Como calcular o limite de crédito para clientes? Use estas ferramentas

23 de Mar de 2023

Quando você aprende como calcular o limite de crédito para clientes, fica mais fácil administrar as finanças e tomar decisões importantes em sua rotina.

Quer trazer esses resultados para a sua empresa? Então, continue conosco! 😉

Este guia traz um passo a passo completo para que você aprenda como fazer um cálculo de limite de maneira prática e didática.

Ademais, separamos dicas de ferramentas que melhoram a qualidade e eficiência deste processo.  

Boa leitura!

Por que trabalhar com limite de crédito para clientes?

Entre os principais benefícios do limite de crédito para clientes, podem-se destacar:

Previsibilidade

Fazer grandes transações e correr o risco de o consumidor não honrar o compromisso é um dos principais receios de grande parte dos gestores.

Sobretudo em um período que o número de inadimplência atingiu 6,3 milhões de empresas brasileiras, de acordo com o levantamento da Serasa Experian

Fonte: Serasa Experian

Entretanto, quando se tem conhecimento sobre o limite de crédito dos seus consumidores, você não terá mais essa preocupação.

Afinal, a organização de dados traz insumos suficientes para planejar e decidir a quantia viável para a companhia fazer as suas operações.

Gestão financeira saudável

Ao estabelecer um limite, você terá um panorama completo sobre a capacidade do cliente para quitar as dívidas, o que também contribui para o planejamento de recebíveis.

Assim, a chance da sua empresa lidar com a inadimplência dos clientes será menor.

Facilita a tomada de decisão

A definição do limite de crédito para cliente contribui para a tomada de decisão sobre o planejamento estratégico da empresa, uma vez que, como vimos acima, ela obtém mais previsibilidade sobre o capital disponível.

Quando aumentar limite de crédito para clientes?

Apesar do aumento do limite de crédito para clientes trazer vários benefícios para o seu negócio, é essencial ter calma antes de tomar qualquer decisão.

Para evitar problemas, responda estas duas perguntas:

  • O cliente cumpre com todas as suas responsabilidades financeiras?
  • Existe alguma restrição em seu documento que possa prejudicar a reputação do seu negócio?

Ao fazer essa reflexão, fica mais fácil definir quando aumentar limite de crédito para clientes.

Como avaliar o crédito de um cliente?

Oferecer crédito para os clientes é uma forma de mostrar que você confia nessa relação.

Contudo, como o próprio nome sugere, é vital estabelecer um limite para evitar “perigos” que comprometam a saúde financeira do seu negócio.

Tal processo ajuda a equilibrar os recursos e evita a aquisição de dívidas.

Afinal, o aumento da inadimplência vira uma bola de neve para a empresa, que passa a perder lucro.

Podemos concluir, portanto, que escolher um limite de crédito para clientes é uma estratégia inteligente para proteger suas economias.

Mas, como fazer esse processo?

A seguir, separamos diversas dicas que te ensinam como calcular o limite de crédito para clientes. Continue conosco e acompanhe!

1- Faça um diagnóstico financeiro do cliente

Antes de mais nada, faça uma análise financeira do panorama atual da empresa. Para tal finalidade, investigue as seguintes informações:

  • segmento;
  • ramo de atuação;
  • quantidade média de vendas;
  • tamanho;
  • tempo de mercado;
  • capital social;
  • fontes de financiamento;
  • balanço patrimonial;
  • referências no mercado;
  • valor dos produtos e serviços ofertados;
  • prazos de pagamento;
  • classificação de risco;
  • demonstração do resultado de exercício (DRE).‍

2- Solicite documentação comprobatória

Com o estudo da empresa concluído, solicite documentos que comprovem a renda do negócio e que este será capaz de quitar os pagamentos. Entre os principais registros estão:

  • apresentação do contrato social;
  • últimas transações financeiras;
  • demonstrativo do faturamento bruto dos últimos meses, que informa se o negócio está com o seu lucro em dia.

3- Consulte órgãos de proteção de crédito

Esse processo mostra se a empresa tem alguma restrição financeira e, caso haja, a data do registro da pendência.

4- Defina o limite de crédito

Esse é um dos principais obstáculos quando se ensina como calcular o limite de crédito para clientes.

Para facilitar seu processo, leve em conta que o limite de crédito para cliente não pode ser muito alto nem muito baixo.

Lembre-se: o valor deve corresponder com o perfil do solicitante para evitar riscos de inadimplência. Em contrapartida, uma quantia muito baixa pode prejudicar as vendas do negócio.

5- Use a tecnologia a seu favor

Ao implementar ferramentas para calcular o limite de crédito para clientes, você diminui as tarefas manuais e custos operacionais. Ao mesmo tempo, melhora a qualidade e a segurança da carteira de consumidores.

De modo geral, estas são as tecnologias mais utilizadas pelas empresas:

  • Business Intelligence (BI): reúne e processa um alto volume de dados para gerar relatórios confiáveis, que indicam se a venda a prazo é uma boa estratégia naquele cenário;
  • Machine Learning: facilita a análise de dados e os modelos analíticos para que você conceda a venda a prazo com segurança. Ademais, opera com o aprendizado autônomo que, de acordo com os comandos oferecidos, melhora a assertividade da avaliação;
  • Big Data: coleta dados de várias fontes e oferece informações úteis, que trazem exatidão para a análise de crédito.

Tais ferramentas detêm informações sobre os clientes e, com isso, criam os perfis e gerenciam os riscos das operações. Sem dúvidas, é um ótimo passo para que você implemente a transformação digital em seu negócio.

💡Fique por dentro: De A a Z: Como calcular capital de giro de uma empresa [com fórmulas]

Já sei como calcular o limite de crédito para clientes, e agora?

O próximo passo é com você!

Coloque em prática as orientações acima e confira se tem caixa suficiente para oferecer crédito empresarial.

Se você está pensando em fazer uma alavancagem financeira e operacional na sua empresa, é bem provável que você precise recorrer a recursos de terceiros.

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