Email marketing para ecommerce: 5 estratégias para vender mais e sempre!

E-commerce 12 de Set de 2019

A estratégia de email marketing para e-commerce gera uma média de R$ 38 por cada R$ 1 investido. Pensando nisso, se torna quase impossível não investir nessa tática de atração de clientes.

Mas como usar o email marketing para ecommerce, em sua estratégia de vendas de produto?

Nós acreditamos em 5 práticas:

  • Envie e-mail de boas-vindas
  • Segmente seus contatos
  • Compartilhe promoções exclusivas
  • Use e-mails que relembram carrinhos abandonados
  • Aumente sua lista de email

Continue acompanhando o artigo e descubra como aumentar as vendas no e-commerce usando essa ferramenta.

5 boas práticas de email marketing para ecommerce  

A seguir, listamos as ações de e-mail marketing para ecommerce que não podem faltar em sua estratégia. Mas, se você não sabe como colocar a mão na massa, indicamos que após ler este material, leia também;Como fazer e-mail marketing em 9 passos: do título ao CTA”.

Então, vamos lá! Anote nossas dicas para implementar uma estratégia de e-mail marketing para e-commerce.

1. Aumente sua lista de email

O trabalho de captação de leads deve ser encarada como uma atividade contínua por quem está em busca de como conseguir clientes na internet.

Incluia formulários de captação em diversos pontos do seu site, como:

  • na barra lateral do site;
  • cabeçalhos;
  • rodapés;
  • páginas de post blog; etc.

Existem outras ações para a captura de leads, entre elas:

2. Envie e-mail de boas-vindas

O melhor momento para enviar um e-mail marketing para um lead é assim que ele compartilhou as informações de contato.

Entre as opções de assunto que você pode abordar nessa estratégia de email marketing para e-commerce estão:

  • cupons promocionais para comemorar a inscrição no banco de dados;
  • informações sobre sua empresa e produtos;
  • depoimentos de clientes;
  • conteúdos ricos e mais.

Também é possível criar uma série de emails de boas-vindas para que os novos inscritos possam conhecê-lo um pouco.

Você pode configurar uma série de emails de boas-vindas em seu software de automação de marketing para que esse processo seja automatizado sempre que um novo lead chegar na sua base.

3. Segmente seus contatos

Ao criar um público para seu negócio é preciso que você considere cada uma das personas e cada etapa da jornada de compra para garantir que seus conteúdos compartilhados por e-mail fazem sentido para cada lead.

Estratégias de e-mail marketing para e-commerce devem ser personalizadas, mostrando para o potencial cliente que você sabe quem ele é e do que precisa naquele momento.

Ao segmentar seus leads sua empresa melhora métricas como:

  • taxas de abertura;
  • taxa de cliques;
  • engajamento.

4. Compartilhe promoções exclusivas

Uma das razões para um usuário se manter inscrito em um lista de leads de e-mail marketing para e-commerce é receber promoções exclusivas.

Por isso, use essa característica dos leads de e-commerce a seu favor e crie campanhas promocionais, com descontos e frete grátis.

Crie expectativa e use o senso de urgência para ampliar as conversões.

Você também deve considerar campanhas como Black Friday e aproveitar esses momentos para chamar a atenção de potenciais clientes que já se relacionam com a sua empresa.

Leia também: 5 coisas que você deve fazer para vender mais no Natal

5. Use e-mails que relembram carrinhos abandonados

O percentual de usuários que montam um carrinho de compras e não finalizam o negócio é impressionante.

Tentar reativar esses leads que quase compraram é uma forma de aumentar as vendas do e-commerce, sem muito esforço.

Envie e-mails do tipo “lembre-se de finalizar sua compra para receber seu pedido em 2 dias”, “você ganhou frete grátis se realizar sua compra ainda hoje”, ou ainda, “que tal um descontinho de 5% para sua compra dos sonhos?”.

Usar uma ferramenta de automação de marketing é fundamental para que esses e-mails sejam enviados automaticamente para leads que abandonarem seus carrinhos. Fazer isso manualmente é um trabalho quase impossível.

Como vimos, o email marketing para ecommerce é uma excelente ferramenta para ampliar as vendas de uma loja online.

Como conseguir capital para investir em marketing?

O e-commerce é um negócio lucrativo, em expansão e que exige investimentos em enxutos do que os necessários para lojas tradicionais, entretanto, alguns investimentos são indispensáveis, entre eles:

Para colocar tudo isso em prática, entretanto, é preciso algum capital inicial e capital de giro suficiente para manter a empresa até que ela comece a dar lucro.

Se você está precisando daquele empurrãozinho, com uma injeção de capital de giro para fazer novos investimentos, conte com a Gyra+. Realizamos financiamentos online para empreendedores digitais de maneira 100% segura.

Se ainda tem dúvidas se é o momento de investir, indicamos o artigo; Quando fazer um empréstimo: 4 motivos em que o crédito é a opção certa”. Ele ajuda empreendedores a saber se é a hora de dar esse passo e fazer sua empresa crescer.

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