Contabilidade para pequenos negócios: por que é importante?

Finanças 15 de Ago de 2019

Você tem uma pequena empresa, ME ou MEI, e acha complicado e desnecessário ter que gastar tempo, recursos e energia com a contabilidade?

Acha que se trata apenas de mais uma burocracia sem sentido?

Saiba que apesar dos pesares, a contabilidade para pequenos negócios é importante e pode, inclusive, trazer algumas vantagens para você e sua empresa.

Além disso, hoje, existem alternativas bastante em conta para quem deseja economizar na hora de fazer contabilidade para pequenos negócios, sem deixar de lado a qualidade dos serviços.

A contabilidade online, por exemplo, é uma solução ágil e acessível que vem ganhando cada vez mais adeptos.

Neste post, vamos te mostrar as vantagens de ter uma contabilidade bem organizada em sua empresa.

Essa organização de suas contas, aliás, pode até te ajudar a controlar de perto o seu capital de giro, já que terá seus indicadores contábeis e financeiros sempre em dia.

Veja essa e outras vantagens, a seguir!

10 vantagens de manter uma boa contabilidade para pequenos negócios

1- Cálculo mais confiável dos pagamentos e obrigações

O emaranhado de leis tributárias no Brasil é considerado um dos grandes desafios para os empreendedores. No caso da contabilidade para pequenos negócios, com gestores sem tempo nem estrutura para se dedicar a ela, mais ainda!

Por isso, contar com um serviço contábil de qualidade vai te poupar esse trabalho, além de deixar esses cálculos complexos nas mãos de especialistas.

2- Demonstrativos sempre em dia

Uma das funções principais da contabilidade é manter um registro confiável de suas finanças. Existem normas padronizadas que facilitam o entendimento da situação de seu negócio.

Assim, se valer desses demonstrativos de contabilidade para pequenos negócios pode ser muito útil para a gestão financeira empresarial.

3- Menos preocupação com alvarás, licenças e outras burocracias

Nem tente entender de tudo isso sozinho! Na hora de abrir uma empresa, então, não tenha dúvida: conte com a ajuda de um contador profissional.

Isso vai fazer toda a diferença!

4- Facilidade na hora de declarar os impostos

É, quando se aproxima a hora de fazer a declaração de imposto da empresa, todo ano é a mesma coisa!

Onde estão os papéis e documentos necessários? O que precisa ser declarado e o que não? Com uma contabilidade em dia, tudo isso será bem mais fácil. E nas mãos de um bom contador, com certeza menos erros vão acontecer. 

5- Fluxo de caixa bem administrado

Saber como administrar um fluxo de caixa não é fácil. A contabilidade em si não vai fazer uma mágica e deixar seu fluxo de caixa sempre positivo.

Mas o que ela pode fazer e te mostrar claramente onde você está gastando mais, onde pode economizar e até te ajudar a fazer as previsões das entradas e das saídas do seu negócio.

Assim, vai ser muito mais prático administrar seu fluxo de caixa.

6- Indicadores de performance fáceis de calcular

Como saber qual é seu ticket médio de vendas se você não tem certeza de quanto vendeu no período?

E como saber se sua lucratividade aumentou ou diminuiu se você não tem bem claro qual foi seu lucro?

Com a ajuda da contabilidade, os pequenos negócios podem achar esses indicadores com muito mais facilidade, o que gera uma gestão financeira bem mais assertiva e confiável.

7- Auxílio na tomada de decisão

Simples Nacional, lucro real ou lucro presumido? Qual o melhor regime tributário para sua empresa?

Esse é o tipo de questão que uma boa contabilidade para pequenos negócios pode ajudar a resolver.

Sempre que tiver um dúvida, você pode contar com um assessoria especializada, que vai te dar o apoio necessário.

8- Uso de softwares específicos

Normalmente, um bom contador não faz todos esses cálculos “na mão”. Eles contam com softwares especialmente desenvolvido para isso.

Assim, a gestão contábil de sua empresa é muito mais rápida e se cometem menos erros. Datas e prazos não são perdidos, assim como cálculos são feitos de forma automática.

9- Dados e informações organizadas

Outra vantagem do uso desses softwares é que os documentos estão guardados de forma segura, digitalizados em servidores.

Além disso, a comunicação com seu contador é muito mais fácil. E toda informação que você precisar, mesmo que de anos atrás, estará ali, disponível para consulta.

Da mesma forma, sempre que precisar enviar um documento ou informações para o contador, pode fazer isso através do software, sem a necessidade de enviar um mensageiro, na grande maioria dos casos.

10- Agilidade para comprovar crédito

Precisando de crédito para seu negócio? Com certeza seu banco pedirá uma série de documentos e demonstrativos. Se sua contabilidade estiver em dia, isso será muito mais fácil e rápido.

E já pensou em contar com tudo isso por meio de um serviço online? É por isso que cada vez mais empresários têm percebido que a contabilidade online vale a pena.

Ela é bem mais ágil, tem um custo menor e usa o melhor da tecnologia para você ter acesso a  todos os documentos e informações que precisa.

Na próxima vez que for tratar da contabilidade de sua empresa, pense nessa alternativa.

* Este post foi escrito pela equipe do Qipu uma solução de contabilidade online usada por mais de mais de 400 mil empreendedores.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.