Como criar uma loja online de graça? Comece sem gastar!

E-commerce Mar 24, 2021

Dá para ser um empreendedor digital sem gastar (quase) nada? Como criar uma loja online de graça?

Essas perguntas são suas principais dúvidas se você está querendo empreender no mundo digital, mas ainda tem algumas inseguranças.

Vender produtos na internet parece fácil na teoria (e é!), mas ser bem sucedidos na prática não é tão simples assim.

Por isso, saber como começar uma loja online é tão importante, mesmo pela modalidade gratuita.

Várias plataformas de e-commerce possuem períodos de teste gratuitos e planos básicos com valores super baixos.

Mas você quer começar sem gastar um centavo, certo? Então, esse post é para você! Continue lendo e confira o passo a passo para abrir uma loja virtual de graça.

Passo a passo para criar uma loja online de graça

Abrir uma loja virtual de graça é simples, mas aqui está o caminho das pedras sem obstáculos e passo a passo para abrir uma loja virtual. Bora começar!

1. Compre o domínio da sua loja virtual

O primeiro passo para criar uma loja online de graça começa com um gasto, mas ele é essencial para a imagem do seu negócio, mesmo que você não use de primeira.

O domínio é o nome da sua loja — aparece após o ‘www’ — e depois de defini-lo, você pode comprá-lo para que ninguém mais use esse endereço em outro site.

DICA: compre seu domínio nas opções ‘.com’ e ‘.com.br’. Assim, independentemente do que o usuário digitar, ele chegará no seu site e também impede que outra pessoa compre a opção disponível.

Alguns sites de compra de domínio conhecidos são:

Alguns sites para criar loja virtual de graça não permitem a personalização do endereço nos planos gratuitos.

Porém, será frustrante fazer seu negócio deslanchar e lá na frente descobrir que não pode usar o nome que todo mundo já conhece.

Então, garanta seu domínio logo de início, assim você explora todas as opções de nome disponíveis e faz ajustes antes de sua loja ir ao ar.

2. Escolha a plataforma para criar sua loja

Existem algumas plataformas para criar uma loja online de graça. Selecionamos cinco opções para que você consiga começar sem gastar para manter seu site ativo:

1. Mercado Shops

O Mercado Shops é a primeira opção para criar uma loja online de graça. A plataforma faz parte do grupo Mercado Livre e possui todas as ferramentas e funcionalidades de quem vende pelo marketplace.

A criação da loja e o cadastro de produtos são grátis. O pagamento é pelo Mercado Pago e a logística feita pelo Mercado Envios Full envolve armazenamento, embalagem e despachos.

Além disso, o Mercado Shops conta com o auxílio de ferramentas de social commerce com integração com Google Shopping, Facebook e Instagram Shopping.

Saiba mais sobre esse tema no post >>> Social commerce: o que é e como usar no seu negócio!

2. Loja Integrada

Outra opção para quem quer criar uma loja online de graça é a Loja Integrada. A plataforma de e-commerce oferece uma opção de plano gratuito.

Existem algumas limitações como:

  • limite de acessos a 5.000 visitas por mês;
  • cadastro limitado a 75 produtos ativos;
  • apenas um usuário administrador.

Mesmo com essas limitações, a plataforma oferece os serviços básicos como formas de envio variadas, configurações de checkout transparente e integrações com aplicativos.

Com essas ferramentas, é possível começar uma loja online e escalar vendas até conseguir dar o primeiro salto de crescimento e de plano na plataforma.

Saiba mais detalhes sobre a Loja Integrada no post: O que é a Loja Integrada? Entenda como funciona a plataforma.

3. Loja2

Na Loja2 também é possível criar uma loja online de graça. A plataforma é simples, mas não existe cobrança de taxas ou comissões por vendas.

A interface da loja é personalizável, a estrutura do site é indexada pelos mecanismos de busca, com a facilidade de montar toda a estrutura sem precisar de conhecimentos técnicos.

Algumas limitações da versão grátis são:

  • não poder ativar um domínio próprio -  a estrutura da URL fica como: ‘nomesualoja.loja2.com.br’;
  • ausência de chat online integrado e cadastro de clientes;
  • sem suporte por e-mail;
  • limite de uma foto por produto;
  • presença de blocos de publicidade.

4. GoDaddy

Além de ser um serviço de registro de domínio, o Godaddy também oferece uma ferramenta para criar uma loja online de graça.

A plataforma é simplificada, mas tem recursos de SEO integrados, GoDaddy InSight, uma consultoria baseada em AI, variedade de modelos de layout e possibilidades de reservas de vendas.

5. Marketplaces

Os marketplaces também são uma opção viável para criar uma loja online de graça.

O cadastro e montagem da loja é ainda mais simplificado e as plataformas possuem vários recursos extras para facilitar pagamento, embalagem e envio para o cliente.

Todos os marketplaces têm um ponto em comum: a cobrança de uma taxa porcentual por venda efetuada na plataforma que varia entre os provedores do serviço.

3. Cadastre os produtos com atenção

O cadastro de produtos é uma tarefa importante ao criar uma loja online de graça. A descrição e os detalhes sobre os produtos são importantes para os clientes.

Use as palavras-chave mais utilizadas para pesquisar cada item e preencha a descrição com todas as informações que o cliente precisa saber.

Inclua imagens de qualidade para que o produto seja visto em detalhes. E não se esqueça de colocá-lo na categoria correta.

4. Escolha um método de pagamento seguro

A hora do pagamento é um momento crucial da venda. Por isso, investigue as opções nativas ou as integrações que a plataforma oferece na hora de criar uma loja online de graça.

Leia o post ‘Gateway de pagamento ou intermediador: compare e escolha 💳’ para conhecer as opções e como escolher a melhor opção.

5. Teste o funcionamento antes de publicar

Os passos acima são as principais escolhas que você vai precisar fazer ao criar uma loja online de graça.

Então, antes de colocá-la no ar, teste todas as funções e recursos e veja se todas as etapas da compra funcionam. Se tudo estiver ok, você está pronto para começar a vender!

Comece sua loja virtual de graça!

Com o passo a passo acima, você pode criar uma loja online de graça totalmente funcional.

Aproveite e organize seus investimentos para começar seu estoque e gerenciar seu negócio. Vai precisar de um suporte de capital?

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.