Benefícios da automatização de processos para lojas online

Gestão 12 de Fev de 2022

Você conhece os benefícios da automatização de processos? Existem várias tarefas rotineiras do gerenciamento de uma loja virtual que podem ser automatizadas com o uso de softwares, aplicativos e outras tecnologias.

De acordo com o Índice de Automação do Mercado Brasileiro (edição 2020), o mercado nacional alcançou a taxa de 0,267, o que representou um crescimento de 3% em relação a 2019.

O estuda que gerencia o índice é feito pela Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) que analisa os setores da indústria, comércio e serviços em relação a automatização de áreas como:

  • Sistemas;
  • Relacionamento com o colaborador;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Atendimento;
  • Logística;
  • Loja.

A automatização de processos, então, se torna uma decisão estratégica para o crescimento das empresas e indicam seu grau de amadurecimento no mercado.

Quanto mais rápida e mais assertiva for essa adaptação às ferramentas de automação, maiores são as chances de ganhar escala progressivamente nas vendas.

Seus processos ainda são bastante manuais e você quer entender melhor quais são os benefícios da automatização de processos? Continue a leitura e veja o que você pode ganhar com essa mudança.

O que é automatização de processo?

Antes de falarmos dos benefícios, é importante relembrar o conceito de automatização de processos que significa usar tecnologias/ferramentas digitais para executar e concluir tarefas automaticamente. Ou seja, o trabalho manual dá lugar a tarefas programadas para serem feitas, sem a necessidade de acompanhamento.

Ao contrário do que pode parecer, a automação não elimina o trabalho humano do processo, as ferramentas apenas otimizam o tempo dos profissionais.

Ainda assim, é preciso ter alguém responsável pela função, que vai dedicar seu tempo para estudar melhorias na execução dos processos, que podem ser alcançadas mais rápido a partir do momento em que é possível contar com a automação.

Assim, as empresas conseguem ser mais competitivas, eficientes, além de atender muito melhor os clientes que terão um nível de satisfação com o negócio cada vez maior.

Quais são os benefícios da automatização de processos?

A automação pode ser implementada em tarefas de diferentes áreas do seu e-commerce como marketing, financeiro, vendas, logística, etc.  

Então, os  benefícios da automatização de processos que citamos abaixo podem ser alcançados em todos esses setores, pois estão ligados a melhorias de desempenho. Confira!

1. Mais produtividade e melhorias na gestão de tempo

Os primeiros benefícios da automatização de processos aparecem na produtividade dos funcionários e na sua capacidade de gerir melhor o tempo de execução das tarefas.

No dia a dia de uma loja online, ser mais produtivo significa acompanhar os pedidos com agilidade e tão logo eles sejam aprovados, começar a logística separando o produto, embalando e mandando para entrega.

Além disso, a equipe não precisa perder tempo com tarefas repetitivas, como inserir dados manualmente de cada pedido para gerar nota fiscal ou pesquisar em vários sistemas para encontrar informações.

Isso significa ter mais tempo para investir em outras tarefas que geram valor para o negócio como:

  • planejar novas estratégias para aumentar a retenção de clientes;
  • avaliar o Net Promoter Score (NPS) e estudar maneiras de melhorá-lo;
  • criar ações para estreitar o relacionamento e fidelizar clientes estratégicos.

2. Ter uma equipe mais engajada com a empresa

Outro dos benefícios da automatização de processos é em relação ao engajamento dos funcionários com a empresa.

Imagine o impacto positivo de tirar dos ombros da sua equipe uma tarefa repetitiva que ninguém gosta de fazer? A automação, com certeza, vai engajar e motivar todos com o trabalho.

Tudo que os funcionários precisam fazer é verificar o sistema de vez em quando para garantir que tudo está funcionando como planejado.

Se você vende online, por exemplo, mas não tem um site e fecha as vendas pelo WhatsApp, implementar uma ferramenta que integra sua planilha de acompanhamento de clientes com um software financeiro, agiliza a gestão de clientes e a emissão de notas fiscais.

3. Criar um banco de dados rico para sua empresa

Por menor que seja a sua loja virtual, criar um banco de dados significa ter dados acessíveis que servem para identificar se o negócio está crescendo e onde estão as maiores dificuldades.

Essas informações ajudam a tomar decisões mais assertivas, como, por exemplo, o momento de fazer um empréstimo e também a não perder o timing de tarefas como reposição de estoque se você tiver um aplicativo de controle que avisa quais produtos precisam ser repostos.

Tendo registro dos resultados financeiros das suas vendas, como a receita mensal e o lucro, é possível comprovar para um banco ou instituição financeira seu desempenho para conseguir o aporte desejado.

4. Melhorar as campanhas de marketing e as taxas de conversão

Acompanhar dados em tempo real também é um dos benefícios da automatização de processos. Isso é especialmente importante na área de Marketing.

Quando você lança uma campanha por e-mail marketing, pode acompanhar a taxa de abertura, a quantidade de cliques no CTA e as compras geradas rastreando os links da ação com a ajuda de um software de automatização de marketing.

Dessa forma, dá para identificar as ações que mais engajam seus consumidores e otimizar as campanhas seguintes, melhorando cada vez mais a taxa de conversão e o engajamento dos clientes.

Leia mais >>> Automação de vendas e marketing digital: usos e benefícios.

5. Proporcionar uma experiência de compra positiva para o cliente

Para fechar a lista de benefícios da automatização de processos, temos a experiência do cliente. Se um consumidor compra no seu site e não tem um atendimento ágil, sua taxa de satisfação vai lá embaixo.

Com automação, a equipe fica mais atenta a qualquer novidade vinda do sistema e consegue tirar dúvidas, ajudar o cliente a fechar a compra e a concluir o pedido muito mais rápido.

Acompanhando o sistema, o pós-venda também fica mais rápido, pois todas as etapas concluídas vão sendo marcadas automaticamente, permitindo resolver com agilidade sobre qualquer problema.

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