Dropshipping: vantagens e desvantagens desse modelo de vendas

Canal de Vendas 22 de Jan de 2021

Antes de nos aprofundarmos em dropshipping, vantagens e desvantagens, recomendamos a leitura do post “O que é Dropshipping e como funciona essa técnica de vendas?”.

As opiniões sobre a eficiência desse modelo são divergentes, por isso, é importante saber todos os detalhes sobre seu funcionamento para evitar os possíveis problemas.

Neste post, vamos falar sobre dropshipping, vantagens e desvantagens e entender como funciona essa forma de vender na internet para te ajudar a decidir se vale ou não apena.

Como funciona o dropshipping?

O dropshipping é uma forma de vender pela internet e funciona da seguinte forma: uma loja virtual anuncia um produto, faz a venda pelo seu site, em seguida, compra de um fornecedor (nacional ou internacional) e este faz o envio para o comprador.

Fonte: Oberlo.

É uma forma de vender online sem estoque, pois o vendedor, entre outros detalhes, precisa encontrar um fornecedor dentro ou fora do país — sendo os internacionais mais comuns — para fazer a compra.

Tornar o dropshipping um negócio rentável a longo prazo é um desafio exatamente por causa dessa logística de venda.

Se por um lado economiza-se em processos, custos de armazenagem de estoque, por outro, existe o desafio de cumprir prazos, taxações e políticas de retorno que afetam a margem de lucro.

Entender o que é dropshipping é fácil, mas colocá-lo em prática exige bastante responsabilidade, pois são muitos os detalhes legais para manter um negócio nesse modelo.

Dropshipping: vantagens e desvantagens

Agora que você já sabe como funciona o dropshipping, vamos falar das vantagens e desvantagens do processo.

Separamos em duas listas para que você possa analisar cada detalhe desse modelo de vendas.

Vantagens do dropshipping

1. Custo baixo para começar

O primeiro ponto sobre dropshipping, vantagens e desvantagens é o custo inicial baixo para começar a operar nesse modelo.

Os principais investimentos vão para a construção do site em um servidor de qualidade, com design pensado na boa visualização e descrição dos produtos e gateway de pagamento seguro.

Outro detalhe que economiza nos custos de manutenção do negócio são as despesas de logística já que o faturamento e o envio também são feitos pelo fornecedor.

Além dos detalhes operacionais para o site existir, a parte de legalização do negócio com abertura de CNPJ, endereço físico e Inscrição Estadual são essenciais para vender via Dropshipping legalmente, seguindo as leis nacionais.

2. Sem custos para manter estoque

A manutenção e o armazenamento de estoque aumentam de custo conforme o negócio escala e passa a vender mais.

No caso do dropshipping, a vantagem é que o vendedor trabalha sem armazenar estoque que fica por conta do fornecedor.

A loja virtual funciona como uma mediadora entre o cliente e quem fornece o produto. Por isso, é importante ser criterioso na escolha dessas empresas.

Mas apesar de não precisar ter um local físico seguro para armazenar seu estoque, a sua empresa precisa ter um endereço físico e telefone para referência do cliente para um eventual contato.

Leia também: Quais são os tipos de estoque? Conheça o melhor para você.

3. Variedade de produtos

Outra vantagem de vender com dropshipping é conseguir trabalhar com uma variedade de produtos maior.

Sua loja pode trabalhar com produtos de casa e eletrônicos ao mesmo tempo ou mesmo ser uma loja com diversas categorias de produtos.

Uma forma de usar essa variedade a seu favor é analisar a concorrência que existe nas categorias de produto que você está interessado, os preços praticados, prazos oferecidos, etc. para conseguir oferecer melhores condições e se destacar.

Desvantagens do dropshipping

1. Margem de lucro pequena

Quando o assunto é dropshipping, vantagens e desvantagens a margem de lucro é um ponto que se destaca na análise.

Muitas pessoas divulgam a rentabilidade alta, mas como em todo modelo de vendas existem despesas, custos e tributos para um negócio existir que “comem” uma boa fatia do lucro.

Além das despesas legais, o fornecedor também cobra uma fatia pelo seu serviço. Outra despesa é o investimento em anúncios para gerar tráfego, por exemplo.

Por isso, é importante ter cautela para investir e ter um negócio realmente viável operacional e financeiramente via dropshipping.

2. Prazo de entrega maior e outros problemas de entrega

A maioria dos negócios de dropshipping negocia com fornecedores internacionais, principalmente chineses e/ou americanos.

Isso significa que a compra não vai chegar rápido para o cliente, além de poder atrasar, o que gera muitas reclamações dos clientes. Outra desvantagem ainda mais grave é o produto nunca chegar até o cliente.

O site do vendedor deve deixar claro que o fornecedor do produto é internacional e que o prazo de entrega é maior, especificando o número de dias.

3. Tributação de produtos

A tributação de produtos é comum em compras internacionais e, no caso do dropshipping, também pode acontecer.

Esse é outro detalhe que deve estar explícito na página do produto, pois essa será uma despesa do comprador e ele precisa estar ciente desse detalhe.

Leia mais sobre este assunto no post: “Conheça quais são os impostos de importação e saiba como calcular os gastos com estes tributos”.

4. Prejuízos com devoluções

De acordo com a lei que assegura o direito do consumidor no Brasil, o comprador pode se arrepender da compra em até sete dias e solicitar a devolução e reembolso.

Essa responsabilidade pelo atendimento ao cliente é do vendedor e não do fornecedor.

A desvantagem para o modelo de dropshipping é que não compensa o comprador reenviar o produto ao fornecedor. Na maioria dos casos, isso resulta em um prejuízo.

No vídeo abaixo, o especialista em mercado Bruno de Oliveira explica em detalhes os desafios do dropshipping. Vale a pena o play:

Plataforma de e-commerce dropshipping

Ponderou e quer testar o modelo de dropshipping no seu site? Listamos abaixo algumas soluções que você pode integrar na sua loja virtual.

  • Oberlo (grátis, exclusivo para lojas virtuais no Shopify);
  • Printful (grátis);
  • Spocket (versão grátis e paga mensal por quantidade de produto);
  • Printify (versão grátis e paga mensal por número de loja por conta);
  • Modalyst (versão grátis e paga mensal com taxa de transação fixa de 5%).

Gostou de saber mais sobre dropshipping, vantagens e desvantagens?

Agora que você sabe como funciona dropshipping, vantagens e desvantagens podem decidir se esse modelo de vendas vai ser viável ou não para você.

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Thiago Gaspar

Sócio-diretor COO / CFO da GYRA+, é 100% focado nos objetivos de rentabilidade, custos e crescimento. Possui experiência em instituições financeiras como BTG e na Diretoria Executiva do Banco Pan