CNPJ também tem score de crédito? Aprenda como ver GRÁTIS

Crédito Jan 18, 2021

O score de crédito é um dado financeiro que toda pessoa física se preocupa em manter para conseguir acesso a serviços de crédito no mercado. Mas será que CNPJ também tem score?

O score de pessoa jurídica é tão importante quanto o de pessoa física. Ele é utilizado para a mesma finalidade, ou seja, comprovar sua confiabilidade em relação aos pagamentos.

Considerando o volume de movimentações financeiras que uma empresa realiza — pagamento de fornecedores, compra de estoque, contratação de serviços, entre outros — ter um score de crédito positivo contribui para consolidar uma boa imagem no mercado.

Continue lendo e saiba como ver o score da sua empresa!

O que é score?

O score ou score de crédito é um índice financeiro criado nos Estados Unidos na década de 1940 como uma metodologia para avaliar o risco em operações de crédito.

Cada pessoa ou empresa possui uma pontuação em uma escala que varia de 0 a 1.000 que reforça sua credibilidade de cumprir pagamentos.

Quanto mais alto for o score, maiores são as chances de conseguir desde um cartão de crédito até um empréstimo empresarial.

A pontuação é dinâmica e muda de acordo com os hábitos financeiros da pessoa ou empresa.

Para avaliar a capacidade e confiabilidade de pagamentos, os birôs de crédito consideram os registros positivos e negativos em relação às movimentações financeiras como:

  • contas em dia ou atrasadas;
  • dívidas com prazo superior a 30 dias;
  • quantidade de pedidos de crédito (empréstimos e financiamentos) realizados;
  • nome limpo ou sujo, sem tentativas de regularização, entre outros.

No Brasil, os birôs de crédito são autorizados pela Lei do Cadastro Positivo (Lei n. 12.414/2011) a avaliar a consistência do perfil de crédito de pessoas físicas e empresas.

Pontuação do score de crédito

Como destacamos acima, a escala de pontuação do score de crédito varia de 0 a 1.000:

- de 0 a 400: risco alto de inadimplência e chances pequenas de conseguir crédito;

- de 401 a 700: risco médio de inadimplência e ofertas de crédito com taxas de juros maiores;

- de 701 a 900: risco baixo de inadimplência e ofertas com propostas tradicionais do mercado;

- de 901 a 1.000: risco de inadimplência considerado inexistente e com a possibilidade de negociar ofertas com taxas mais vantajosas.

É importante lembrar que cada birô de crédito tem uma margem para considerar uma empresa mais ou menos apta a receber crédito.

Nos próximos tópicos veremos como funciona a dinâmica de avaliação da Serasa Experian.

CNPJ também tem score?

Sim, as empresas e profissionais com CNPJ também têm score e esta informação é usada da mesma forma para validar a confiabilidade dos pagamentos.

Como uma empresa faz muitas movimentações financeiras, lida com fornecedores e contrata vários serviços é fundamental manter essas contas em dia.

Os hábitos e movimentações financeiras são igualmente avaliados e considerados na hora de um birô de crédito avaliar todos os fatores econômicos do negócio.

Agora, você deve estar se perguntando: como ver o score da minha empresa? Vamos explicar o passo a passo no próximo tópico!

Como ver o score da minha empresa: passo a passo

Um dos meios mais fáceis e práticos é consultar CNPJ no Serasa grátis. Através da ferramenta Serasa Score, você tem acesso a sua pontuação total.

A Serasa Experian é uma empresa de serviços de dados que atua há mais de 50 anos no Brasil. A empresa também gerencia a maior base de dados da América Latina.

Além de serviços como o Serasa Score, a empresa também oferece outros serviços financeiros que contribuem para a gestão mais eficiente das empresas.

Para conferir o score de crédito da sua empresa, siga o passo a passo abaixo:

- acesse o site oficial da Serasa para ver o score da sua empresa;

- na página inicial, procure e clique na opção ‘Consulta de CNPJ e CPF’

- na topo da nova página, clique no menu ‘Soluções para empresa’ para abrir o submenu com as opções e clique em ‘Serasa Score PJ/empresas’;

- digite o número do CNPJ (sem números e traços) e clique em ‘Consultar agora’;

- informe os dados adicionais para cadastro — nome completo, telefone, data de nascimento, e-mail, entre outros;

- valide o cadastro com o código enviado via SMS ou e-mail.

- confira o valor do seu score de crédito de acordo com a Serasa e veja como está sua avaliação de crédito.

Pronto! O passo a passo acima é o que você deve seguir para ver o score da sua empresa. Ele vai mostrar apenas a pontuação e é um serviço gratuito da Serasa.

Outra possibilidade que a Serasa oferece é a análise da pontuação de score de clientes e parceiros, mas este serviço é pago. Então, será necessário comprar créditos no birô para obter essas informações.

Assim, você garante que está fazendo uma negociação segura com um parceiro que tem credibilidade e vai pagar em dia o serviço ou produto adquirido.

Vantagens de saber o score do meu CNPJ

Ao saber o score do seu CNPJ, você pode negociar empréstimos com taxas mais amigáveis, se tiver uma pontuação alta.

Além disso, tem a chance de corrigir dados desatualizados que possam estar prejudicando seu score de crédito.

Isso contribui para um controle financeiro mais eficiente da empresa, fazendo um gerenciamento de pagamentos mais organizado.

Outra vantagem é poder garantir que seus parceiros são empresas confiáveis e com credibilidade.

Como aumentar o score do CNPJ?

Assim como o score de pessoa física, para aumentar o score do CNPJ você pode:

  • monitorar sua pontuação de score de crédito periodicamente;
  • evitar atrasos nos pagamentos de contas, mesmo de apenas um dia;
  • não deixar dívidas sem negociação;
  • atualizar os dados tanto da empresa quanto dos sócios.

Entendeu a importância do score de CNPJ?

Se você tem uma empresa, saiba que o CNPJ também tem score e para mantê-lo positivo, um bom gerenciamento financeiro da empresa é fundamental.

Para obter crédito rápido, seguro e com uma proposta vantajosa para o seu bolso, conheça o empréstimo online. A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 24 horas.

Solicite uma proposta em nosso site, e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, SafraPay, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.