CNPJ também tem score de crédito? Aprenda como ver GRÁTIS

Crédito 28 de Dez de 2022

Direto ao ponto, CNPJ tem score. Porém, antes de te mostrar como consultar a sua pontuação, vamos alinhar o conceito desse termo?

Em suma, o score de crédito é um dado financeiro que toda pessoa física se preocupa em manter para conseguir acesso a serviços de crédito no mercado.

Logo, o score de pessoa jurídica é tão importante quanto o de pessoa física. Ele é utilizado para a mesma finalidade, ou seja, comprovar sua confiabilidade em relação aos pagamentos.

Considerando o volume de movimentações financeiras que uma empresa realiza — pagamento de fornecedores, compra de estoque, contratação de serviços, entre outros — ter um score de crédito positivo contribui para consolidar uma boa imagem no mercado.

Mas como saber o score do meu CNPJ?

Você tem à frente um guia que te mostrará essa e outras informações que impactam nas finanças do seu negócio.

Ao fim do conteúdo, separamos diversas dicas para melhorar o score do seu negócio. Continue conosco e tire suas dúvidas.

Antes de mais nada, o que é score?

Como vimos acima, o score ou score de crédito é um índice financeiro criado nos Estados Unidos na década de 1940 como uma metodologia para avaliar o risco em operações de crédito.

Cada pessoa ou empresa possui uma pontuação em uma escala que varia de 0 a 1.000 que reforça sua credibilidade de cumprir pagamentos.

Quanto mais alto for o score, maiores são as chances de conseguir desde um cartão de crédito até um empréstimo empresarial.

A pontuação é dinâmica e muda de acordo com os hábitos financeiros da pessoa ou empresa.

Para avaliar a capacidade e confiabilidade de pagamentos, os birôs de crédito consideram os registros positivos e negativos em relação às movimentações financeiras como:

  • contas em dia ou atrasadas;
  • dívidas com prazo superior a 30 dias;
  • quantidade de pedidos de crédito (empréstimos e financiamentos) realizados;
  • nome limpo ou sujo, sem tentativas de regularização, entre outros.

No Brasil, os birôs de crédito são autorizados pela Lei do Cadastro Positivo (Lei n. 12.414/2011) a avaliar a consistência do perfil de crédito de pessoas físicas e empresas.

CNPJ tem score?

Finalmente, chegamos à pergunta central deste conteúdo: CNPJ tem score?

Sem mais delongas, sim! Empresas e profissionais com CNPJ precisam dessa informação para validar a confiabilidade dos pagamentos.

Como uma empresa faz muitas movimentações financeiras, lida com fornecedores e contrata vários serviços é fundamental manter essas contas em dia.

Os hábitos e movimentações financeiras são igualmente avaliados e considerados na hora de um birô de crédito avaliar todos os fatores econômicos do negócio.

Agora, você deve estar se perguntando: como ver o score da minha empresa? Vamos explicar o passo a passo no próximo tópico!

Por que saber o score do meu CNPJ?

Uma vez entendido que CNPJ tem score, vamos te mostrar porque é vital conhecer a pontuação da sua empresa. E a explicação é mais simples do que parece. Vamos a ela!

Em síntese, ao saber o score do seu CNPJ, você pode negociar empréstimos com taxas mais amigáveis, se tiver uma pontuação alta.

Ademais, você tem a chance de corrigir dados desatualizados que possam estar prejudicando seu score de crédito.

Isso contribui para um controle financeiro mais eficiente da empresa, fazendo um gerenciamento de pagamentos mais organizado.

Outra vantagem é poder garantir que seus parceiros são empresas confiáveis e com credibilidade.

Pontuação do CNPJ: entenda o score de pessoa jurídica!

Como destacamos acima, a escala de pontuação do score de crédito varia de 0 a 1.000:

  • de 0 a 400: risco alto de inadimplência e chances pequenas de conseguir crédito;
  • de 401 a 700: risco médio de inadimplência e ofertas de crédito com taxas de juros maiores;
  • de 701 a 900: risco baixo de inadimplência e ofertas com propostas tradicionais do mercado;
  • de 901 a 1.000: risco de inadimplência considerado inexistente e com a possibilidade de negociar ofertas com taxas mais vantajosas.

É importante lembrar que cada birô de crédito tem uma margem para considerar uma empresa mais ou menos apta a receber crédito.

Nos próximos tópicos veremos como funciona a dinâmica de avaliação da Serasa Experian.

Como ver o score da minha empresa em 7 passos?

Um dos meios mais fáceis e práticos é consultar CNPJ no Serasa grátis. Através da ferramenta Serasa Score, você tem acesso a sua pontuação total.

A Serasa Experian é uma empresa de serviços de dados que atua há mais de 50 anos no Brasil. A empresa também gerencia a maior base de dados da América Latina.

Além de serviços como o Serasa Score, a empresa também oferece outros serviços financeiros que contribuem para a gestão mais eficiente das empresas.

Para conferir o score de crédito da sua empresa, siga o passo a passo abaixo:

  1. acesse o site oficial da Serasa para ver o score da sua empresa;
  2. na página inicial, procure e clique na opção ‘Consulta de CNPJ e CPF’
  3. na topo da nova página, clique no menu ‘Soluções para empresa’ para abrir o submenu com as opções e clique em ‘Serasa Score PJ/empresas’;
  4. digite o número do CNPJ (sem números e traços) e clique em ‘Consultar agora’;
  5. informe os dados adicionais para cadastro — nome completo, telefone, data de nascimento, e-mail, entre outros;
  6. valide o cadastro com o código enviado via SMS ou e-mail;
  7. confira o valor do seu score de crédito de acordo com a Serasa e veja como está sua avaliação de crédito.

Pronto! O passo a passo acima é o que você deve seguir para ver o score da sua empresa. Ele vai mostrar apenas a pontuação e é um serviço gratuito da Serasa.

Outra possibilidade que a Serasa oferece é a análise da pontuação de score de clientes e parceiros, mas este serviço é pago. Então, será necessário comprar créditos no birô para obter essas informações.

Assim, você garante que está fazendo uma negociação segura com um parceiro que tem credibilidade e vai pagar em dia o serviço ou produto adquirido.

Como aumentar o score do CNPJ?

O ponto de partida é regularizar o CNPJ da sua empresa. Aqui, a regra é clara: quanto mais pendências, menor será a sua pontuação. Portanto, faça esse processo o mais rápido possível.

Adicionalmente, temos outras dicas que te ajudam a aumentar o score do CNPJ. São elas:

Atualize os dados cadastrais da empresa

A princípio essa orientação pode parecer simples, mas ela é fundamental para mostrar que sua organização está acessível caso seja necessário verificar algum dado.

Dito isso, mantenha os seus dados básicos atualizados, como endereço, telefone e e-mail.

Movimente sua conta

Unificar todos os serviços que você utiliza em um banco evita filas na agência e te ajuda a manter um relacionamento mais próximo com uma instituição financeira.

Isso resulta em novas oportunidades de crédito para o seu negócio e taxas de juros mais baixas.

Pague as contas em dia

Este é um dos principais mandamentos de qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte. Isso porque, um ou dois dias de atraso já são o suficiente para prejudicar sua reputação.

Nossa dica, caso não seja possível pagar em dia, é negociar novas datas de vencimento, assim, evita atrasos e problemas com score.

Faça planejamentos com foco em resultados

Empresas sem planejamento estão mais suscetíveis à falência, segundo um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Para Andrew S. Grove, autor do livro Gestão de Alta Performance, planejamentos de sucesso são aqueles focados em resultados.

Isso porque, quando gestores têm conhecimento dos seus recursos e compreende que planejar é aprender a dizer “sim” para algumas estratégias e não para os outros, ele evita gastos desnecessários.

Aí vão as três etapas básicas de um bom planejamento, segundo nosso autor:  

  1. Compreenda o projeto: isto é, o que o ambiente, a empresa ou sua equipe precisará de você e por qual período;
  2. Entenda o cenário atual: o que você está focado agora, quando estas demandas serão finalizadas e qual o impacto de acrescentar novas estratégias no curto prazo;
  3. Compare o projeto com o panorama atual e faça um plano: quais são os recursos necessários para assegurar que a demanda será entregue? E em qual  período?

Logo, um planejamento de qualidade (a estratégia) deve produzir atividades (as técnicas) que precisam ser aplicadas agora para modificar as situações futuras e atender as exigências do projeto levantado.

Posteriormente, dedique um período para analisar o impacto daquele planejamento e decisões ao longo do período.

Entendeu a importância do score de CNPJ?

Se você tem uma empresa, saiba que o CNPJ também tem score e para mantê-lo positivo, um bom gerenciamento financeiro da empresa é fundamental.

Como vimos no tópico anterior, decisões impactam no sucesso de qualquer negócio.

Por isso, caso precise de crédito rápido, seguro e uma proposta vantajosa para o seu bolso, considere o empréstimo online.

Quer uma dica?

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 24 horas.

Solicite uma proposta em nosso site, e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, SafraPay, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Marcadores

Juliana Barrense Faria

Coordenadora de Recuperação de Crédito na GYRA+, atua em todo o ciclo de cobrança com ênfase em estratégias mais eficientes de negociação para reintegração de pagamentos em atraso.