Automação de vendas e marketing digital: o que é, como usar, benefícios e funcionalidades [GUIA]

Marketing 22 de Out de 2021

É provável que você já tenha notado que, a cada dia, marketing e vendas estejam se tornando setores mais interligados. De fato, um termo especial foi criado para indicar essa união: vendarketing.  Por isso, quando falamos sobre automação de vendas e marketing digital podemos falar de duas ou mais plataformas, mas sempre de uma estratégia que tem a mesma origem e um mesmo destino.

A origem do uso da automação de vendas e marketing digital está atrelada aos benefícios que optar pelo uso desses sistemas oferece à empresa, entre eles, o aumento da produtividade das equipes e a capacidade de tornar mais eficiente o relacionamento entre empresa e cliente. O destino é, de fato, a otimização dos resultados comerciais.

O que é automação de vendas e marketing digital?

A automação de vendas e marketing digital é um processo realizado por meio de ferramentas que permitem tornar automáticas uma série de atividades de ambos os setores, eliminando parte do trabalho manual dessas duas áreas e permitindo que as ações sejam realizadas automaticamente, de acordo com a programação da equipe.

Por que tratar da automação de vendas e marketing digital de forma conjunta?

Porque essas duas áreas, mesmo sendo responsáveis por atividades diferentes e executando processos diferentes, possuem objetivos muito parecidos no que diz respeito ao resultado da empresa.

É parte do objetivo de marketing, assim como do setor de vendas, contribuir para aumentar as vendas de uma empresa.

Diante dessa lógica, compreender esses dois setores como partes interligadas de uma mesma estratégia, pode ajudar a sua empresa a alcançar resultados mais eficientes.

Por exemplo, no planejamento de marketing digital, compreender quais são as personas que os vendedores buscam para fazer suas vendas, contribui para que o público ideal da empresa seja atingido pelas campanhas de marketing.

Isso otimiza os resultados das ações de marketing e o investimento feito nelas, afinal, as campanhas de divulgação da marca realmente chegam ao público ideal da empresa, ampliando as chances de vendas.

Benefícios da automação para vendas e marketing?

Ao eliminar a necessidade de realizar algumas atividades de vendas e marketing manualmente, a automação permite que essas atividades sejam realizadas em menos tempo, ampliando a produtividade dos setores. Além disso, elas otimizam a própria execução dos processos, melhorando não só a velocidade, mas a qualidade com a qual são executadas.

Por exemplo, a qualificação de leads, quando feita de maneira automática, permite a identificação imediata dos leads de marketing mais “quentes”, ou seja, leads que estão mais preparados para receber um contato de vendas, de acordo com o comportamento que eles tiveram nas páginas e materiais da empresa.

Por meio do lead scoring os leads são pontuados e ao atingirem uma pontuação ideal são identificados como leads qualificados para vendas e direcionados ao setor comercial.

A automação desse tipo de atividade faz com que um lead que está no momento ideal para realizar uma compra seja identificado pelo setor de marketing e aproveitado pelo setor de vendas no momento certo. Ampliando as chances desse lead se tornar um cliente.

Quando feito por meio de sistemas de automação de vendas e marketing digital, o processo de identificação de leads qualificados e de passagem desse lead para vendas é mais eficiente e rápido, ampliando as chances de conversão. Ou seja, a chance da sua empresa fazer uma venda se torna ainda maior.

Esse tipo de tarefa faz com que o trabalho de marketing contribua diretamente para a otimização dos resultados de vendas, afinal, esses leads ao entrarem no software de CRM de vendas se tornam contatos valiosos para uma estratégia comercial.

Essa lógica, aplicada a ações como Inbound Marketing, por exemplo, faz com que você vire o jogo: não é apenas a sua equipe de vendas que busca por clientes, mas os clientes que buscam a sua empresa.

Eles chegam até ela por meio do interesse despertado pelos conteúdos que a equipe de marketing criou e compartilhou.

No vídeo abaixo você confere mais sobre como funciona a lógica por trás do Inbound Marketing.

A transformação digital mudou o comportamento do consumidor e, na prática, isso mudou a forma como a sua empresa deve se relacionar com seu público. Essa mudança impactou diretamente os setores de vendas e marketing.

Se há alguns anos atrás o papel do marketing era “jogar” o nome da marca na boca do povo, com campanhas de TV inteligentes, por exemplo, hoje o papel do marketing também é gerar leads qualificados para que o setor de vendas execute o processo comercial.

É provável que você já tenha ouvido falar em termos como captação de leads, nutrição de leads, qualificação de leads e conversão de leads.

De maneira especial, esses termos são grandes responsáveis pela união e surgimento do termo automação de vendas e marketing digital.

O que faz a automação de vendas e marketing digital?

É importante que você conheça as atividades que podem ser executadas de maneira automática pelas ferramentas de automação de vendas e marketing digital, e os benefícios diversos que elas podem apresentar.

Um software de automação de marketing é capaz de realizar atividades como:

  • criar landing pages e formulários para captação de leads,
  • qualificar leads,
  • segmentar contatos de acordo com as informações compartilhadas, etapa da jornada de compra e interação com os conteúdos e páginas da sua empresa,
  • criar de fluxo de nutrição por e-mail e enviar os e-mails e SMS automaticamente de acordo com a programação definida pela sua equipe,
  • gerir as redes sociais, incluindo programação de conteúdo, análise de dados e engajamento,
  • pontuação de leads e qualificação de leads em MQL e SQL e mais.

Entre os serviços e benefícios da automação em vendas podemos citar:

  • facilita a priorização de leads que estão prontos para comprar,
  • organiza a cadência de prospecção dos leads que chegaram até o CRM do setor,
  • reduz o tempo gasto com leads não qualificados ou cold calls,
  • organiza o histórico dos cliente,
  • apresenta exatamente a etapa do processo de venda em que cada cliente está,
  • reduz o volume de atividades repetitivas que demandam tempo de sua equipe de vendas, permitindo que eles se concentrem em fazer o que realmente importa, ou seja, vender,
  • diminuiu o custo de aquisição do cliente.

Quer mais? Então confira o infográfico abaixo!

Em suma, quando um CRM e marketing digital trabalham juntos sua empresa tem acesso a benefícios como:

  • eliminar a necessidade de um profissional executar tarefas essenciais, mas demoradas para ambos os setores,
  • torna todo o processo mais eficiente, incluindo etapas de captação, nutrição, qualificação e conversão de leads,
  • diminui o tempo gasto na prospecção,
  • aumenta a assertividade de vendas.

Como fazer automação de vendas e marketing digital?

Para realizar a automação de vendas e marketing digital sua empresa vai precisar contar com a tecnologia ao seu lado, contando com CRM de vendas e ferramentas de automação de marketing.

Ferramentas como essas fazem parte do dia a dia das empresas e se o seu negócio deseja se manter competitivo no mercado, será necessário considerar a contratação desse tipo de software.

Esperamos ter te ajudado a compreender a relação entre automação de vendas e marketing digital, como esses sistemas funcionam e porque estão cada vez mais presentes dentro das empresas. Bom planejamento e boas vendas!

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