Qual o melhor aplicativo para controle de estoque? Conheça 5 opções

Estoque 29 de Set de 2020

Para fazer sua loja virtual vender mais, o monitoramento das mercadorias precisa ser rigoroso. Afinal, vender um produto e não tê-lo para enviar ao cliente é frustrante para ambos os lados. Um recurso que facilita esse trabalho é o aplicativo para controle de estoque.

Entre alternativas gratuitas e pagas, é possível encontrar diversas opções pela internet. A dica para escolher o ideal é testar.

Os aplicativos pagos oferecem períodos de teste e se tiverem um bom desempenho e as funcionalidades que você precisa, analise se o investimento cabe no orçamento.

Um sistema de controle de estoque eficiente ajuda a identificar os meses de alta nas vendas, a programar os pedidos de fornecedores, quais produtos são os preferidos dos clientes, etc.

Se você está em busca de um aplicativo para controle de estoque para testar na sua empresa, confira cinco opções para testar:

  • Contestoque
  • EstoqueApp
  • Estoque Simples
  • Controle de Vendas Venda Fácil
  • Pedidos, Vendas, Estoque e Controle Financeiro

Continue a leitura e conheça mais sobre cada uma das opções.

O que é controle de estoque de uma empresa?

O controle de estoque é o processo que realiza o gerenciamento das mercadorias de uma empresa, controlando as entradas e saídas.

Dessa forma, é possível planejar a reposição de estoque, identificar os produtos com mais e menos saída e separar os produtos por categorias, facilitando o momento da separação dos pedidos.

Com uma maior eficiência na gestão de estoque, a empresa consegue ter mais agilidade e aumentar os lucros, investindo nos produtos que são carro-chefe de vendas.

Além disso, a necessidade de manutenção na área de estoque reduz significativamente se a empresa investe em um bom sistema de controle, pois a organização segue um padrão que só precisa ser mantido.

Como fazer o controle de estoque?

Fazer o controle de estoque é uma tarefa que exige organização, por isso, a melhor forma de organizar suas mercadorias é criar um padrão.

A seguir listamos o passo a passo de como fazer o controle de estoque:

Implemente um aplicativo para controle de estoque

O primeiro passo para fazer o controle de estoque é escolher um aplicativo para controle de estoque que atenda as necessidades do negócio.

Automatizar o controle facilita o acompanhamento das entradas e saídas de pedidos. Quando o sistema recebe uma nova venda, a quantidade daquela mercadoria diminui automaticamente.

Além disso, o sistema envia notificações quando:

  • a quantidade de um produto está baixa no estoque;
  • saber os produtos que pararam no estoque;
  • acompanhar o sucesso de ações promocionais, etc.

Dessa forma, a loja virtual se mantém sincronizada com o aplicativo para controle de estoque, o que libera tempo para que a equipe se dedique a outras funções.

Tenha uma equipe responsável pela gestão de estoque

O próximo passo é montar uma equipe responsável pela gestão de estoque. Mesmo que o negócio ainda seja pequeno e tenha poucas pessoas na equipe, é válido colocar cada um em uma função.

Dessa forma, quando o volume de vendas aumentar será mais fácil identificar o momento de contratar novas pessoas.

Com um aplicativo para controle de estoque, o trabalho da equipe pode ser feito mais rápido e com mais qualidade.

Analise o fluxo de estoque periodicamente

Mesmo com um sistema de estoque automatizado, é importante avaliar os relatórios gerados pelo aplicativo para controle de estoque.

Isso porque os apps fazem o balanço do fluxo de saídas e entradas, do tempo de reposição dos produtos e outras informações relevantes para a gestão de mercadorias.

Esses dados permitem ainda avaliar o crescimento do seu e-commerce e até a investir em novos produtos.

Informe entradas e saídas de produto imediatamente

Um detalhe importante para fazer uma boa gestão de estoque é ter um sistema automático ou não para informar as saídas e entradas de produtos.

Tão imediatamente um produto seja vendido, é importante atualizar no controle de estoque e no próprio e-commerce. Assim, você não faz vendas, sem ter produto para entregar.

Quando houver reposição, a dinâmica é a mesma. O controle e o site devem ser atualizados para que os clientes possam comprar.

Por isso, automatizar o trabalho implementando um aplicativo para controle de estoque facilita o gerenciamento dos e-commerces.

Considere a margem de perdas

Trabalha com produtos perecíveis ou sazonais? Então é importante considerar e acompanhar a margem de perdas possível.

Claro, que as ações de vendas podem ser fortalecidas para evitar que haja desperdício. Para isso, é importante acompanhar se os produtos estão saindo ou se os pedidos estão lentos.

Com isso, você pode planejar promoções para o fim do dia, se for o caso, já tenho uma margem de preço ideal para o fechamento de estoque.

Leia também: Aprenda o que é precificação de produtos e como fazer a dos seus produtos.

Qual o melhor aplicativo para controle de estoque?

Selecionamos cinco aplicativos para controle de estoque entre pagos e gratuitos que ajudam a organizar as mercadorias e acompanhar as vendas. Confira!

1. Contestoque

O Contestoque é um aplicativo para controle de estoque para o sistema Android que permite cadastrar ou importar uma listagem de produtos existentes.

A forma mais prática de cadastro permitida pelo app é fazer a leitura dos códigos de barras dos produtos com a câmera do celular ou via USB com um leitor de código de barras.

Também pode ser catalogado lote, data fabricação e vencimento — basta habilitar esses campos depois da leitura do código — e acrescentar as casas decimais.

Além disso, o aplicativo também permite a exportação das contagens e cadastros realizados em diversos formatos de arquivos para fazer um acompanhamento pelo computador.

Leia também: Como fazer um bom controle de estoque com 5 dicas certeiras.

2. EstoqueAapp

O EstoqueApp é outro aplicativo para controle de estoque útil e fácil de utilizar para organizar as mercadorias do seu e-commerce.

O aplicativo está disponível para aparelhos Android e faz a captura precisa dos dados através da leitura dos códigos de barras e sem a necessidade de cabos.

Dá para fazer esse processo utilizando um leitor de código de barras tradicional ou a câmera do celular.

Uma vantagem estratégica do EstoqueApp é que ao fazer a leitura de um produto, é possível informar a quantidade de produtos de uma categoria ao invés de ler cada código de barras separadamente. Outras funcionalidades são:

  • leitura offline;
  • integração ao sistema de gestão;
  • alerta sonoro.

O EstoqueApp é um aplicativo pago com planos mensal, semestral e anual por dispositivo e disponibiliza um período de teste de 7 dias.

3. Estoque Simples

Outra dica de aplicativo para controle de estoque é o Estoque Simples. O app é 100% gratuito e faz leituras em modo offline e sem precisar de cadastro.

Além de cadastrar os produtos, é possível importar uma lista pronta, editar, checar relatórios e acompanhar a movimentação de estoque para não ficar sem mercadoria.

As informações que o Estoque Simples permite cadastrar são:

  • fotos do produto;
  • código de barras (captura por leitor de código de barras ou QRCode);
  • nome e descrição;
  • quantidade;
  • valor.

Fez o cadastro no celular e precisa trabalhar essas informações no computador? O app também permite exportar um relatório em PDF e texto.

4. Controle de Vendas - Venda Fácil

O Venda Fácil é um aplicativo para controle de estoque para dispositivos Android muito bem avaliado pelos usuários. Por isso, destacamos aqui como opção para testar na organização da sua loja virtual.

O app é gratuito, mas também oferece uma versão paga com mais funcionalidades para controle financeiro e vendas.

Além de fazer controle de estoque, o Venda Fácil auxilia em outras áreas como:

  • atendimento ao cliente;
  • promoções;
  • controle de fornecedores;
  • parcelamentos das vendas;
  • produtos mais vendidos;
  • relação de todas as vendas realizadas;
  • relatório mensal;
  • backup dos dados cadastrados, entre outros.

Os recursos desse aplicativo para controle de estoque são úteis para criar um sistema completo de controle de vendas e acompanhar a evolução do negócio.

5. Pedidos, Vendas, Estoque e Controle Financeiro

O app Pedidos, Vendas, Estoque e Controle Financeiro é outra opção de aplicativo para controle de estoque que oferece mais recursos além da organização de mercadorias.

Entre os principais recursos disponíveis estão:

  • importação dos cadastros via planilhas Excel;
  • importação de NFe;
  • envio de pedidos via e-mail e WhatsApp;
  • funcionamento em modo offline, ou seja, sem internet;
  • suporte online (plano pago).

Para ter acesso a versão paga, é necessário fazer um cadastro no site Vendas Mobile que permite o acesso a suporte por e-mail ou Whatsapp e outros recursos de controle das vendas.

Como organizar o estoque: dicas extras

Com um aplicativo para controle de estoque é fácil acompanhar o volume de mercadorias com precisão e de maneira simples.

Mas quando o negócio cresce e as operações se tornam mais complexas surgem outras necessidades de controle.

Por isso, separamos duas opções de programas de gestão de negócios que além de organizar estoque, oferecem um controle mais amplo de tudo relacionado às vendas. Confira!

Sistema de gestão MarketUp

O MarketUp é um sistema de gestão 100% gratuito e com acesso disponível via computador, tablet e aplicativo para smartphone.

O sistema oferece recursos para todas as áreas estratégicas como:

  • atendimento ao cliente;
  • controle de estoque (compra, catálogo, monitoramento);
  • gestão financeira, entre outros.

Se além das vendas online, seu negócio também realiza vendas em uma loja física, o MarketUp ajuda na organização das duas operações. Vale o teste!

Programa Nex

O Programa Nex é um sistema de gestão amplo com recursos-chave que facilitam a organização do negócio e das vendas. Os principais recursos são:

  • Cadastros (produtos, clientes e fornecedores);
  • Vendas (controle de pedidos, vendas e orçamentos);
  • Estoque (controle de validade, compras, impressão de etiquetas);
  • Gestão financeira;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Relatórios.

O programa tem uma versão grátis e outra paga com três opções de plano para assinatura.

O programa precisa ser instalado no computador e pode ser baixado direto do site do Nex. Outra benefício é que o sistema funciona sem conexão com a internet e existe uma versão em aplicativo para dispositivos Android e iOS.

Gostou das dicas de aplicativo para controle de estoque?

Agora que você conhece boas opções de aplicativo para controle de estoque pode escolher quais você mais se interessou para testar.

Com um estoque organizado, você consegue planejar suas necessidades para os meses seguintes, acompanhando se as entradas estão sendo suficientes para fazer a renovação de estoque e de outras despesas.

Se a sua empresa precisa de suporte financeiro para auxiliar as operações do negócio, saiba que a GYRA+ te ajuda a conseguir empréstimo online em até 72 horas.

Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

Thiago Gaspar

Sócio-diretor COO / CFO da GYRA+, é 100% focado nos objetivos de rentabilidade, custos e crescimento. Possui experiência em instituições financeiras como BTG e na Diretoria Executiva do Banco Pan