Como trabalhar com o Mercado Livre: veja o que você precisa saber para se destacar no Marketplace

Mercado Livre Jun 24, 2020

Fundado em 1999, o Mercado Livre se consolidou como o maior marketplace da América Latina. Atualmente, são vendidos aproximadamente 1 milhão de produtos por dia. Com números tão expressivos, é natural que muita gente escolha a plataforma para se lançar no negócio de vendas online.

Se você tem interesse nisso ou já possui uma conta, mas ainda tem dúvidas sobre como trabalhar com o Mercado Livre de forma efetiva para se tornar um vendedor de sucesso, este artigo é para você.

O Mercado Livre funciona como um grande shopping virtual em que qualquer pessoa pode começar seu próprio comércio. É possível se tornar um empresário do ramo digital sem precisar de um grande investimento ou mesmo possui um CNPJ. Basta se inscrever, cadastrar seus anúncios e pronto!

A partir do momento em que o vendedor faz seu cadastro, no entanto, vem o mais difícil: conseguir visibilidade para vender mais no Mercado Livre. Por isso, neste texto, vamos trazer uma visão geral do passo a passo para quem quer saber como trabalhar com o Mercado Livre, desde o cadastro inicial até a construção de um anúncio chamativo.

Como trabalhar com o Mercado Livre? Passos básicos

O primeiro passo, claro, é efetuar seu cadastro. Isto pode ser feito no site ou no aplicativo da plataforma. Basta clicar em Crie sua Conta, preencher os dados necessários e finalizar o processo. Pronto! Você já está apto a iniciar suas vendas.

Vale lembrar, no entanto, que, para entender como trabalhar com o Mercado Livre ou com qualquer outra plataforma, é fundamental ficar atento às políticas e regras do site. Muitos usuários se descuidam neste ponto e, por vezes, fazem anúncios que desrespeitam as normas. A consequência disso é ter o cadastro desabilitado e ficar impossibilitado de continuar o negócio. Em meio a tantos vendedores, ter uma boa reputação é prioridade.

Assim como outras plataformas de marketplace, o Mercado Livre não cobra nada do empresário. Não existem mensalidade ou taxas extras. O único pagamento feito ao site diz respeito à comissão cobrada sobre as vendas efetuadas. É fundamental saber quais são estes percentuais para fazer um correto planejamento financeiro. Assim, o vendedor consegue estimar seus custos e definir preços viáveis, já descontado esse percentual.

Depois de efetuado o cadastro, já é hora de fazer os primeiros anúncios dos produtos e dar início às vendas. E esta é uma etapa importante, que mesmo que já sabe como trabalhar com o Mercado Livre, costuma ter dúvidas e deve ter atenção. Afinal, para se sobressair em uma plataforma com mais de 10 milhões de vendedores, é necessário dedicação.

Está partindo do zero? O vídeo abaixo, do canal Olist, ensina a como trabalhar no Mercado Livre.

Como anunciar e se destacar no Mercado Livre

Digamos que você já possui seu cadastro, fez os primeiros anúncios, mas ainda não está tendo um grande retorno e deseja ampliar as vendas. É natural que, no início, o seu negócio demore um certo tempo para começar a aparecer e ser reconhecido pelos compradores. Mas você pode impulsionar as vendas ao se dedicar na elaboração de bons anúncios.

A princípio, o Mercado Livre não cobra para que você anuncie. Mas, conforme a exposição que você escolher para os anúncios e o tipo de venda que fizer, poderá ser aplicada uma tarifa de venda. Na categoria Clássico, por exemplo, este percentual é de 11% para produtos de R$ 120 ou mais. Já na categoria Premium, a porcentagem sobe para 16%.

Quer saber mais? Clique aqui para conferir os tipos de anúncios do Mercado Livre

Mas, para ganhar notoriedade e aparecer para o cliente que busca seu produto, é essencial elaborar um anúncio de qualidade. Neste sentido, a plataforma dá algumas dicas para que eles saibam como trabalhar com o Mercado Livre e multiplicar as vendas. Entre essas orientações, estão:

  • Título chamativo: analisar a concorrência e fazer uma pesquisa de palavras-chave para saber como o público procura pelo seu produto é interessante. Assim, você investe em termos que vão capturar a atenção de compradores em potencial;
  • Informações completas: não deixe de detalhar o preço, as formas de pagamento disponíveis e a quantidade de peças que estão no estoque. Quanto mais preciso você for sobre o seu produto e fornecer dados sobre ele, mais relevância vai ganhar na plataforma;
  • Ficha técnica: conte ao público como funciona o seu produto! Não deixe de preencher a ficha técnica.
  • Visual: é importante uma imagem bem feita, uma foto em boa qualidade. Afinal, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?

Na Central de Vendedores do Mercado Livre, há mais informações sobre o que fazer para turbinar os anúncios. Existe ainda a opção de usar a plataforma de publicidade do site.

Como trabalhar com o Mercado Livre: envios e pagamentos

Conta criada, anúncios publicados, primeira venda realizada? E agora? Bom, chegou o momento principal: atender bem seu cliente, despachar a encomenda no prazo e se preparar para receber seu dinheiro.

Envios

Os lojistas do Mercado Livre costumam usar a ferramenta Mercado Envios para fazer a distribuição dos produtos. Era é uma facilidade oferecida pela Mercado Livre, em parceria com Correios e transportadoras.

A plataforma encaminha para o vendedor uma autorização de postagem para que ele encaminhe a mercadoria. E, atenção: respeite o prazo de 24 horas para postar o produto. Falhar neste processo é um dos principais fatores que podem levar a sua loja a perder reputação.

Pagamento

A maioria dos vendedores utiliza o Mercado Pago, a solução de meios de pagamento criada pela plataforma. O benefício deste sistema para os vendedores é que o processo é feito com total segurança e comodidade. Além disso, oferece uma ampla variedade de meios de pagamentos e opções de financiamento para os compradores.

O Mercado Pago faz toda a transação e, depois que o procedimento for concluído, libera os valores para que sejam retirados pelo vendedor. Para isso, ele deverá ter uma conta corrente cadastrada no sistema e pegar uma taxa fixa de R$ 3 para efetuar a transferência da quantia.

Curtiu? Está pensando em se lançar na carreira de vendedor online ou deseja levar o seu negócio para a web? Então, confira outros posts do nosso blog e estude como trabalhar com o Mercado Livre. O Marketplace é uma excelente porta de entrada para quem deseja investir em e-commerce.

E, se você já usa o sistema, mas quer investir para crescer e alcançar mais clientes, a Gyra+ pode te ajudar. Oferecemos empréstimo de capital de giro para empreendedores digitais.

Para fazer a sua solicitação, é muito simples e você vai precisar somente utilizar os dados da sua conta no Mercado Livre para logar em nosso sistema. Em apenas 24 horas, enviaremos o resultado da sua análise e uma proposta. Prático, rápido e digital!

Solicite uma proposta agora mesmo e descubra o crédito que cabe no planejamento do seu negócio.

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.