento do seu negócio.

O ideal é que você trabalhe com pelo três tipos de cenários:

  • neutro;
  • otimista;
  • pessimista.

Assim, você evita ser pego de surpresa, estando mais bem preparado para lidar com situações adversas.

Passo 5 - Promova o monitoramento constante dos resultados

Por meio de indicadores de desempenho financeiro, você deve monitorar constantemente o resultado das suas projeções.

A partir desse acompanhamento, será possível fazer os ajustes estratégicos necessários, mantendo-se sempre em coerência com a realidade.

BÔNUS: 3 dicas valiosas para a projeção do faturamento de vendas!

Além do passo a passo que você acabou de conferir, separamos aqui 3 dicas bônus para que você faça uma projeção de faturamento mais precisa e qualificada. Bora conferir?

  1. Não deixe de incluir todas as despesas da sua empresa, mesmo aquelas que aparentam ser pequenas e insignificantes;
  2. Leve em consideração todos os prazos para recebimentos futuros, incluindo vendas parceladas, boletos que ainda vão vencer, planos de cobrança recorrente, etc;
  3. Invista em sistemas especializados em gestão financeira, pois esse tipo de solução te ajuda a levantar dados relevantes com mais precisão.

Leia também: Afinal, quanto custa um sistema ERP? Saiba como estimar o investimento

Invista em uma boa gestão financeira

Agora que você sabe tudo sobre faturamento de vendas, pode organizar melhor esses dados contratando um contador ou implementando um sistema de faturamento.

Precisa de um suporte de capital para esse ou outros investimentos?

A GYRA+ te ajuda a conseguir empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.