Aprenda como reduzir custos na empresa diminuindo a conta de energia!

Gestão 1 de Mar de 2023

O empreendedor que se preocupa com a saúde financeira do seu negócio sabe da importância de aprender como reduzir custos na empresa. Uma das áreas em que é possível diminuir isso consideravelmente é no consumo de energia.

O consumo de energia precisa ser revisto sempre que possível, a fim de diminuir o desperdício e otimizar os processos e os gastos mensais. Só com isso já dá para economizar um bom valor no final do mês. Mas você sabe como fazer isso na prática?

Neste artigo, você vai aprender como reduzir custos na empresa com a economia de energia e ainda vai conhecer 3 dicas práticas de como reduzir custos empresariais de energia. Veja tudo a seguir!

Por que devo economizar na minha empresa?

Pode parecer óbvio, mas nem todos têm a visão de poupar ou economizar recursos em uma empresa. Afinal, muitas vezes, pode ser feita a associação de que quanto maior for o gasto com infraestrutura e processos, maior é o seu crescimento. Mas isso não é uma verdade absoluta.

Tanto pequenas quanto grandes empresas precisam estar atentas aos seus processos, para garantir a economia. O que foi poupado em algum momento pode ser muito bem aproveitado em outro, seja para uma oportunidade de crescimento, dívidas ou pela oscilação de desempenho perante o mercado.

É por isso que é tão importante reunir as habilidade necessárias para saber economizar em diferentes frentes do seu negócio. Descubra a seguir como reduzir custos na empresa.

Como reduzir custos na empresa?

Existem diversas formas de reduzir custos em uma empresa.

  • Gerenciamento de compras: saiba quando comprar mercadorias ou matéria-primas com o planejamento de demanda e com estoque mínimo;
  • Otimização dos processos: utilize novos processos, tecnologias e ferramentas para agilizar os processos da empresa;
  • Produtividade da equipe: busque uma equipe enxuta, mas produtiva e com cargos estratégicos. Invista em recompensas para quem atinge metas;
  • Gestão financeira: mantenha um gerenciamento consciente e um bom planejamento estratégico;
  • Diminuição das despesas fixas: tenha uma estratégia por trás dos gastos fixos, principalmente de energia.

Os gastos de consumo costumam tirar o sono de muitos empreendedores, já que muitos não sabem o que fazer para reduzi-los. Você sabe como diminuir a conta de energia sem perder a qualidade do serviço? Descubra agora!

Como diminuir a conta de energia?

A conta de energia pode ser o vilão para diversas empresas. Mas existem formas de diminuir esse custo de modo estratégico, sem perder a produtividade ou a excelência do seu negócio.

Por exemplo, trocar lâmpadas incandescentes por LED, desligar aparelhos eletrônicos quando não estiverem sendo usados e ligar o ar condicionado apenas quando for realmente necessário são ações simples do dia a dia que podem ajudar a diminuir a conta de energia.

Outras ações um pouco mais elaboradas são a troca de aparelhos antigos por aparelhos mais novos, já que geralmente são mais econômicos, e a realização regular de manutenção na instalação elétrica.

3 dicas para reduzir custos empresariais de energia

Agora que você já sabe da importância de reduzir os custos na empresa por meio da economia de energia, conheça 3 dicas para reduzir custos empresariais.

Entre no Mercado Livre de Energia

O Mercado Livre de Energia é um ecossistema de negociação de energia elétrica para empresas. Nele, é possível ter acesso a diferentes condições comerciais para contratar o fornecedor, o que reduz o preço pela energia consumida e o valor da tarifa.

Busque uma consultoria em energia

Uma consultoria em energia vai te ajudar a identificar os gastos desnecessários com energia, além de acompanhar a otimização dos processos na hora de corrigir esses problemas e facilitar a sua entrada no Mercado Livre de Energia.

Utilize o aplicativo da Energizou

A Energizou é uma empresa que ajuda os seus clientes a economizarem energia de forma saudável. Ela disponibiliza um aplicativo que identifica até 6 novas oportunidades de economia na sua conta de luz de forma automática e 100% digital.

A leitura dos dados da sua conta de luz é essencial, porque evita cobranças indevidas de tarifas ou impostos. Além disso, é importante acompanhar a cobrança de multas ou outras taxas e revisar o custo por unidade de energia consumida.

Basta anexar a sua conta de luz em formato de PDF, que a solução faz a leitura automática dos dados e identifica novas oportunidades de economia.

Aprendeu como reduzir custos na empresa?

Neste artigo você descobriu como reduzir custos na empresa. Isso inclui rever constantemente os processos, cuidar da sua gestão financeira, gerenciar as compras e diminuir os gastos de consumo, entre eles a energia elétrica.

Rever o gasto de energia é um dos pilares essenciais para garantir menores custos no fim de mês. Com isso, é possível mapear os problemas e otimizar os gastos sem perder a produtividade.

E se as suas contas estão altas e você precisa de ajuda financeira, está na hora de conhecer melhor a Gyra+! Ela oferece soluções, como crédito facilitado, para seu negócio de modo rápido, seguro e digital!

A Gyra+ é uma plataforma de capital de giro que permite que cada vez mais pequenas e médias empresas possam existir e concretizar seus sonhos, simplificando e democratizando o crédito de forma inovadora e inteligente!

Não são necessários extratos ou balanços financeiros, já que a Gyra+ utiliza tecnologia para acessar o cliente. Os empréstimos são de até 100 mil reais em até 12 parcelas mensais.

Com a oferta de crédito para todos os tipos de negócio, de modo acessível e com atendimento humano, a Gyra+ analisa o seu histórico e, se aprovado, o dinheiro entra em até 72h na sua conta. Todo o processo é muito rápido, mas com muita segurança. Venha conhecer agora mesmo!

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.