9 dicas de como aumentar as visitas do seu site

Canal de Vendas 11 de Dez de 2020

Uma pergunta constante na vida de todo empreendedor que tem um dos tipos de e-commerce é: como aumentar as visitas do meu site? Afinal, sem tráfego para sua loja virtual não existe venda.

Esse desafio está presente em várias etapas do negócio. Quem começa do zero enfrenta o desafio de ter que criar referências para a marca. Quem já tem acessos, precisa se manter em crescimento para equilibrar as vendas.

Aumentar as visitas é um trabalho constante, pois considerando a sazonalidade das vendas, toda loja virtual precisa de novos acessos.

Seu negócio anda parado ou está começando agora a vender na internet? Confira as nove dicas como aumentar as visitas do seu site que separamos neste post para você!

Boa leitura!

Como aumentar as visitas do seu site: GUIA

Ter um bom tráfego para sua loja virtual é a resposta de que seu público consegue encontrar suas páginas de produto ou sua página principal online.

As dicas abaixo vão contribuir para que seu ‘www’ esteja sempre a vista de novas pessoas que podem conhecer sua marca.

Continue lendo, aprenda como aumentar as visitas do seu site e prepare-se para trabalhar!

1. Verifique se o seu site é rápido e dinâmico

As primeiras dicas da nossa lista de como aumentar as visitas do seu site vão passar por detalhes técnicos e depois pelo conteúdo e, por fim, a interação com seu público-alvo.

Então o primeiro passo é: tenha um site rápido e fácil de navegar, pois esses dois pontos afetam a experiência do cliente.

Já se viu esperando 30 segundos pelo carregamento de um site? Seu cliente em potencial também não vai esperar.

Se o site da sua loja virtual demorar uma eternidade para carregar, o resultado vai ser uma taxa de rejeição nas alturas.

Alguns detalhes importantes que melhoram a velocidade de carregamento são:

  • arquivos de imagem otimizados (use ferramentas como Short Pixel ou Tiny Png);
  • estrutura das páginas, mantendo a navegabilidade por categorias fixa no topo da página;
  • instalação e funcionamento de plug-ins de terceiros corretas;
  • ferramenta de busca rápida.

DICA: contrate a consultoria de um programador com experiência em e-commerce para avaliar seu site e sugerir as correções necessárias.

2. Tenha um site responsivo

Era uma vez, em um tempo não muito distante, em que as compras eram feitas apenas pelo computador de mesa ou notebook. Aí chegaram os dispositivos móveis — tablets e smartphones — e tudo mudou.

Essa é outra dica técnica de como aumentar as visitas do seu site, pois você não pode perder o tráfego em potencial das 99.2% das pessoas que só usam a internet pelo smartphone, segundo IBGE.

Para isso, você vai precisar de um site responsivo, ou seja, que se adapte a tela tanto de um celular quanto de um tablet sem prejudicar a navegabilidade do cliente.

Como essa versão também precisa ser rápida, um programador pode ajudá-lo nessa tarefa. Caso use uma plataforma de e-commerce, provavelmente ela já oferece a versão responsiva no pacote.

3. Otimize as páginas de produto

Com um site rápido e responsivo, é hora de cuidar de um detalhe importante que impacta diretamente o tráfego para sua loja virtual: o cadastro de produtos.

Se a sua loja é especializada em smartphones Android da marca Samsung, você deve descrever os produtos com as palavras-chave que os usuários mais usam para buscar os produtos.

Por exemplo: Smartphone Samsung (Modelo) (memória) (cor) e outras características

Essa primeira informação é o título principal da página do produto e ele é “lido” pelo algoritmo do mecanismo de busca para ranquear as páginas nos resultados.

Além dessa parte, outros detalhes que contribuem para o posicionamento das páginas do seu site nas buscas são:

  • a descrição deve conter mais detalhes relevantes do produto e palavras-chave;
  • a URL deve ser otimizada (não deixe uma sequência de números aleatória);
  • as imagens carregadas devem ser otimizadas antes com as ferramentas do item 1.

Aparecer entre os resultados relevantes das buscas também é uma estratégia de como aumentar as visitas do seu site.

4. Crie um blog para sua marca

Outra tática de como aumentar as visitas do seu site é criando um blog para sua marca. Os blogs são ferramentas poderosas para gerar tráfego.

Crie um plano de marketing de conteúdo e pesquise temas relacionados ao seu setor de vendas, quais são as dúvidas frequentes do público, quais soluções são mais pesquisadas, entre outros temas.

Escrevendo sobre assuntos relevantes e que geram valor, os usuários podem encontrar seus posts e conhecer a sua loja virtual.

DICA: produza conteúdo em vídeo e link nos posts do seu blog, pois eles vão ajudar na taxa de retenção, além de aumentar o fluxo de tráfego.

5. Social Commerce

O comércio nas redes sociais ou Social Commerce é outra dica eficiente de como aumentar as visitas do seu site.

Só no Brasil, as redes sociais tem um público de 140 milhões de usuários, então existem boas chances de seu público-alvo estar entre eles.

  • Coloque o botão ‘Comprar agora’ como destaque na página do Facebook;
  • Converta seu perfil no Instagram para Conta comercial para usar o Instagram Shopping e criar uma loja virtual dentro do seu perfil e marcar produtos nas publicações;
  • Use o WhatsApp Business para criar uma dinâmica de venda semelhante e enviar produtos nas conversas.

Ao escolher comprar um produto, o cliente é redirecionado para a página de checkout da sua loja virtual para concluir a compra com segurança.

6. Anúncios pagos

Esse é a tática de como aumentar as visitas do seu site mais usadas pelos donos de lojas virtuais. Isso porque as opções vão desde os investimentos em Google Ads até o Facebook Ads (que inclui também o Instagram).

Cada plataforma funciona melhor de acordo com a capacidade de investimento da marca.

No Google, por exemplo, a concorrência de anunciantes é grande o que exige mais capacidade de investimento. Além do Google Ads, as marcas anunciam especificamente no Google Shopping para gerar tráfego qualificado de quem deseja comprar.

Mas sabia que agora existe a possibilidade de anunciar sem custo no Shopping? Explicamos tudo no post: ‘Como vender no Google Shopping SEM pagar? Entenda!’

Já no Facebook Ads, o controle de orçamento é mais fácil e escalável, permitindo vincular anúncios de produtos ou campanhas para um público segmentado para que o tráfego seja o mais qualificado possível.

7. Campanhas de e-mail marketing

As campanhas de e-mail marketing também são muito eficientes para aumentar as visitas do seu site, pois falam diretamente com pessoas que toparam receber comunicados da sua marca.

Tanto clientes antigos quanto clientes em potencial podem ser impactados por campanhas especiais exclusivas, newsletters informativas e outras mensagens que incentivam o engajamento.

8. Faça parcerias

Se relacionar com o mercado a sua volta também é uma tática que pode ser usada para aumentar as visitas do seu site.

Outras lojas online de segmentos complementares podem ser parceiras em campanhas que vão gerar benefícios para ambas.

Influenciadores também impactam o mesmo público que sua loja virtual podem ser tornar parceiros estratégicos para gerar tráfego. Pesquisa oportunidades e invista.

9. Crie uma comunidade

Aproxime as pessoas da sua marca e permita que elas deem feedbacks sobre suas experiências de compra.

Inclua espaços para comentários com login via Facebook, incentive os clientes a escreverem avaliações e tenha um espaço para tirar dúvidas no site. Use as redes sociais também para estreitar esse relacionamento.

Gostou das dicas de como aumentar as visitas do seu site?

Com as táticas acima de como aumentar as visitas do seu site, seu negócio vai se tornar cada vez mais relevante para o seu público-alvo.

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