Quero comprar uma loja virtual: como fazer?

Empresas 25 de Jan de 2021

Comprar uma loja virtual pronta ou de um terceiro que já opera no mercado exige bastante planejamento e pesquisa. Afinal, você quer fazer um investimento certeiro, não é mesmo?

Para isso, é importante conhecer primeiro os tipos de e-commerce existentes e quais oportunidades eles oferecem no cenário atual.

A pandemia do novo coronavírus impulsionou o mercado digital durante a quarentena, aumentando as vendas em diversos segmentos.

Isso aponta para um cenário em que o comércio eletrônico pode continuar em alta, à medida que os países, inclusive o Brasil, começam a se recuperar da crise.

Para comprar uma loja virtual — pronta ou de outro empreendedor — sem ter prejuízos, confira um passo a passo com as recomendações que você deve seguir:

Como comprar uma loja virtual de outro empreendedor?

Comprar loja virtual pronta de outro empreendedor vai além de uma simples transação comercial. A oferta pode chegar através de um amigo ou diretamente do dono, mas é importante ter bastante cautela.

Veja o que analisar antes de fechar negócio:

1. Reputação da loja virtual

Quando você está comprando o negócio de alguém, o que a empresa faz/vende é só uma fatia da pizza.

Junto você também “compra” a reputação que a empresa tem no mercado, o grau de satisfação atual dos clientes e também as reclamações.

Em um primeiro momento, cheque a reputação da empresa online. Acesse os perfis das redes sociais, leia as avaliações do site e, principalmente, reclamações oficiais e se elas foram resolvidas.

A principal fonte que pode ajudá-lo nesse momento é o site Reclame Aqui. O principal objetivo dessa pesquisa não é não achar reclamações, provavelmente elas existirão, mas como a empresa lidou com elas e como as resolveu.

De preferência, todas devem ter uma conclusão positiva.

2. Análise de advogado e consultoria especializada

Com o crescimento dos negócios digitais, muitos advogados ou empresas de advocacia criaram braços especializados em direito digital para intermediar a compra e venda de empresas.

Então, ao investir seu dinheiro para comprar uma loja virtual pronta de outro empreendedor, é importante ter uma análise burocrática do status atual da empresa.

Os especialistas checam toda parte legal que mostra que a empresa é registrada, paga todos os impostos, tributos trabalhistas, se existem pendências jurídicas, etc.

Outra análise é na parte estrutural e financeira da loja virtual. Tipo de plataforma usada, facilidade de acesso, gateway de pagamento ou intermediador, serviços de logística utilizados. Todos esses serviços devem ser checados como valores, condições de contrato, entre outros pontos.

A parte financeira também exige uma análise criteriosa para comprar um negócio rentável, com um fluxo de caixa saudável que você vai conseguir manter.

3. Negociação de estoque

Ao comprar uma loja virtual pronta é importante checar se o vendedor está negociando junto ao seu estoque atual.

Na grande parte dos casos sim, mas é importante confirmar e verificar as condições que as mercadorias estão armazenadas, se alguma está danificada para obter o preço justo pela compra.

A gestão de estoque é fundamental para qualquer loja virtual e começar com algum estoque em mãos dá tempo de pesquisar novos fornecedores ou negociar com os fornecedores do antigo dono.

Leia mais >>> O que é gestão de estoque e sua importância nas empresas.

4. Garantias incluídas na compra

Para comprar uma loja virtual pronta de forma segura e com todas as garantias é preciso ter atenção à negociação:

- Negocie diretamente com o dono da loja virtual. Caso exista um ou mais sócios, é importante assegurar que todos concordam com a venda;

- Faça a transição de propriedade do CNPJ, direitos de patentes (se existir), domínio do site, estoque, etc. Tudo que estiver incluso na compra deve constar em contrato;

- Valide as análises financeiras para que elas sejam precisas e verdadeiras. Comprador e vendedor devem concordar com o resultado;

- Comprove que tem as condições para ser o comprador e que está de acordo com o valor proposto que une o valor monetário e também o valor da marca.

5. Negociação de valor e forma de pagamento

Esse é um detalhe importante ao comprar uma loja virtual em que quanto melhor avaliado o negócio for, mais justo será o valor final da proposta de compra.

A conversa nesta etapa é importante para que a negociação seja vantajosa para ambas as partes.

Outro detalhe é a forma de pagamento. Escolha uma forma segura de fazer a transação e negocie a possibilidade de parcelar o valor e desconto para o pagamento à vista.

Pronto! Seguindo estes passos você pode comprar uma loja virtual, protegendo seu investimento e garantindo que o negócio terá uma boa longevidade nas suas mãos.

Como comprar uma loja virtual pronta?

Além de poder comprar uma loja virtual de outro empreendedor que deseja passar o negócio para frente, também é possível comprar uma loja virtual pronta para usar de uma plataforma de e-commerce.

Existem diversas opções de melhores plataformas de e-commerce nacionais para escolher e começar seu negócio sem precisar montar sua loja do zero.

As plataformas funcionam com planos mensais para que cada vendedor crie sua loja virtual, configure sua URL, coloque sua logomarca, cadastre os produtos e comece a vender rapidamente.

É uma forma fácil de começar, principalmente para quem não tem experiência com soluções digitais e precisa de uma solução fácil de mexer.

Gostou das dicas para comprar uma loja virtual

O mercado digital é promissor e comprar uma loja virtual é um investimento que pode trazer um bom retorno, se for bem planejado desde o começo.

Precisa de capital para investir em um novo negócio? A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.