Como usar o Pinterest para vender mais na internet?

Canal de Vendas 8 de Out de 2021

Você sabe como usar o Pinterest para vender? Parou uns minutinhos para relembrar o que é o Pinterest e como ele funciona?

Bom, se essa rede social ainda não entrou no seu radar, saiba que o Pinterest já tem mais de 450 milhões de usuários ativos por mês.

Desse total, 46 milhões de usuários são brasileiros que usam a rede para pesquisar ideias e inspirações para uma próxima compra.

A pandemia do novo coronavírus influenciou bastante o crescimento do Pinterest que já vinha se aproveitando da cultura mobile e da popularização das compras online.

Desde 2010, quando a rede foi criada, novos recursos surgiram e otimizaram cada vez mais a experiência no aplicativo para vendas.

Então, se você ainda não tem o Pinterest entre as redes sociais do seu negócio, continue a leitura e aprenda as seguintes dicas de como usar o Pinterest para vender:

  1. Cadastre corretamente seus pins
  2. Organize as pastas como se fossem catálogos
  3. Otimize o cadastro de produtos para SEO
  4. Promova seus pins
  5. Capriche na qualidade e na produção das fotos

Boa leitura! ;)

O que é vender no Pinterest e como funciona?

O Pinterest é uma rede social baseada em imagens com o objetivo de ajudar as pessoas a buscar inspirações, organizar planos e fazer compras.

A timeline funciona como um mosaico que reúne os pins (como são chamados os posts) publicados pelos perfis que o usuário segue, além de incluir sugestões baseadas nas pesquisas recentes.

Dessa forma, as lojas virtuais podem cadastrar seus produtos, vinculando sua plataforma de e-commerce ao Pinterest para otimizar sua página.

Um dado interessante sobre essa rede no Brasil é que mais da metade dos usuários têm de 18 a 34 anos de idade.

Outra informação que você deve saber é que cerca de 85% dos usuários do Pinterest salvam seus pins pelo aplicativo para smartphone.

Mas o que isso significa para você que tem como objetivo usar o Pinterest para vender?

Primeiramente, que o design das imagens que você usar deve ser otimizado para essa rede. Isso significa:

  • fonte do texto grande;
  • uso do negrito para dar destaque;
  • cores vibrantes.

Antes de continuarmos com a dica, vamos mostrar como cadastrar seu negócio.

Como cadastrar seu negócio: passo a passo

Fazer o cadastro da sua empresa no Pinterest é muito fácil. Basta seguir as etapas abaixo:

  • Acesse o link direto para criar um perfil de negócio: https://br.pinterest.com/business/create/
  • Clique em ‘Criar uma conta’;
  • Digite e-mail, senha e idade;
  • Inclua as informações em ‘Construir seu perfil’;
  • Preencha os campos em ‘Descrever a sua empresa’;
  • Selecione se deseja exibir anúncios ou não e clique em Avançar;
  • Selecione onde deseja iniciar ou clique no ícone X para acessar sua nova conta.

Pronto! Agora que você tem uma conta business, chegou a hora de aprender como usar o Pinterest para vender.

Como usar o Pinterest para vender: 5 estratégias

Selecionamos cinco dicas básicas de como usar o Pinterest para vender, mas que são essenciais para usar a rede como um canal para gerar mais pedidos na sua loja virtual.

Continue lendo e aprenda!

1. Cadastre corretamente seus pins

O primeiro passo de como usar o Pinterest para vender é cadastrar os produtos corretamente. O que isso significa?

Como estamos falando de um perfil de negócio, o pin deve fornecer todas as informações que o cliente precisa, o que inclui disponibilizar o link para a loja virtual.

O formato correto é fazer o cadastro de Pins de produto. Inclusive, o usuário pode filtrar sua busca para visualizar apenas os pins dessa categoria.

Independentemente da sua área de vendas, esse formato se adapta perfeitamente, pois permite acrescentar um título, descrição e link para o pin.

Se a sua empresa está na área de Moda e Decoração, pode aproveitar o recurso Shop the Look para castrar o produto.

Dessa forma, você pode marcar mais de um produto nas fotos que você produzir e facilitar a compra do usuário que clica direto no produto que deseja.

Leia também: Nichos para vendas online: TOP 10 e como escolher o seu.

2. Organize as pastas como se fossem catálogos

Dentro do Pinterest, os pins são organizados em pastas que são chamadas de boards.

Então, se o objetivo é usar o Pinterest para vender, organize os pins de produto como se o seu perfil fosse um catálogo de vendas.

Separe os produtos por categorias. Por exemplo: você vende eletrônicos em geral. Crie boards para smartphones, acessórios, computadores, etc.

Dentro de cada board, você pode incluir subpastas. Assim, no catálogo de smartphones, você pode separá-los por marca ou modelo, por exemplo.

3. Otimize o cadastro de produtos para SEO

O SEO é o nome de uma técnica que otimiza o ranqueamento de páginas da web para uma determinada palavra-chave.

Esse recurso também é válido quando se trata de SEO para e-commerce e como estratégia para usar o Pinterest para vender.

Isso porque na hora de cadastrar seus produtos, você vai colocar no título a palavra-chave principal do produto. Exemplo: iPhone 11 Pro Max.

Na descrição, é importante detalhar o que é o produto, utilizando a palavra-chave principal e seus complementos como a restante da descrição das características do celular.

Depois, finalize o cadastro incluindo a URL da página do produto dentro do seu e-commerce.

O cadastro otimizado também inclui: imagem, tags que podem ser palavras-chave relacionadas e permissão para comentários.

4. Promova seus pins

Assim como em outras redes sociais como Facebook e Instagram, você também pode usar o Pinterest para vender criando e promovendo seus pins.

Segundo o relatório da própria rede, 25% do tempo de cada usuário no Pinterest é gasto ativamente comprando ou procurando produtos.

Isso significa que os pins promovidos e as estratégias de SEO são duas áreas nas quais você precisa se concentrar ao criar pins “compráveis”.

5. Capriche na qualidade e na produção das fotos

O Pinterest é uma rede 100% visual, por isso personalize as imagens para chamar a atenção dos usuários.

Como destacamos acima, fontes maiores, negrito e cores vibrantes complementam o design das imagens.

Mesmo se não produzir suas fotos, pesquise no site de seus fornecedores para baixá-las em boa qualidade. Assim, seu designer pode trabalhar melhor.

Gostou das dicas de Pinterest para vendas?

Com as dicas acima, você começará a usar o Pinterest para vender mais e conseguir atrair tráfego orgânico e pago para o seu site por uma nova rede social.

Com isso, você pode planejar melhorias na sua estrutura de vendas e investir em ferramentas para oferecer uma experiência otimizada para quem visitar sua loja virtual.

A GYRA+ te ajuda a conseguir empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.