Dicas de gestão financeira: 6 boas práticas para uma gestão mais qualificada e eficiente

Empresas 12 de Dez de 2022

A quantas anda a gestão financeira da sua empresa?

Atentar-se a esse aspecto do negócio é fundamental para garantir que a sua empresa possa se desenvolver de maneira sustentável e fortalecer a sua posição no mercado.

Segundo um levantamento feito pelo Sebrae, o descontrole das finanças e a gestão ineficiente das contas configuram entre os principais motivos para o fechamento precoce das empresas.

Já uma pesquisa feita pelo IBGE revelou que menos de 40% das empresas conseguiram manter as portas abertas após 5 anos de sua abertura. Os dados são pré-pandemia, considerando números de 2014 até 2019. Quanto menor o porte da empresa, menor a taxa de sobrevivência.

Combinando esses dados, fica mais clara a importância de se promover a organização financeira empresarial, especialmente em micro e pequenos negócios.

Tendo isso em vista, elaboramos este conteúdo para explicar o que é gestão financeira empresarial e te mostrar como cuidar melhor do dinheiro da sua empresa.

Nos parágrafos a seguir, você confere 6 valiosas dicas de gestão financeira para implementar no seu modelo de negócio.

O que é gestão financeira empresarial?

A gestão e organização financeira empresarial consiste em um conjunto de boas práticas e estratégias que visam manter as contas da empresa em ordem e tornar o negócio lucrativo.

Tratam-se de uma série de processos que buscam planejar, executar e controlar as atividades financeiras da empresa e as decisões que podem impactar, direta ou indiretamente, o desempenho financeiro do modelo de negócio.

6 dicas para gestão financeira eficiente

Sabemos que garantir um bom planejamento e uma gestão financeira eficiente é realmente a chave de ouro de um negócio próspero, certo?

Mantendo isso em mente, confira abaixo uma lista com 6 dicas de gestão financeira cruciais para que você alcance seus objetivos e gerencie sua empresa de maneira mais profissional e qualificada.

1. Observe as variações do mercado

Sabemos que existem oscilações no mercado financeiro e todos os dias podem haver mudanças, portanto estar atento às mudanças, e até ao valor das principais moedas pode ajudar significativamente a sua empresa a não ter gastos inesperados.

Desta maneira você também ficará atualizado em interesses adjacentes e passa a pensar amplamente, estando mais antenado à possíveis oportunidades em diversos ramos de investimentos.

Uma dica válida é: faça cursos a distância voltados ao mercado financeiro — eles podem ser uma boa saída devido a praticidade e flexibilidade oferecidas.

2. Calcule a precificação do seu produto

O valor de custo de um produto que será comercializado implica no valor final de venda, por isso é muito importante que o cálculo seja feito e esteja sempre atualizado. Desta maneira você terá preços justos e alinhados com os seus clientes e as suas necessidades.

A precificação justa de produtos ou serviços juntamente com o controle de estoque irão possibilitar maior eficiência em sua gestão financeira.

3. Seja adepto de ferramentas de gestão financeira

Um bom software pode facilitar e agilizar muito o seu trabalho e sabemos que o tempo vale dinheiro. Além disso, fazer anotações mal organizadas e arquivos descontinuados podem gerar um risco na sua gestão e de necessitar complicada reparação posterior.

Portanto, optar por uma boa plataforma e tê-la como seu “braço direito” evitará contratempos, e quando bem elaborada, pode ainda manter a comunicação dos departamentos, ou até de suas filiais.

4. Tenha um bom planejamento estratégico

A gestão financeira eficiente requer um bom planejamento estratégico adequado às necessidades de sua empresa, e mais, esse processo pode ser considerado a ação principal.

Ao detalhar a evolução do negócio registrando todos os passos (e números) de maneira transparente e visível, a empresa poderá saber exatamente onde está e onde quer chegar.

Portanto feche o planejamento estratégico de um investimento mensalmente, e faça uma projeção nos orçamentos anuais, assim você diminui os riscos e erros que eventualmente possam ocorrer, identificando possíveis despesas inesperadas ou desnecessárias.

Para conferir outras dicas, assista o vídeo do Primo Rico disponível no canal do Sebrae no YouTube.

5. Faça um bom controle orçamentário de seus custos

Busque trabalhar dentro do modelo de orçamento previsto, caso contrário você perderá controle de seus investimentos ou despesas futuras, projetando uma lacuna no seu planejamento.

E não se esqueça, não deixe de estimar, ou prever também as compras e vendas, já que elas são igualmente importantes.

Descreva e anote na base do orçamento e no controle dos custos todas as descrições das despesas, dividindo-os em fixos e variáveis, pois não conseguir distinguir o que é custo e o que são despesas pode acarretar prejuízos inimagináveis.

6. Não misture finanças pessoais e empresariais

Caso o empreendimento seja seu, lembre que o erro mais grave é misturar suas finanças pessoais e de sua empresa.

Imagine que você possui mais de um sócio, se todos misturarem as finanças não só o seu caixa poderá ser afetado, mas como a apuração de lucros e controle de contas.

Para que você possa controlar seus gastos, fluxo de caixa e lucro adequadamente e garantir uma boa gestão financeira é imprescindível que haja essa separação.

E então, o que achou das nossas dicas de gestão financeira?

Siga essas recomendações que trouxemos aqui e promova uma gestão mais qualificada das suas finanças.

Mas, caso a sua empresa esteja em apuros financeiros, com um capital de giro fragilizado, ou você precise financiar sua estratégia de expansão dos negócio, conte com a Gyra+

Nós oferecemos as melhores condições de financiamento e linhas de crédito para que empreendedores como você atinjam o potencial máximo do seu negócio.

Em três passos simples, você pode ter aquela grana que precisa para investir mais na sua empresa ou simplesmente sair do sufoco:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte suas contas do Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Solicite uma proposta agora mesmo e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.