5 dicas para vender no Mercado Livre: de iniciante a Mercado LĂ­der

Mercado Livre 29 de Jun de 2020

Como fazer um visitante do Mercado Livre comprar um produto vendido por vocĂȘ? Quando estamos começando, tudo parece muito difĂ­cil - Ă s vezes impossĂ­vel - entretanto, com algumas dicas para vender no Mercado Livre vocĂȘ pode começar a trilhar um caminho de sucesso.

Segundo o site do Mercado Livre, a cada segundo, 6.000 buscas e nove vendas sĂŁo realizadas na plataforma. Esse nĂșmero Ă© uma das provas de que ser um vendedor do marketplace pode ser uma incrĂ­vel oportunidade para começar seu negĂłcio ou abrir mais um canal de vendas.

Entretanto, como aproveitar todo esse volume de oportunidades de venda e se destacar entre os vendedores? É sobre isso que vamos falar aqui. A seguir, separamos 5 dicas para vender no Mercado Livre, que vão te levar de 0 vendas à posição de Mercado Líder. Confira!


Dicas para vender no mercado livre: 5 estratégias eficazes

1. Escolha bem os produtos para vender

O que mais vende no Mercado Livre? A plataforma possuiu uma pĂĄgina de tendĂȘncias para te ajudar a responder a essa pergunta. Por meio desta pĂĄgina vocĂȘ conhecerĂĄ os produtos mais pesquisados por clientes.

Essas informaçÔes sĂŁo valiosas, pois, podem te ajudar a escolher os produtos que vocĂȘ vai vender. A lĂłgica Ă©: se um produto Ă© muito procurado, ele tambĂ©m Ă© muito vendido.

Com isso, vocĂȘ tem em mĂŁos uma ferramenta que pode guiar sua escolha “do que vender” no marketplace.

Ainda falando de dicas para vender no Mercado Livre, que se concentram nos produtos que vocĂȘ vai comercializar, Ă© interessante que vocĂȘ pense em diversificar o seu portfĂłlio, vendendo mais de um tipo de produto, isso aumenta as chances de ter um item vendido.

VocĂȘ pode vender itens de categorias totalmente opostas, como utensĂ­lios domĂ©sticos e roupas infantis, ou apostar em produtos complementares, como mouse e mouse pad.

2. Torne-se um Mercado LĂ­der

Quando falamos de compras online a reputação é um dos diferenciais mais relevantes para oferecer a um cliente. No Mercado Livre ela é levada tão a sério que os vendedores são classificados de acordo com a reputação que possuem.

A primeira maneira de anĂĄlise da reputação de um vendedor do marketplace Ă© o “TermĂŽmetro MercadoLivre”.

As cores deste termĂŽmetro indicam ao comprador que:

  • Vermelho: o vendedor pode ter pouca experiĂȘncia, nĂŁo foi claro na gestĂŁo de suas publicaçÔes e produtos ou nĂŁo foi transparente no contato com os clientes;
  • Laranja ou Amarelo: hĂĄ um risco mais baixo na compra, um sinal de: “Proceda com atenção”.
  • Verde:  o vendedor tem experiĂȘncia e oferece um bom serviço de atendimento e envio.

Os vendedores com a cor verde sĂŁo os que mais vendem na plataforma, por transmitirem mais segurança a seus clientes, entretanto, isso nĂŁo quer dizer que vocĂȘ que estĂĄ chegando agora nĂŁo terĂĄ chances de se tornar um deles. Ao contrĂĄrio, lembre-se que todo Mercado LĂ­der Platinum começou de onde vocĂȘ estĂĄ começando.

Além das cores, um vendedor do Mercado Livre pode alcançar níveis mais altos de reputação, se tornando Mercado Líder:

  • MercadoLĂ­der;
  • MercadoLĂ­der Ouro;
  • Mercado LĂ­der Platinum.

Ser um Mercado Líder då destaque às suas publicaçÔes e produtos que passam a aparecer no topo da lista de busca de produtos. Por isso, alcançar o patamar de Mercado Líder é uma das dicas para vender no Mercado Livre, mais importantes de todo esse guia.

Mas como se tornar um Mercado LĂ­der? No artigo; “Como funciona nova reputação do Mercado Livre [versĂŁo 2019]” vocĂȘ tem acesso a todas as dicas e regras para conquistar seu lugar ao sol.

3. Invista em publicidade no MercadoAds

AnĂșncios e publicidade sĂŁo os mĂ©todos mais conhecidos para divulgar um produto. Pensando nisso, o Mercado Livre criou uma plataforma de anĂșncios: o MercadoAds.

Com duas opçÔes de anĂșncios, o Product Ads e o Display, o Mercado Livre permite que vocĂȘ destaque seus produtos entre os de seus concorrentes.

Mas, quanto custa anunciar no Mercado Livre? Com o Product Ads, por exemplo, vocĂȘ pode fazer anĂșncios por valores a partir de R$ 18.

De fato, aprender como funciona a campanha de publicidade do Mercado Livre e iniciar uma estratĂ©gia para anunciar no marketplace, Ă© uma das dicas para vender no Mercado Livre, que possuem um impacto mais imediato no negĂłcio. Essa Ă© uma das formas de como aumentar as visualizaçÔes no Mercado Livre e quanto mais gente vĂȘ sua oferta, mais gente pode se interessar em comprĂĄ-la.

É claro que o aumento efetivo das vendas nĂŁo estĂĄ relacionado apenas a fazer, ou nĂŁo, os anĂșncios, mas tambĂ©m ao preço praticado, frete, qualidade do anĂșncio, entre outros fatores.

Os anĂșncios nĂŁo sĂŁo as Ășnicas formas de destacar seus produtos. Conheça outras opçÔes acessando o artigo; “7 dicas de como ficar na primeira pĂĄgina do Mercado Livre”.

4. Invista em trĂĄfego orgĂąnico

AlĂ©m de atrair trĂĄfego para as pĂĄginas de seus produtos por meio de anĂșncios dentro do Mercado Livre, com o MercadoAds, vocĂȘ tambĂ©m pode criar anĂșncios em plataformas externas, como Facebook Ads e Google Adwords e levar os usuĂĄrios das pĂĄginas em que esses anĂșncios aparecem, para dentro da pĂĄgina do seu produto no Mercado Livre.

Uma outra opção, ainda Ă© buscar esse trĂĄfego externo por meios orgĂąnicos, ou seja, sem custo. Esse trĂĄfego Ă© gerado quando vocĂȘ cria estratĂ©gias em:

5. Construa um bom anĂșncio de produto

A Ășltima entre as dicas para vender no Mercado Livre Ă©, na verdade, o começo de tudo. Sem uma boa pĂĄgina de produto serĂĄ mais difĂ­cil converter alguma venda, mesmo com todos os demais passos sendo seguidos Ă  risca.

Neste tĂłpico dois pontos sĂŁo indispensĂĄveis:

  • qualidade das fotos dos produtos, afinal essas fotos sĂŁo tudo o que o cliente tem para conhecer o item ofertado;
  • descrição completa do que estĂĄ sendo vendido com tamanho, cor, peso, especificaçÔes tĂ©cnicas etc.

Caso vocĂȘ possa gravar vĂ­deos do produto tambĂ©m terĂĄ um bom diferencial em relação Ă  maioria de seus concorrentes.

É fundamental que vocĂȘ crie bons tĂ­tulos que, acima de tudo, contemplem as palavras-chave do item a ser vendido/comprado.

Para encontrar essas palavras-chave vocĂȘ tambĂ©m deve ir atĂ© a pĂĄgina de tendĂȘncia do marketplace e selecionar o seu nicho de mercado. LĂĄ vocĂȘ terĂĄ acesso aos 40 termos mais populares entre os usuĂĄrios daquele segmento.

Para receber outras dicas de como construir sua página de produtos e seus títulos, acesse o artigo; “Como vender mais no Mercado Livre [HOJE]: 10 dicas de OURO”.

Antes de encerrarmos, nĂŁo podemos esquecer que, seguindo essas dicas para vender no Mercado Livre, vocĂȘ precisarĂĄ ampliar seu estoque para atender a um maior volume de pedidos, sempre atento aos prazos de 24 horas para despacho do produto, recomendado pelo Mercado Livre, para manter uma boa reputação.

Tudo isso exige investimento, por isso, uma dica extra para vocĂȘ que deseja vender no Mercado Livre Ă© conhecer a Gyra+ e ampliar sua capacidade de investimento.

Na Gyra+ vocĂȘ acessa nossa plataforma, conecta sua conta do Mercado Livre e, se nossa equipe aprovar seu emprĂ©stimo, o dinheiro estarĂĄ em sua conta no banco em atĂ© 72 horas.

VocĂȘ sĂł precisa seguir 3 passos simples para ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negĂłcio:

  • Indique o valor de emprĂ©stimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail – antes desse passo aprenda como calcular o capital de giro da empresa, serĂĄ ideal para vocĂȘ.
  • Conecte suas contas do Mercado Livre ou Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard.
  • AnĂĄlise realizada e, se aprovado, dinheiro em atĂ© 24h na sua conta.

Solicite uma proposta ainda hoje, siga nossas orientaçÔes e aproveite o melhor de uma plataforma 100% segura.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresårio digital. Empréstimo råpido, simples e inteligente.