Como emitir nota fiscal para o Mercado Livre: passo a passo

Mercado Livre 9 de Abr de 2019

Montamos para você acompanhar neste post um guia completo de como emitir nota fiscal para o Mercado Livre.

Quem vende pelo marketplace e precisa emitir nota fiscal no Mercado Livre pode fazer o seguinte passo a passo:

- Insira os dados de sua empresa no faturador do Mercado Livre;

- Informe os dados dos seus produtos;

- Confira os dados do comprador;

- Clique em “Emitir NF-e”.

Mas antes de mais nada, você deve estar se perguntando: “Preciso emitir nota fiscal no Mercado Livre?”. Depende. Vamos explicar a seguir quando o Mercado Livre exige nota fiscal.

Fique atento e depois veja como emitir nota fiscal para o Mercado Livre gratuitamente e tire outras dúvidas sobre esse processo importante de vendas.

GUIA de como emitir nota fiscal para o Mercado Livre

Vamos então direto ao que interessa: como emitir nota fiscal para o Mercado Livre?

Requisitos para emitir NF-e

Para seguir as etapas abaixo de como emitir nota fiscal para o Mercado Livre, antes de mais nada, você precisa cumprir dois requisitos importantes.

O primeiro é sua empresa devidamente registrada com um CNPJ habilitado na Secretaria da Fazenda do estado onde você mora.

O segundo requisito é possuir um certificado digital A1 ou A3 que você pode tirar em qualquer empresa especializada do ramo.

O certificado A1 tem validade de um ano e é um arquivo que você instala no seu computador. Já o A3 tem validade de 1 a 3 anos e pode ser utilizado por um token ou cartão, que pode ser usado em qualquer computador.

Outra observação importante sobre como emitir nota fiscal para o Mercado Livre é que esse é um recurso gratuito e mais fácil do que você imagina.

A plataforma criou um sistema simples e intuitivo chamado de faturador do Mercado Livre. Aprenda como fazer a configuração ao acessar pela primeira vez:

Como emitir nota fiscal para o Mercado Livre passo a passo

Então, com tudo pronto, aqui vai o passo a passo de como emitir nota fiscal para o Mercado Livre.

- Insira os dados de sua empresa

Este passo só será necessário na primeira vez que você utilizar o faturador do Mercado Livre. Dentro de seu perfil de vendedor, haverá um espaço para você inserir os dados da sua empresa.

Para as próximas vendas as informações já estarão salvas e serão usadas automaticamente. Lembrando que para emissão da nota fiscal de compra online, você precisa do seu certificado digital.

- Informe os dados dos seus produtos

Aqui você terá que informar todos os dados referentes aos produtos que você oferta no Mercado Livre como:

  • Código universal do produto (EAN, ISBN etc.): esses códigos são uma sequência de números que aparecem juntos ao código de barras. Produtos fabricados no Brasil começam com 789. Se o seu produto não possui código você terá oportunidade para justificar.
  • Origem do produto: aqui você irá informar a origem do seu produto. Se é nacional, importado, etc.
  • NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul): este código representa a categoria à qual o seu produto pertence.
  • CSOSN e CFOP: preencha de acordo com seus dados.

Você pode cadastrar todos esses dados sobre os produtos antes de efetivamente vender e deixar salvo no sistema. Isso facilita a seleção dos itens posteriormente quando for preciso emitir nota fiscal no Mercado Livre.

- Confira os dados do comprador

Os dados dos consumidores serão preenchidos pela plataforma, mas é importante que você confira as informações.

- Clique em “Emitir NF-e”

Pronto! Você emitiu sua nota fiscal pelo Mercado Livre!

Para que a emissão da NF-e seja concluída, o Mercado Livre envia o documento assinado para a Secretaria da Fazenda que é responsável por autorizar a nota fiscal e informar que está tudo correto.

Esse é o passo a passo de como emitir nota fiscal para o Mercado Livre de forma individual. Mas o sistema também permite selecionar várias vendas em conjunto e emitir todas as notas fiscais em apenas 1 clique.

Lembre-se: todo esse processo é gratuito dentro da plataforma do Mercado Livre e é mais um incentivo que o marketplace oferece para você poder vender mais no Mercado Livre.

Afinal, oferecer nota fiscal para seu cliente, é uma forma de dar mais segurança à transação (falaremos mais sobre isso, adiante).

Leia também: Como funciona o frete grátis no Mercado Livre: novas regras.

Vantagens de emitir NF de venda pelo Mercado Livre

Pelo passo a passo de como emitir nota fiscal para o Mercado Livre dá para perceber como esse trabalho pode ser mais simples. As principais vantagens que podemos destacar são:

Ter uma gestão de vendas mais enxuta

Gerenciar uma loja online dá bastante trabalho, ainda mais se você estiver sozinho no começo. Isso significa ter que dar conta da divulgação, venda, faturamento e envio dos pedidos.

Então, quanto mais simples e prático for o processo para vender com segurança, melhor será a sua gestão de vendas.

Fazer tudo de um lugar só

Eliminar o excesso de ferramentas para gerenciar as vendas também é vantajoso. Ao invés de acessar um sistema externo, é melhor aprender como emitir nota fiscal para o Mercado Livre.

Assim, você precisa aprender a lidar com apenas uma interface e suas funcionalidades, o que ajuda a não esquecer nenhum detalhe, principalmente quando se trata de obrigações tributárias.

Gastar menos tempo em tarefas burocráticas

Tempo vale ouro nas vendas online, então se você puder emitir todas as suas notas fiscais  com apenas um clique, isso vai agilizar o despacho das encomendas para os Correios, certo?

Por isso, emitir nota fiscal para o Mercado Livre é vantajoso, pois o sistema oferece funcionalidades pensando tanto nos vendedores iniciantes quanto nos avançados, com diversos pedidos por dia.

Perguntas frequentes sobre nota fiscal de compra online

Preciso emitir nota fiscal no Mercado Livre?

Você precisa saber como emitir nota fiscal para o Mercado Livre se está cadastrado como uma empresa com CNPJ no marketplace, e se enquadra nos regimes tributários como:

  • Regime Normal: Lucro Real ou Lucro Presumido;
  • Regime Simples Nacional: Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).

O Mercado Livre exige nota fiscal para empresas que se enquadram nesses requisitos e se você não é uma delas você não precisa se preocupar.

Se você trabalha como MEI você não tem obrigação de emitir notas fiscais apesar de poder, caso queira.

Leia também: Como funciona nova reputação do Mercado Livre [versão 2019]

O que acontece se a nota fiscal for rejeitada?

Agora que você já sabe como emitir nota fiscal para o Mercado Livre, vamos entender o que pode acontecer, além dela ser aprovada.

Existem situações onde a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) não autoriza a nota fiscal e ela é rejeitada. Com isso, é necessário fazer uma correção nos dados que foram enviados.

Se isso acontecer você será informado juntamente com o motivo da rejeição, para que possa corrigi-la.

Mas atenção, se passar o período de três dias, o sistema do Mercado Livre irá inutilizá-la automaticamente para que você não tenha nenhum problema fiscal.

Caso você observe algum erro de digitação em sua nota fiscal ou qualquer outro erro, você pode corrigi-la. Basta selecionar a opção: “Emitir carta de correção” no sistema do faturador do Mercado Livre.

Posso cancelar uma nota fiscal?

Sim. Você pode cancelar sua nota fiscal em um prazo que varia de 2h a 24h após a emissão, dependendo da Secretaria da Fazenda do seu estado.

Após este prazo de cancelamento, você não irá mais conseguir cancelá-la, devendo ser emitida então uma nota fiscal de entrada.

O que pode ser feito através de seu sistema ERP ou qualquer outra ferramenta que preferir para retorno da mercadoria ao estoque.

É importante observar que o cancelamento da nota fiscal é feito pela SEFAZ do seu Estado, que é responsável por validá-la ou não. O Mercado Livre faz apenas o envio.

Como faço para ver as notas fiscais que eu emiti?

Para ver as notas fiscais que você já emitiu você deve entrar em sua lista de vendas. Lá você irá encontrar a opção “Exportar NF-e” onde você vai conseguir consultar por período todas as suas emissões. Além de escolher em qual formato você deseja salvar.

Além disso, você pode visualizar o status dos documentos gerados. Entre as opções existem notas fiscais eletrônicas:

  • autorizadas;
  • canceladas;
  • inutilizadas;
  • também as cartas de correção.

Confira no vídeo abaixo como baixar as notas fiscais eletrônicas e outros documentos fiscais no Mercado Livre:

Como atualizar os dados cadastrais da empresa?

Para que você consiga seguir as etapas de como emitir nota fiscal para o Mercado Livre, os dados da empresa precisam estar corretos.

Se falta alguma coisa ou você precisa fazer alguma edição dos dados, faça o seguinte:

  • acesse o menu Preferências de venda
  • clique em Emissor de NF-e
  • na página que abrirá, você vai poder editar todos os dados do seu negócio.

Para alterar de CPF para CNPJ ou mudar o CNPJ atual para um novo, você vai preencher um formulário, anexar os documentos que comprovam que a mudança é legítima e enviar ao Mercado Livre para avaliação.

Foi útil aprender como emitir nota fiscal para o Mercado Livre?

Talvez, neste momento, você esteja se perguntando, porque deve aprender como emitir nota fiscal para o Mercado Livre, se sou MEI?

Como já citamos acima, você realmente não é obrigado a emitir NF-e se for um Microempreendedor Individual (MEI), mas é certo que a nota fiscal é uma segurança para você e para seu cliente.

Quando o assunto é vendas na internet, a sensação de segurança que você passa para seu comprador é uma das formas de como ser um vendedor de sucesso no Mercado Livre.

Esperamos ter tirado suas dúvidas sobre como emitir nota fiscal para o Mercado Livre. Se seu objetivo é realmente ser um dos grandes vendedores do Mercado Livre e construir sua carreira na plataforma, você pode aproveitar outras funcionalidades da ferramenta, além da emissão de nota fiscal e do frete grátis, que falamos acima.

É possível investir em ações de publicidade, anunciando seus produtos para que eles tenham mais destaque nas páginas do marketplace, por meio da estratégia de Product Ads do Mercado Livre.

Para saber mais sobre isso, acesse o artigo; “Guia: como funciona campanha de publicidade do Mercado Livre”.

Gostou, mas precisa de capital para fazer qualquer investimento?

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.