Dicas de como precificar um curso online

13 de Abr de 2023

Saber como precificar um curso online é essencial para não limitar sua receita ao mesmo tempo em que não se perde clientes.

Isso porque cobrar muito barato pode fazer com que você tenha prejuízo ou uma margem de lucro pequena, enquanto cobrar um valor muito fora da realidade do mercado pode assustar seus potenciais clientes.

Porque sabemos que encontrar esse equilíbrio entre um preço que seja justo para você e seu público-alvo é desafiador, vamos lhe mostrar neste artigo, algumas dicas que você deve considerar na hora de definir o preço do curso que você está ofertando.

Assim, após ler este artigo, você aprenderá o que considerar e cálculos básicos que lhe auxiliarão a como precificar um curso online.

Caso você ainda não tenha formatado seu curso, confira estas 5 dicas e esses 7 passos que ensinam como criar um curso online do zero.

7 dicas de como precificar um curso online

De todas as etapas envolvidas na criação e comercialização de cursos online, escolher o preço é uma das mais difíceis, pois envolve uma série de questões a serem consideradas e decisões que precisam ser tomadas para encontrar o equilíbrio que mencionamos no início deste artigo.

Assim, para ensinar você a quanto cobrar por um curso online, passando pelo processo de pensar numa estratégia de precificação do seu curso, confira essas dicas!

Calcule quanto se gastou

Esse primeiro passo ajuda você a pensar em um preço mínimo justo para que não se tenha prejuízo com o valor ofertado.

Coloque no papel todos os custos que você teve com a criação e formatação do seu curso online para, a partir disso, pensar em um valor que compense.

Inclua, nesse cálculo, itens como:

  • Horas gastas na produção e edição do conteúdo;
  • Design;
  • Equipamentos;
  • Plataforma EAD;
  • Materiais de apoio.

Não se esqueça de considerar gastos que você terá posteriormente ao lançamento do curso,  como:

  • Divulgação;
  • Suporte ao cliente;
  • Atualizações.

Pensando no seu curso online como um produto, aprenda como definir esses preços com uma planilha de produtos e valores.

Calcule sua margem de lucro

Depois de colocar na sua tabela o custo total empregado para criação do seu curso, é a hora de determinar quanto você deve arrecadar para pagar as despesas e, claro, lucrar com seu trabalho.

A fórmula para descobrir qual é a margem de lucro ideal da sua empresa é a seguinte: dividir o resultado final (prejuízo ou lucro) pela receita total. Depois disso, multiplicar por 100.

Esse vídeo explica como calcular sua margem de lucro mínima no e-commerce:

https://www.youtube.com/watch?v=s-xdeuKBhMo

Não precifique seu curso com base em sua duração

A duração do seu curso online não deve ser um fator determinante na definição do seu preço. Defina um preço com base no valor do conteúdo, não na duração do curso. Se você pode ensinar alguém a obter o resultado que se deseja com 3 horas de instrução, não crie 7 horas de treinamento.

No entanto, é preciso lembrar que seus alunos esperam uma certa quantidade de conteúdo com base no preço que pagam pelo seu curso.

Se você cobrar R$ 500 por um curso que contém 30 minutos de conteúdo, por exemplo, seus alunos provavelmente se sentirão enganados e solicitarão um reembolso. É preciso ter bom senso.

Pesquise sua concorrência

Pesquisar sua concorrência é importante para validar o fato de que existem pessoas por aí que estão pagando para aprender sobre o tópico do seu curso.

Nesse sentido, pesquise sua concorrência para validar a demanda do mercado, não para escolher o preço do seu curso.

Embora seja bom ter uma noção dos preços que são praticados no mercado em que o seu curso está inserido, este não deve ser um fator definidor de quanto vale o seu produto.

Se você realmente quiser, pode comprar um curso concorrente apenas para ver o que está nele e usá-lo como referência para criar um treinamento online diferente, melhor ou mais específico de alguma forma. Dessa forma, você pode cobrar mais pelo seu curso.

Teste diferentes preços

Isso leva tempo, mas pode ser uma ótima maneira de determinar o preço ideal para o seu curso.

Funciona assim: você testa diferentes preços para ver como cada um deles afeta suas vendas. Você pode começar por um valor baixo (mas, não muito baixo) e aumentá-lo gradualmente. Continue aumentando seu preço até que seus números de vendas comecem a mostrar resistência.

Por exemplo, você começa ofertando seu curso por R$ 100, depois aumenta para R$ 200, R$ 300, R$ 400 e R$ 500. Quando você aumenta para R$ 600, você percebe uma queda no número de vendas, o que seria o seu ponto de resistência.

Quando isso acontece, você saberá que está se aproximando do teto do que seu mercado-alvo está disposto a pagar pelo seu curso.

O preço ideal para seu curso dependerá de seus objetivos comerciais específicos, mas a questão é encontrar o ponto ideal de receita gerada e o número de alunos matriculados em cada faixa de preço.

Considere sua credibilidade/autoridade em seu mercado

Pense em quanta credibilidade e autoridade você tem em seu mercado. As perguntas abaixo podem ajudar você nesse processo:

  • O seu nome ou o nome da sua organização é altamente reconhecível para o seu público-alvo?
  • Você passou vários anos construindo sua plataforma e aumentando seu público?
  • Publicou um livro?
  • Você já falou em conferências no setor em que atua?
  • Você foi destaque na mídia?
  • Você tem alguma credencial específica que levou tempo para ganhar?
  • Você recebeu algum prêmio pelo seu trabalho?
  • Você tem depoimentos positivos de outros alunos ou clientes?

Todos esses fatores ajudam você a justificar a cobrança de um preço mais alto pelo seu curso.

Quantifique o valor do resultado que seus alunos podem alcançar

Uma técnica que funciona bem na hora de definir um preço mais alto é quantificar o valor do resultado que você ensina seus alunos a alcançar. Se você vai ajudar seus alunos a economizar dinheiro, diga quanto. Se você vai ajudá-los a economizar tempo, diga quanto.

Ao quantificar o valor do resultado que você os ajuda a alcançar, é possível posicionar o preço do seu curso como uma decisão fácil de tomar. Isso pode, inclusive, orientar suas campanhas de marketing justificando o preço cobrado.

Se cursar o seu treinamento vai ajudar alguém a ganhar uma promoção no trabalho ou conseguir um emprego específico, por exemplo, esse é um resultado que definitivamente pode ser quantificado.

Agora que você já sabe como precificar um curso online, o que acha de continuar aprendendo sobre o assunto? Saiba como vender cursos EAD e aprenda 6 tipos de técnicas de vendas!

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.

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