Como aumentar as vendas com marketing digital? 5 dicas matadoras para você

Marketing 9 de Jun de 2021

Como aumentar as vendas com marketing digital? Já se fez essa pergunta?

A resposta provavelmente é sim já que hoje é impossível falar em marketing sem pensar no digital.

O principal responsável pela relevância do termo que já era destaque foi a pandemia do novo coronavírus e as vendas nos tempos de crise.

Para driblar o isolamento social, muitos negócios migraram sua divulgação e venda para o meio online.

É neste ponto que o marketing digital entra para auxiliar na divulgação, fortalecimento da marca e na conquista de novos clientes.

A concorrência aumentou e ser relevante para o seu público-alvo é uma tarefa que exige empenho diário dos empreendedores.

Se por um lado ficou fácil encontrar um produto, por outro, a concorrência aumentou e, provavelmente, muitos vendedores estão atrás do mesmo perfil de público que você.

Por isso, as estratégias de vendas por marketing digital são tão utilizadas hoje porque para alcançar suas metas, você precisa investir na divulgação dos diferenciais do seu negócio.

Não sabe por onde começar? Continue lendo e aprenda algumas dicas de como aumentar as vendas com marketing digital. Boa leitura!

Como aumentar as vendas com marketing digital

O segredo de como vender no marketing digital é organização e empenho diário nas metas que você deseja alcançar.

Reunimos abaixo alguns passos essenciais e que são o ponto de partida para começar a trabalhar.

1. Elabore um plano de marketing digital

Se você não sabe como aumentar as vendas com marketing digital, o plano de marketing é o ponto de partida.

Esse planejamento é importante porque ter sucesso com o marketing digital vai além de manter perfis nas redes sociais.

O trabalho profissional precisa ter direcionamento de público, metas e ferramentas certas para auxiliar.

Existem muitos canais de marketing disponíveis, mas será que sua marca precisa estar em todos? Seu público-alvo é presente e compra de todas elas?

Então, comece seu plano estudando seu perfil de público, sua persona. Quais são as principais características socioeconômicas e comportamentais? Quais são os principais desejos e atrativos que esse público espera encontrar?

Estude também como é o ano de vendas para o seu segmento de produtos. Em quais épocas ou meses a procura aumenta e diminui, quais datas comemorativas você pode explorar no seu calendário de marketing, quando reforçar o estoque, etc.

Leia mais sobre esse tema no post: Como fazer um plano de marketing para e-commerce em 5 passos.

O plano de marketing vai ser a base para o item #2 da nossa lista: marketing de conteúdo.

2. Invista no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo para e-commerce é um detalhe fundamental para aumentar as vendas com marketing digital.

É através do conteúdo que o seu público vai conhecer sua marca e produtos. Depois de criar uma loja online, você precisa atrair pessoas para o seu site, certo?

Com um conteúdo rico, relevante e, principalmente, útil, os usuários podem encontrar sua marca quando pesquisarem na internet.

Além de atrair, o seu conteúdo vai ajudar na conversão, nas vendas e no relacionamento com os clientes.

Como você já estudou sua persona, os próximos passos são:

  • escolher o formato de conteúdo que você vai usar: blog, vídeo, redes sociais, etc.
  • produzir o conteúdo que será publicado.

Se escolher trabalhar com um blog, por exemplo, escolha falar de assuntos que atraem seu público. Ferramentas como o Google Keyword Planner ajudam a selecionar palavras-chave mais pesquisadas. Assim, você pode escrever sobre temas nos quais as pessoas têm interesse.

3. Use estratégias de SEO

Encontrar palavras-chave relevantes para criar conteúdo sobre elas é o primeiro passo para aumentar as vendas com marketing digital.

Essa é uma técnica de SEO — Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca — que é essencial para que os mecanismos de busca (Google) achem seu conteúdo.

As palavras-chave podem estar nos textos do seu blog, no título e na descrição dos produtos do seu site, nas legendas dos posts das redes sociais, etc.

Outros detalhes como otimizar as URLs das páginas, nomear corretamente os arquivos das imagens dos produtos e ter um site responsivo ajudam no posicionamento nos mecanismos de busca.

Assim, se um usuário digita, “melhor chinelo ortopédico", ele pode encontrar um texto do seu blog ou uma página de produto do seu site que contenha essa palavra-chave e uma descrição detalhada sobre o produto que explica de que material ele é feito, os benefícios e onde comprar.

Aprenda mais dicas de SEO no vídeo abaixo:

4. Crie perfis nas redes sociais

As redes sociais também são formatos de conteúdo importantes para aumentar as vendas com marketing digital.

Segundo um relatório da We Are Social, atualmente, existem 3,8 bilhões de usuários de redes sociais no mundo todo.

Isso mostra o quanto as pessoas estão conectadas e consumindo conteúdo de pessoas e marcas através das mídias sociais.

Usando a persona do seu negócio como base, selecione uma ou mais redes sociais e comece a criar conteúdos e a se relacionar com o seu cliente através delas.

É importante não só postar conteúdos em diferentes formatos, mas também responder dúvidas, reclamações e elogios com agilidade.

5. Invista em anúncios patrocinados

Até aqui falamos sobre como aumentar as vendas com marketing digital sem mencionar investimentos extras com anúncios patrocinados.

Se você tem um negócio pequeno e não tem muita verba disponível, não precisa se preocupar. É possível investir pouco e obter resultados que correspondam ao investimento.

Principalmente nos anúncios dentro das redes sociais mais relevantes atualmente que são o Facebook e o Instagram.

As duas plataformas pertencem ao Facebook e o Gerenciador de Anúncios permite criar anúncios em ambas as redes de forma fácil, permitindo controlar o valor investido.

No vídeo abaixo você aprende os primeiros passos para criar anúncios:

Esse pode ser um ponto onde a ajuda de um profissional especialista em marketing digital faz a diferença, pois ele pode dar uma consultoria para ensiná-lo a fazer os anúncios. #ficaadica

Gostou das dicas de como aumentar as vendas com marketing digital?

Manter um e-commerce ativo e lucrativo vai além de cadastrar novos produtos e esperar por cliques. Invista nas técnicas de marketing digital para vender mais e também para consolidar sua marca no mercado.

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