Como conseguir qualificação no Mercado Livre e destacar sua reputação no site

Mercado Livre 29 de Set de 2018

O boca a boca online funciona funciona da forma de opiniões e comentários que os usuários deixam ao fazer uma compra. E essa opinião é chave na hora de decidir comprar de um vendedor e não de outro.

A maioria das pessoas que vende no Mercado Livre, principalmente os novatos, se pergunta constantemente: como conseguir qualificação no Mercado Livre?

Neste post vamos falar de como conseguir qualificação no Mercado Livre e dicas para que a opinião dos seus compradores seja sempre positiva.

Mudanças: opiniões do Mercado Livre

Em 2018, o Mercado Livre mudou a nomenclatura de qualificação para “opinião“.

Os usuários podem avaliar os vendedores direto do seu painel de Pedidos, clicando nos três pontinhas na frente de “Ver detalhe” que aparecem na frente de cada compra e em seguida, clicando em “Opinar sobre o vendedor”.

Automaticamente, você é conduzindo para uma nova página onde aparece as opções para marcar: Bom, Regular e Ruim e uma caixa com espaço para adicionar um comentário.

O vendedor em seu painel pode acompanhar as opiniões e seu termômetro de reputação no Mercado Livre.

A seguir vamos falar de alguns critérios fundamentais para oferecer uma experiência de venda positiva para o seus clientes.

Como conseguir qualificação no Mercado Livre

A resposta é óbvia, mas a maneira de conseguir qualificação no Mercado Livre é vendendo.

Quanto maior o seu volume e eficiência na finalização de vendas melhor. Isso porque dessa forma, os clientes recebem seu pedido com agilidade e tendem a avaliá-lo positivamente.

A qualificação – agora Opinião – é um fator de confiança para quem compra junto a outras conquistas como se tornar uma loja oficial no Mercado Livre.

As duas conquistas vem com consequência de um bom trabalho. Ao decidir criar um canal de vendas online, pense em toda a estrutura logística para fazer o negócio andar.

  • Vai precisar de ajuda?
  • Tem CNPJ?
  • Consegue emitir notas fiscais?
  • Como irá acompanhar os pedidos?
  • Quem fará a postagem nos Correios? Você? Vai contratar um ajudante?

Todas esses detalhes são importante e influenciam na hora de conseguir qualificação no Mercado Livre positiva.

Os vendedores que conseguem realizar bastante vendas em um intervalo de tempo menor, tendo a conseguir qualificações positivas e elevar seu perfil dentro do marketplace. O que cria ainda mais confiança.

A eficiência na entrega também é outro fator importante que influencia na opinião dos compradores.

Em caso de atraso dos Correios, por exemplo, seja solícito e fique atento para monitorar qualquer contato do comprador. Se informe sobre possíveis problemas e tenha uma resposta para dar ao seu cliente. Essa atenção resultará em benefícios depois na avaliação da opinião.

Preço como estratégia de marketing

Mexer no preço nem sempre é uma técnica viável para todos os vendedores. Aqueles que estão começando devem fazer uma análise detalhada de concorrência para avaliar qual competitividade conseguem bancar.

Em alguns casos para criar volume de vendas, abrir mão do lucro será necessário. Nesse caso, calcular a necessidade de capital de giro é fundamental. Assim, você avalia se consegue cobrir suas operações e por quanto tempo.

Essa estratégia é ousada, mas o objetivo com ela é atrair o máximo de clientes possível. Dessa forma, o seu preço será o seu diferencial para suas ações de marketing.

Campanhas de e-mail marketing criativas, de mídia paga no Google Adwords e nas redes sociais, todas essas plataformas serão aliadas na sua divulgação. Você pode selecionar as mais viáveis para começar e direcionar o foco e os investimentos.

Como reforçamos no início seja você um vendedor iniciante ou um experiente que precisa de um upgrade na sua qualificação, planejar é extremamente importante.

Sendo uma estratégia de marketing arriscada, pois mexe nos lucros, é importante definir quanto tempo esse ciclo vai durar.

Para aumentar as chances de ser bem-sucedido nessa estratégia, promova vendas de produto com valor menor ou com mais apelo popular, para amenizar possíveis atritos com os compradores.

Alcançando resultados positivos, você pode voltar gradativamente aos preços normais com suas margens de lucros e investir em mini ações para dar desconto no Mercado Livre ocasionalmente.

Tríade do sucesso

Para ter sucesso com sua estratégia baseada no preço e conseguir qualificação no Mercado Livre positiva, todo lojista deve estar atento aos três fatores abaixo:

  • Frete: informe-se sobre o preço do frete para seus produtos e simule os valores para ver como está sua competitividade comparada a concorrência. É importante considerar escolher produtos com frente pouco variável e menor para investir, pois assim você controla melhor seus custos;
  • Atendimento: os usuários podem fazer perguntas nas páginas de produtos sem mesmo terem comprado. Fique atento para responder rapidamente e fechar compras com os clientes interessados. Seja rápido, direto e educado na hora de responder.
  • Qualidade dos anúncios: vai criar um anúncio? Antes veja se sua descrição está completa, se as fotos mostram bem o produto, se tem qualidade, se o título está claro e características do produto e dúvidas iniciais respondidas. Se as respostas forem sim, pode anunciar este produto.

Leia também: Conheça quais são os tipos de anúncio do Mercado Livre.

O ponta pé inicial para ser um vendedor de sucesso no Mercado Livre depende da solidificação de um volume de vendas e de conseguir opiniões positivas dos clientes.

Usando o preço como atrativo e unindo isso a uma experiência de compra bem-sucedida e com o mínimo de problemas possíveis é possível conseguir qualificação no Mercado Livre e crescer sua reputação no site.

Dessa forma, sua loja pode engajar um fluxo constante para expandir as vendas e trazer mais visibilidade para os produtos vendidos.

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