Cartão White Label: quais as principais vantagens para as empresas?

Crédito 31 de Out de 2022

“Como oferecer cartão white label para os meus clientes?”.

Com o modelo de white label se tornando cada vez mais presente em diferentes áreas de negócio, esse tem sido um questionamento frequente entre empreendedores.

É bem provável que você já tenha tido contato com algum produto ou serviço desenvolvido com base nesse conceito e nem percebeu.

A ideia por trás do white label é bem simples: uma empresa desenvolve um produto ou serviço e vende para uma outra empresa, a qual poderá inserir sua marca e comercializar as soluções como se ela as tivesse desenvolvido.

Um exemplo bem comum que ajuda a entender o conceito de white label são os itens de supermercado que possuem no rótulo a marca do próprio supermercado, como se ele tivesse fabricado o produto.

Porém, foi uma empresa terceirizada que fez esse produto e o vendeu com uma “etiqueta branca” para que a rede varejista inserisse sua logo e fizesse outras personalizações na embalagem.

É possível também observar a aplicação do modelo white label em banco digital, conta digital, gateway de pagamento para e-commerces e cartões de crédito. E é sobre esse último produto que vamos falar neste artigo.

Afinal, “como oferecer cartão de crédito para meus clientes no modelo white label”, você deve estar se perguntando.

Fica tranquilo que vamos explicar tudo o que você precisa para disponibilizar uma solução financeira própria de cartão de crédito, estampando a sua marca sem precisar desenvolver esse produto do zero.

Cartão white label marca própria: como funciona?

Como  pontuamos na nossa introdução, uma empresa white label desenvolve soluções para que outras  possam utilizá-las  como se fossem de marca própria.

No caso do cartão de crédito white label, uma companhia  especializada nesse tipo de solução (geralmente uma fintech) oferece toda a tecnologia necessária para que o cartão funcione . Além disso, ela cuida de toda a parte burocrática desse processo.

Assim, a empresa que contrata o cartão white label não precisa investir tempo, dinheiro e mão de obra própria para criar um cartão com a sua marca.

Caso você queira contratar esse serviço para oferecer um cartão de crédito para os clientes do seu negócio, você tem  total liberdade para fazer as personalizações que quiser no cartão. Você pode deixá-lo com a cara da sua empresa.

Em relação à bandeira do cartão, as empresas que desenvolvem esse produto white label geralmente contemplam as que são amplamente aceitas em diferentes estabelecimentos, como Visa, Mastercard e Elo.

Veja também: Bandeiras de cartão de crédito: quais aceitar em minha loja?

Quais as vantagens do cartão white label para a sua empresa?

Se você ainda tem dúvida sobre se vale a pena ou não investir em um cartão white label, separamos aqui algumas vantagens que essa solução pode trazer para o seu modelo de negócio. São elas:

1 - Diminuição de custos

Contratar um cartão white label fica bem mais barato do que desenvolver esse tipo de produto do zero. A empresa fornecedora do cartão fica responsável por todo esse processo e te cobra um valor bem mais vantajoso.

2 - Trabalho com especialistas

As pessoas que trabalham com o modelo de white label são especializadas nessa área e possuem o know-how. Isso se traduz em um serviço de alta qualidade, segurança e adequação  às suas necessidades.

3 - Otimização dos processos

No modelo de “etiqueta branca”, o cartão já se encontra praticamente pronto. Dessa forma, é possível garantir maior agilidade e otimização dos processos de entrega e implementação desse produto.

4 - Acesso ao suporte necessário

A empresa que oferece o cartão white label fica à sua disposição para efetuar qualquer suporte e garantir que você e seus clientes tenham a melhor e mais segura experiência possível.

Todas as correções e atualizações do sistema e da tecnologia por trás dos cartões ficam por conta da empresa de white label.

5 - Reforço da sua marca

Outra vantagem do cartão de crédito white label é que ele funciona como um instrumento para reforçar a sua marca junto aos seus clientes.

Esse cartão terá a cara do seu negócio, a sua identidade visual. Isso ajuda a dar mais credibilidade e autoridade para a sua empresa no mercado.

6 - Aumento das vendas

Ao oferecer um cartão de crédito para os seus clientes, você os estimula a comprar mais e com maior frequência na sua loja. O cartão tem o poder de impulsionar as vendas do seu negócio e aumentar os lucros.

7 - Ampliação das fontes de receita

O cartão de crédito representa também a possibilidade de ampliar as fontes de receita do seu negócio. Isso pode ocorrer, por exemplo, com a implementação de taxas e tarifas condicionadas a determinados comportamentos de uso do cartão.

8 - Aumento no nível de satisfação dos clientes

Muitas pessoas querem ter acesso a um cartão de crédito, mas acabam sendo barradas pelos bancos e outras instituições financeiras.

Quando eles encontram na sua loja a possibilidade de conseguir um cartão, eles tendem a ficar mais satisfeitos com as facilidades que isso pode trazer.

Além disso, você consegue monitorar as compras feitas no cartão, identificar padrões de consumo e realizar campanhas e promoções mais direcionadas.

Dessa forma, você melhora a jornada de compra dos seus clientes e, como consequência, aumenta a satisfação deles.

Cartão de marca própria: como oferecer cartão de crédito para meus clientes?

Bom, se você chegou até aqui e quer descobrir como oferecer cartão de crédito com a sua marca própria, separamos alguns pontos que você precisa observar ao escolher a empresa de white label. Busque firmar parcerias com empresas que:

  • possuem experiência no setor de serviços financeiros;
  • tenham uma sólida estrutura de antifraude e protocolos bem definidos focados em segurança da informação;
  • tenham uma boa reputação no mercado;
  • contem com um time de especialistas em tecnologia e desenvolvimento de sistemas;
  • oferecem API’s abertas e bem documentadas, o que garante maior flexibilidade e melhor gestão do serviço.

Durante muito tempo, a prerrogativa de emitir cartões para os consumidores era restrita aos grandes bancos.

Hoje, qualquer empresa pode criar o seu próprio cartão e experimentar todas as vantagens que isso pode trazer para o negócio. E isso vale também para micro, pequenos e médios empreendedores.

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