Saiba como emitir nota fiscal no Bling de forma fácil, rápida e segura para você poupar tempo e ganhar dinheiro

Finanças 10 de Abr de 2020

A partir de agora, e até o final desse post, você vai entender por que saber como emitir uma nota fiscal no Bling terá reflexos positivos na gestão do seu negócio e, consequentemente, nos seus lucros. Mas, se você ainda está se perguntando o que é Bling, vamos começar do começo.

O Bling é um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) para micro e pequenas empresas. Como parte do processo de automatização dos processos administrativos, os ERPs conectam todos os departamentos de um empreendimento, facilitando a troca de informações.

A plataforma do Bling oferece ferramentas especialmente úteis para empreendedores que trabalham com e-commerce. Com ela, você terá controle total sobre vendas, finanças, produtos, clientes e pedidos.

Até mesmo um processo básico como preencher uma nota fiscal é facilitado pelo Bling. E, graças à conexão dos departamentos, você poderá fazer a gestão do seu estoque e de seu fluxo de caixa automaticamente após a emissão da nota.

Se você quer saber mais sobre os benefícios que os ERPs podem proporcionar à sua empresa, leia o artigo Bling ou Conta Azul. E aproveite para comparar os serviços oferecidos por esses dois sistemas.

Por ora, nesse post, vamos focar em uma das funcionalidades mais apreciadas pelos usuários do Bling: a emissão de notas fiscais.

Passo a passo de como emitir nota fiscal no Bling

Para quem já implementou o Bling para integrar os departamentos do seu negócio, ou pretende fazer isso assim que acabar de ler esse texto, vamos mostrar agora como preencher uma nota fiscal no sistema e emiti-la. Confira esse passo a passo:

Primeiros passos

Para emitir nota fiscal no Bling, você precisa já ter cumprido alguns requisitos. Além de credenciar o CNPJ da sua empresa na Secretaria da Fazenda do seu estado, você precisa adquirir um certificado digital.

A próxima etapa é definir a natureza das operações da sua empresa. Após configurá-las, o sistema do Bling poderá realizar o cálculo automático dos impostos das notas fiscais.

Vale lembrar aqui que o Bling tem dois ambientes para emissão de nota. No ambiente de homologação, você pode emitir notas sem valor fiscal. As notas com valor devem ser emitidas no ambiente de produção.

Como preencher nota fiscal no Bling

Após efetuar os primeiros passos descritos acima, é hora de preencher e descobrir como emitir a nota fiscal no Bling. Na plataforma do sistema, você terá que acessar o menu Vendas > Notas Fiscais

Em seguida, clique na opção Incluir uma Nota Fiscal para preencher a nota manualmente no sistema. Caso tenha alguma dúvida na hora de inserir os dados, o Bling preparou um vídeo explicando todo esse processo de forma detalhada:

Como emitir nota fiscal no Bling

O Bling utiliza dois modelos básicos para a emissão de notas, individual e em lote. Seja qual for a opção, você poderá enviar a nota fiscal para os e-mails dos seus clientes no momento da emissão.

Além disso, você terá a opção de realizar um lançamento de estoque e outro de contas. Dessa forma, você realizará a baixa automática no seu estoque e atualizará seu fluxo de caixa.

Após finalizar esse processo, basta clicar em Enviar Nota Fiscal e ela será direcionada automaticamente ao site da Secretaria da Fazenda para autorização. Após o envio da nota, se tudo estiver correto, ela será autorizada e já terá valor fiscal.

Vantagens de emitir nota fiscal no Bling

Agora que você já conhece bem a ferramenta de gestão de notas fiscais do Bling, vamos falar das vantagens dessa funcionalidade. A primeira delas é que, com a plataforma, é possível gerar os três principais tipos de notas fiscais: a nota Fiscal Eletrônica (NFe), a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe) e a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFCe).

Por meio do Bling, você poderá emitir essas notas para mais de 600 cidades do país. E, como vimos acima, a plataforma integra a emissão de notas com os estoques e o setor de pagamentos.

Também é possível configurar o sistema para que transforme um pedido de venda em uma nota fiscal de forma automática. Esse procedimento não emite a nota, mas depois basta conferi-la e enviá-la para a Secretaria da Fazenda para que tenha valor fiscal.

Além disso, você não precisa informar os dados de uma venda para emissão de nota fiscal duas vezes. O Bling armazena as informações de cadastro e clientes e produtos, calculando automaticamente os impostos das notas fiscais.

Ao emitir a nota fiscal, o Bling providencia automaticamente a assinatura digital e a transmissão do XML para a Secretaria da Fazenda. E todas as informações das notas são validadas e assinadas pela plataforma, que também se encarrega da aprovação e da autorização de uso.

Outra vantagem da plataforma é sua integração com as principais lojas virtuais e marketplaces do país, o que lhe permitirá importar os pedidos de seu negócio para o Bling e gerar as notas.

Mais vantagens do Bling

Além de benefícios relacionados com a emissão da nota fiscal, o Bling oferece várias outras ferramentas de gestão para sua empresa. Por meio da plataforma, você terá controle total sobre seu estoque, seu fluxo de caixa e seu cadastro de clientes.

Todos esses departamentos estarão conectados em um mesmo sistema, que estará guardado na nuvem, podendo ser acessado a qualquer momento. Com os dados armazenados, o Bling elabora relatórios gerenciais para acompanhar movimentações financeiras e projeta resultados.

Ao otimizar a gestão do seu negócio, você terá mais respaldo na tomada de decisões, conseguirá reduzir custos e lucrar mais. Além disso, também conhecerá melhor a situação da sua empresa e poderá traçar novas estratégias de expansão de mercado.

Vale lembrar ainda que o Bling oferece 30 dias de teste grátis. Ou seja, você poderá experimentar as ferramentas do sistema antes de escolher o plano que se adequa melhor às suas necessidades e ao seu orçamento.

Integração com a GYRA+

Outra grande vantagem para os clientes do Bling é a facilidade de solicitar empréstimos na GYRA+. Graças à integração firmada em 2018, a fintech de capital de giro consegue analisar a operação dos clientes do sistema ERP de forma muito mais rápida para aprovar créditos.

Se você é cliente Bling e quer capital para comprar estoque, investir em melhorias ou em expansão de mercado, acesse o site da GYRA+

Em seguida, basta criar uma conta, integrar com sua conta no Bling através do API Token e solicitar um empréstimo indicando valor e número de parcelas. Após a solicitação, a equipe da GYRA+ retorna por e-mail em até 24 horas com uma proposta de empréstimo.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.